ZAINA e sua própria folia noventista em novo single “Carnaval”

Há 50 anos, Danny Bowes conheceu Luke Morley e anos depois (mais precisamente, em 1989) fundaram o Thunder. O quinteto do sul de Londres, que mantém a formação original desde então, acaba de anunciar o lançamento de seu novo álbum, “Dopamine”, que traz 16 faixas inéditas. E, para abrir os trabalhos, “The Western Sky” chega às plataformas digitais, ditando o ritmo do que virá por aí. A faixa é um ode ao rock, com pegada contagiante, onde sobressaem os solos de guitarra, que são marca registrada da banda. Passadas 3 décadas, o Thunder comprova que segue na estrada, se mantendo relevante no panteão das lendas do hard rock mundial.

 

OUÇA “WESTERN SKY”:  https://www.youtube.com/watch?v=8UGK9Uuqh3I

 

 Música estreia com videoclipe dirigido por Rollinos

 

 A artista catarinense, baseada em São Paulo (SP), ZAINA, lança a faixa Carnaval (Trópico Música). A compositora, que fez sua estreia ano passado com o single Não Quero Ninguém, revela sua segunda música de trabalho, acompanhada de videoclipe, dirigido por Rollinos (Gabriel Rolim), conhecido pela colaboração junto a  artistas como Metronomy (UK), BRVNKS (GO) e Boogarins (GO). Assista aqui.

 

Os elementos carnavalescos não se limitam apenas à estética da obra, a artista revela que o tema estava presente desde os primeiros acordes:

 

“Quando a compus no violão, veio naturalmente a melodia de um samba, porque o Carnaval é nosso, é Brasil 100%. Nada como um samba pra exprimir esse sentimento. Eu e HELI demos a nossa cara neste single, trazendo todas as nossas referências da música pop e eletrônica, mas sem perder os elementos originais da composição. Foi muito gostoso misturar todos esses universos”. 

 

Dois instrumentistas da cena do samba da capital paulista foram convidados a contribuir no registro da faixa: Rodrigo Carneiro (violão de nylon e sete cordas) e Claudinho Martins (cuíca e percussão).

 

A produção musical ficou por conta de HELI, que sela a parceria com a guitarrista desde o single anterior e segue para os lançamentos que estão por vir.

 

CLIPE

 

O vídeo, dirigido por Rollinos e com direção de fotografia de Rodrigo Almeida Leite, resgata a atmosfera retrô dos anos 90, linguagem referenciada na identidade visual da artista.

 

A falta de foliões com a impossibilidade de se fazer uma festa de rua, foram desafios driblados para a realização da produção:

 

“Foi aí que tivemos a ideia de fazer um clipe com chroma key e brincar com os fundos. Quando recebi os vídeos da ZAINA, eu percebi que tinha tanto material legal que dava para montar um bloco com várias ZAINAs. Brinquei com os fundos trazendo alguns registros de Carnaval de 1992 que eu tenho numas fitas antigas de VHS e fiz umas filmagens com glitter para colocar junto”, revela o diretor.

 

Essa música tem pra mim um sentimento de nostalgia, de boas lembranças e muita alegria, e como estamos um tempo sem Carnaval, pensei em brincar com esse sentimento nostálgico e analógico do VHS, porque muitas pessoas que eu conheço têm em casa gravações antigas dos blocos de Carnaval e é uma delícia assistir. Foi aí que entrou o Rollinos, que é referência nessa estética”, ressalta ZAINA.

 

CAPA

 

O tom noventista também foi utilizado para compor a capa, desenvolvida pela diretora de arte, designer e ilustradora deste single, Thais Jacoponi. ao utilizar elementos propostos na estética VHS presente na produção do vídeo e foto de Carnaval.

 

“A foto analógica da Ana Matos tem toda uma característica de cores, luzes e sobreposição,  e também inspirou na escolha da tipografia e nos desenhos de luzes e reflexos que fiz no design”, pontua Thais.

 

 ASSISTA AO CLIPE AQUI

 

FICHA TÉCNICA – Carnaval

 

MÚSICA

 

Compositora: ZAINA

Produção Musical: HELI

Engenheiro de gravação: HELI

Violão de nylon e sete cordas: Rodrigo Carneiro

Cuíca e percussão: Claudinho Martins

Voz: ZAINA

Backing vocals: ZAINA

Mixagem: HELI

Masterização: HELI

 

FILME

 

Direção Criativa: ZAINA

Produção: Agência Criativa WOZ

Cinematografia: Rodrigo Almeida Leite

Styling: ZAINA

Beleza: Marcela Hanna

Direção, montagem do clipe, pós-produção + FX: Gabriel Rolim

Color grading: Gabriel Rolim

Fotografia: Ana Matos

Design: Thais Jacoponi

Assessoria de Imprensa: Café8 – Thais Pimenta

Produção Executiva: Trópico Música

 

CAPA- ​​Thais Jacoponi

 

LINKS:   Linktr.ee

 

SOBRE ZAINA

 

ZAINA começa dar sinais da sua veia compositora desde muito cedo, ao ser presenteada com o primeiro violão, aos 17 anos. Em 2017, iniciou na cidade de Florianópolis (SC) seu projeto de música autoral: Escarcéu, que a introduziu na cena underground, junto do seu então amigo, Matheus Pacher. Em 2018, se mudou para São Paulo, mas o projeto foi interrompido com a partida de seu companheiro de banda.

 

Desde então, vem realizando experiências musicais que contribuíram para a formação de sua identidade musical e artística. Em 2020, ZAINA conheceu o produtor musical HELI e iniciou o processo de criação de várias canções. A estreia dos trabalhos assinados pela dupla se deu com o single Não Quero Ninguém em 2021 e conquistou a atenção da imprensa especializada e público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: THAIS PIMENTA –CAFÉ 8 ASSESSORIA DE IMPRENSA