CAIXA CULTURAL SÃO PAULO RECEBE RENATO BRAZ PARA O LANÇAMENTO DO SEU DISCO “CANTO GUERREIRO, LEVANTADOS DO CHÃO”

O cantor paulistano fará shows de 14 a 17 de novembro e traz no repertório canções de seu mais recente CD.

 

Foto de Marco Aurélio Olímpio

 

A CAIXA Cultural São Paulo recebe de 14 e 17 de novembro de 2019 o cantor Renato Braz, para o lançamento de seu mais recente trabalho “Canto Guerreiro – Levantados do Chão”. O álbum tem título extraído de duas das canções gravadas por Renato e foi lançado no final de 2018 em comemoração aos seus 50 anos pelo selo independente Dançapé. O disco conta com participações especiais de Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Dori Caymmi, entre outros artistas, com direção musical de Mario Gil.

 

Para os shows em São Paulo, Renato estará acompanhado por um luxuoso quarteto formado por alguns dos maiores músicos brasileiros da atualidade: Itamar Assiere no piano, Sizão Machado no contrabaixo, Mario Gil no violão e Jurim Moreira na bateria.

 

Disco “Canto Guerreiro, Levantados do Chão”

 

As vozes de Chico Buarque e Milton Nascimento voltaram a se encontrar no disco celebrativo dos 50 anos do cantor paulista Renato Braz, “Canto Guerreiro – Levantados do Chão”. Os dois compositores juntaram suas vozes à de Braz na canção “Sonho Impossível” (1972), versão de Chico e Ruy Guerra para o musical “O Homem de La Mancha”. A original The Impossible Dream, de Joe Darion e Mitch Leigh, integrou Man of La Mancha, espetáculo baseado em Dom Quixote, na Broadway.

 

Na primeira parte, Chico e Renato cantam a versão francesa de Jacques Brel (“La Quête”, 1968). Em seguida, Milton e Renato prosseguem com a célebre versão buarquiana. “Em 1965, Jacques Brel assistiu ao musical na Broadway e comprou os direitos. Ele já estava doente, queria encenar o Dom Quixote e convidou a cantora Joan Diener para cantar com ele na França. Todo mundo acha que Chico tem influência de Noel Rosa, mas ele também tem influência de Brel. Ele é fã de Brel. A minha ideia foi fazer Chico abraçar Jacques Brel. Chico e Milton são grandes admirações minhas, são muito importantes para mim”, diz Braz, apontado como uma das principais vozes masculinas do Brasil. Os músicos entraram em estúdio no Rio de Janeiro, em março. São inesquecíveis os duos de Chico e Milton nas gravações de “O que será”, “Cálice” e “O Cio da Terra”.

 

Sobre Renato Braz

 

O cantor paulistano Renato Braz é uma das referências obrigatórias no atual cenário da música brasileira. Vencedor do 5º Prêmio Visa de MPB no ano de 2002, sua carreira vem sendo cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente.

 

Seu disco de estreia, “Renato Braz” (1996), lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Sharp como melhor disco na categoria revelação. No segundo CD, “História Antiga” (1998), contou com a participação de Dori Caymmi como arranjador. Em 2002 lançou seu terceiro CD, “Outro Quilombo” e, no mesmo ano, o CD “Quixote”. Com seu quinto CD, “Por Toda a Vida” (2006), ganhou o Prêmio Rival Petrobras na categoria Cantor Popular.

 

Em 2012 lançou seu sexto CD, “Casa de Morar”, um álbum de canções inéditas, com enfoque especial nos compositores de sua geração como Fred Martins, Mario Gil, Zé Renato e Claudio Nucci, além dos compositores que mais influenciaram seu trabalho como Dori Caymmi, Theo de Barros e Gilberto Gil.

 

Paralelamente à sua carreira, Renato Braz participa de vários projetos especiais como os álbuns “Silêncio – Um Tributo a João Gilberto” (2013), com Nailor Proveta e Edson José Alves; “Canela” (2014), CD gravado com o quarteto de violões Maogani, dedicado a composições latino americanas; “Mar Aberto” (2016) com Breno Ruiz, Mario Gil e Roberto Leão; “Tatanaguê” (2017) com Théo de Barros; e “Fruta Gogóia” (2017), homenagem à Gal Costa com Jussara Silveira.

 

Seu mais recente trabalho é o CD “Canto Guerreiro, Levantados do Chão”, lançado no final de 2018 em comemoração aos seus 50 anos. Com participação especial de Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Dori Caymmi, entre muitos outros, o álbum vem sendo muito elogiado e considerado o mais importante de sua carreira.

 

Sua carreira internacional começou em 1999, com turnê por várias cidades da Alemanha. Em 2004, foi selecionado para representar o Brasil no Festival de Spoleto, realizado na cidade de Charleston, nos EUA. O sucesso da apresentação lhe rendeu convite para retornar em 2007, e também para participar, no mesmo ano, do Summer Solstice, concerto que é realizado anualmente na grande catedral gótica St. John The Divine em Nova York. Em 2008, fez sua estreia no Japão participando de um concerto no Triphony Hall em Tóquio.

 

Pela gravadora americana Living Music, lançou em 2015 “Saudades”, seu primeiro CD para o mercado internacional, produzido pelo saxofonista americano Paul Winter, ainda não lançado no Brasil.

 

Repertório

Levantados do Chão (Chico Buarque e Milton Nascimento)

Longe de Casa Eu Choro (Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini)

Outro Quilombo (Mario Gil e Paulo César Pinheiro)

Canto Guerreiro (Luciana Rabelo e Paulo César Pinheiro)

Luz de Candeeiro (Roque Ferreira)

Quebradeira de Coco (Roque Ferreira)

Anabela (Mario Gil e Paulo César Pinheiro)

Pajé (Mario Gil e Paulo César Pinheiro)

Xote (Rodolfo Stroeter e Gilberto Gil)

Desafio (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro)

Sonho Impossível (versão Chico Buarque e Ruy Guerra)

Só Louco (Dorival Caymmi)

Eu Vim Da Bahia (Gilberto Gil)

 

Ficha Técnica 

Renato Braz – voz, violão e percussão

Mario Gil – violão

Itamar Assiere – piano

Sizão Machado – contrabaixo

Jurim Moreira – bateria

 

Serviço:

Renato Braz – Canto Guerreiro 

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 Centro

Data: 14 a 17 de novembro de 2019  (Quinta a domingo)

Horários: Quinta a Domingo às 19h15

Duração: 1h30

Classificação indicativa: Livre

Entrada Gratuita (Ingressos distribuídos a partir das 9h do dia do evento)

Informações: (11) 3321-4400 | www.caixacultural.com.br

Patrocínio CAIXA e Governo Federal

Acesso para pessoas com deficiência

 

Atendimento à imprensa: Maria Inês Costa

 

Assessoria de Imprensa CAIXA Cultural São Paulo

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (01/05), faz 30 anos que o piloto Ayrton Senna nos deixava. 

Para o trabalhador brasileiro era uma alegria acordar cedo aos domingos para assistir suas corridas empolgantes, Ayrton Senna foi um exemplo, um herói. 

01/10/1994 foi um dia triste 😢 pela sua partida e a certeza é que nunca iremos esquecer de nossos verdadeiros ídolos. 

#ayrtonsenna #boomerangmusic
Hoje (01/05), é aniversário da saudosa e brilhante roteirista, escritora, atroz, produtora Fernanda Young @fernandayoung que completaria 54 anos.

Falecida em 25/08/2019.

#fernandayoung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (01/05), é aniversário do cantor, compositor e produtor Tim McGraw @thetimmcgraw que completa 57 anos.

Um dos maiores artistas da música country 

#timmcgraw
#happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (30/04), é aniversário do compositor e baixista Paulo Xisto Jr. @pauloxistoofficial da banda Sepultura que completa 55 anos.

#pauloxisto #happybirthday #sepultura #boomerangmusic
Um bate papo com Liam Gallagher pra lá de animado ☺️
Hoje (27/04), é aniversário do guitarrista e compositor Ace Frehley @acefrehleyofficial que completa 73 anos.

Foi integrante da banda Kiss @kissonline 

#acefrehley #happybirthday #kiss #boomerangmusic
Hoje (27/04), é aniversário do cantor e compositor Dinho Ouro Preto @dinhoouropreto que completa 60 anos.

Vocalista da banda Capital Inicial @capitalinicial 

#dinhoouropreto #capitalinicial #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (25/04), é aniversário do cantor e compositor Rogério Flausino @rogerioflausinooficial que completa 52 anos.

Vocalista da banda Jota Quest @jotaquest 

Foto 📷 @natrilha.van

#rogerioflausino #happybirthday #boomerangmusic