Yamandu Costa e António Zambujo fazem apresentação única em São Paulo no dia 25

 Show de voz e violão no Tokio Marine Hall reúne nomes consagrados da música contemporânea. Repertório inclui canções de Chico Buarque, Tom Jobim e Lupicínio, ritmos latino-americanos e temas autorais

 

Eles se reencontraram no palco e no estúdio, estreitando os laços que unem Brasil e Portugal na música. Depois do bem-sucedido “Prenda Minha”, álbum lançado em 2024, o violonista gaúcho Yamandu Costa e o cantor português António Zambujo iniciam turnê por 11 cidades brasileiras em março, celebrando uma amizade que vem desde 2008. No próximo dia 25, fazem apresentação única em São Paulo, no Tokio Marine Hall.

 

O repertório inclui desde canções de Chico Buarque, Tom Jobim e Lupicínio Rodrigues até pérolas do cancioneiro latino-americano, além de composições autorais. Voz e violão em perfeita sintonia a serviço da arte.

 

O setlist é um passeio pelas raízes musicais da dupla. Juntos no palco, eles interpretam clássicos da bossa nova, música tradicional portuguesa, choro, chamamé e guarânia, bem como bolero mexicano e “um monte de coisas diferentes que a gente gosta de ouvir”, segundo Yamandu. Um dos destaques é “Nervos de Aço” (Lupicínio), cujos versos caem como uma luva no timbre marcante de Zambujo e no compasso de Yamandu ao violão de sete cordas. “Prenda Minha”, composição original do violonista em parceria com Paulo César Pinheiro, é linda de ouvir: “Bela como a onça parda / Quando espreita a guarda / Quieta pra nos tocaiar / Pele quase cor de mate / Lábio de escarlate / Pronta pra beijar”, diz a letra.

 

A dupla também dá nova roupagem a temas consagrados do cancioneiro nacional, como “Valsinha”, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes, “Gente Humilde” (Chico, Vinícius e Garoto), “Falando de Amor (Tom Jobim) e “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira. Já os ritmos latino-americanos marcam presença com “Profecía”, do cubano Adolfo Guzmán, “Recuerdos de Ypacaraí” (Demetrio Ortiz e Zulema de Mirkin) e “Cosechero”, do argentino Rámon Ayala. A mistura de ritmos e sonoridades diversos é puro deleite para o público.

 

“A gente não segue fórmulas. Nossa parceria tem algo de intuitivo. O meu violão se propõe a abraçar a voz do Zambujo. O som das cordas é um fio condutor da letra. Formamos um duo de câmara”, brinca Yamandu.

 

O show traz ainda novidades para os fãs brasileiros. Yamandu e Zambujo gravaram este ano um segundo álbum, “Sur”, todo com músicas em espanhol (exceto por “Resposta ao Tempo”). O título remete às origens e à identidade cultural de ambos, que nasceram ao sul de seus respectivos países. Dessa nova safra, três canções estão presentes no show: a própria “Resposta ao Tempo”, de Aldir Blanc e Cristóvão Bastos, a valsa “Nube Gris”, de Eduardo Márquez Talledo, e “Volver a mi raiz”, de Lúcio Yanel.

 

“As nossas raízes vêm do Sul, daí o nome do álbum. Eu nasci no Alentejo, o Yamandu no Rio Grande do Sul. São regiões de traços culturais muito marcantes, que fazem parte da nossa educação musical. Fazemos música do nosso tempo, mas temos um pé fincado nas tradições. Isso acabou nos unindo. Essa turnê com Yamandu é um grande reaprendizado. Estamos descobrindo juntos caminhos que ainda não tínhamos explorado. É um privilégio cantar ao lado de um músico que tanto admiro”, diz Zambujo.

 

O disco foi gravado em apenas três dias no estúdio de Yamandu, em Lisboa. O trabalho reforça uma parceria que começou em 2008, quando Zambujo se apresentou pela primeira vez no Brasil. A amizade entre os dois foi quase instantânea. Naquele ano, Zambujo veio ao país para sua primeira apresentação, um show no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para o qual convidou Yamandu através de um amigo em comum.

 

“Eu aceitei e combinamos um ensaio. Ali já teve uma sintonia, um entrosamento muito forte. Não conseguimos ensaiar para o show, mas viramos amigos de infância”, recorda o violonista. Zambujo, por sua vez, já era um dos maiores intérpretes contemporâneos da música portuguesa – e um dos seus embaixadores no mundo.

 

Os dois chegaram a excursionar pelo Brasil em 2014, com apresentações em meia dúzia de cidades. Mas ambos tinham o desejo de ir mais longe e estreitar os laços musicais. A parceria foi reforçada há quatro anos, quando Yamandu fixou residência em Portugal – incentivado pelo próprio Zambujo.

 

A nova temporada de shows começou no Auditório Nacional de Madri, em janeiro. Até o fim do ano, a agenda de ambos está lotada. “Trabalhamos de maneira muito simples. Não temos paciência para regravar a mesma canção diversas vezes. Queremos tirar o suco do momento, do jeito que a canção fala. Temos uma sintonia fina no estúdio e no palco. Eu sempre fui mais solista. Acredito que a voz é um instrumento. E o que me encanta na parceria com o Zambujo é que procuramos um lugar que está acima da canção. Às vezes nem é preciso tocar muitas notas. Eu deixo a palavra falar mais alto”, diz Yamandu.

 

Vídeos

Nervos de Aço
Gente Humilde

 

SERVIÇO

 

António Zambujo & Yamandu Costa

 

Data: 25 de março
Horário: 22h
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: R. Bragança Paulista, 1.281 – Várzea de Baixo / São Paulo
Capacidade: 4 mil lugares
Ingressos: de R$ 120 a R$ 250
Vendas online: clique aqui
Duração do show: 80 minutos
Classificação etária: 16 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: LUPA Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 11/11/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Rock and Roll Over”.

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Ace Frehley (guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Peter Criss (vocals, drums)

Track list:

	1.	I Want You
	2.	Take Me
	3.	Calling Dr. Love
	4.	Ladies Room
	5.	Baby Driver
	6.	Love ‘em And Leave ‘em
	7.	Mr. Speed
	8.	See You In Your Dreams
	9.	Hard Luck Woman
	10.	Makin Love

#kiss #kissarmy #kissband #paulstanley #genesimmons #acefrehley #petercriss #rocknrollover #boomerangmusic
Em 11/11/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado a compilação da banda Depeche Mode @depechemode "Catching UP With", pela Sire Records.

Integrantes:

Martin Gore
Andrew Fletcher
Dave Gahan
Alan Wilder
Vince Clarke

Tracklist

Side 1
Dreaming Of Me [3:44]
New Life [3:44]
Just Can't Get Enough [3:36]
See You [3:53]
The Meaning Of Love [3:04]
Love, In Itself [3:55]
Master & Servant [3:50]

Side 2
Blasphemous Rumours [5:04]
Somebody [4:21]
Shake The Disease [4:46]
Flexible [3:09]
It's Called A Heart [3:48]
Fly On The Windscreen [5:05]

#depechemode
#boomerangmusic
#catchingupwith
Em 10/11/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado o filme Star 80.

Dirigido por Bob Fosse e estrelado por Mariel Hemingway e Eric Roberts. 

Filme dramático e obsessivo, mas vale assistir.

#star80 #boomerangmusic
Em 10/11/1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Child's Play, em português Brinquedo Assassino.

Estrelando Chris Sarandon e o boneco Chuck.

#brinquedoassassino #boomerangmusic #childsplay
30 anos depois, The Cranberries @thecranberries lançaram nas plataformas de streaming o famoso "Unplugged" da MTV gravado e apresentado em 1995, na promoção de seu segundo álbum, "No Need To Argue", mas o áudio nunca foi lançado, até agora. 

A performance completa possui 9 músicas em 45 minutos.

Integrantes:

Dolores O'Riordan  nos vocais, o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Feargal Lawler. 

Tracklist: 

Side A
1. Intro/Dreaming My Dreams
2. Ode To My Family
3. Linger
4. Free To Decide

Side B
1. I’m Still Remembering
2. Empty
3. Zombie
4. Yesterday’s Gone
5. No Need To Argue

#unpluggedmtv #thecranberries
#boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "Green".

Integrantes:

Peter Buck (guitarra, bandolim, baixo, teclado)
Mike Mills (baixo, teclado, guitarra, backing vocals) Michael Stipe (vocal)
Bill Berry (bateria, percussão, baixo, teclado, backing vocals)

Tracklist 

 
1. Pop Song 89
2. Get Up
3. You Are the Everything
4. Stand
5. World Leader Pretend
6. The Wrong Child
7. Orange Crush
8. Turn You Inside Out
9. Hairshirt
10 I Remember California
11 Untitled

#Green #rem #boomerangmusic
Em 10/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado a coletânea musical "The Whole Story" da cantora e compositora Kate Bush @katebushmusic

Tracklist 

Lado A
1 Wuthering Heights (New Vocal) 4:57
2 Cloudbusting 5:09
3 The Man With The Child In His Eyes 2:38
4 Breathing 5:28
5 Wow 3:46
6 Hounds Of Love 3:02

Lado B
1 Running Up That Hill 5:00
2 Army Dreamers 3:13
3 Sat In Your Lap 3:29
4 Experiment IV 4:21
5 The Dreaming 4:14
6 Babooshka 3:29

#katebush #thewholestory #boomerangmusic
Em 10/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda The Mission "Gods Own Medicine".

The Mission

Craig Adams – bass guitar, production
Mick Brown – drums, production
Simon Hinkler – guitars, keyboards, production
Wayne Hussey – vocals, guitars, production

Tracklist 

1.	"Wasteland"	5:42
2.	"Bridges Burning"	4:08
3.	"Garden of Delight (Hereafter)"	3:42
4.	"Stay with Me"	4:37
5.	"Blood Brother"	5:16
6.	"Let Sleeping Dogs Die"	5:53
7.	"Sacrilege"	4:45
8.	"Dance on Glass"	5:10
9.	"And the Dance Goes On"	4:10
10.	"Severina"	4:15
11.	"Love Me to Death"	4:38
12.	"Island in a Stream"	5:25

#godsownmedicine
#themission #boomerangmusic