Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Rogério Caetano Em Brasília

Registro feito há 20 anos ganha as plataformas digitais

 

Ouça o álbum: https://orcd.co/brasiliabrasiltrio

 

Há exatos 20 anos, o Brasília Brasil Trio, formado por três jovens instrumentistas – Hamilton de Holanda (então com 24 anos), Daniel Santiago (com 20 anos) e Rogério Caetano (com 22 anos) -, registrou uma apresentação na Capital Federal, um ano antes de gravar o álbum “Abre Alas” em estúdio, no Rio de Janeiro.

 

Agora, esse caloroso encontro ao vivo, que permanecia inédito, ganha as plataformas digitais no formato de álbum digital, via Biscoito Fino. O álbum resgata o início da trajetória de três dos maiores nomes da música instrumental brasileira, em uma seleção que inclui temas autorais e de compositores como Chiquinha Gonzaga, Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal, Gonzaguinha, Dominguinhos e Theo de Barros.

 

 

A pequena temporada de três noites em Brasília segue vivíssima na memória dos três: “Me dá um frio na barriga lembrar dos ensaios, da gente montando o palco, acertando o som, comendo pão de queijo na casa da mãe do Rogerinho. Que emoção ouvir isso, uma mistura de choro e riso! Que bom que rolou essa parceria com a Biscoito Fino, para que as pessoas possam ouvir esse disco, no qual a emoção está escancarada,”, celebra Hamilton de Holanda. Rogério Caetano faz coro: “Foi uma noite maravilhosa. A gente ensaiava, tocava muito, eu me lembro de fazer ensaios de 14 horas! A nossa vida em Brasília era essa, tocar o tempo todo”, recorda. “Devemos muito da nossa carreira a esse trabalho, que demandou meses de ensaios e nos fez evoluir muito como músicos. Foram três noites incríveis de muita emoção, casa lotada e aquela sensação de que aquilo era o começo de uma história que estaria por vir”, completa Daniel Santiago.

 

O álbum Brasília Brasil Trio foi produzido pelo violonista Marco Pereira, com quem Hamilton, Daniel  e Rogério tinham bastante contato, por conta dos cursos de verão da Escola de Música de Brasília. “O Marco Pereira sempre foi uma grande referência pra nossa geração. Ele é aquele músico brilhante, cuidadoso, que sentíamos que deveríamos ter como produtor, conselheiro, etc. O Hamilton se aproximou dele primeiro, depois nos conectou”, conta Daniel. “O Marco Pereira participou na concepção do repertório, na parte da mixagem, para encontrar equilíbrio dos sons dos violões e do bandolim”, pontua Hamilton. “Com a experiência de anos de gravações, turnês fora do Brasil, além dos muitos toques e papos, ele nos ajudou muito mesmo, até o final”.

 

Marco Pereira retribui os elogios: “São três músicos que constantemente nos dão lições de companheirismo, amizade, bem-querer e solidariedade. Três amigos queridos, pessoas abençoadas com um talento muito fora da curva, pessoas sérias e dedicadas à arte, que escolheram e que estão escrevendo de maneira indelével a história musical do nosso país”.  Sobre o projeto que ganha as plataformas, o violonista acredita que agora é possível “adentrar esse universo de pura energia musical por eles criada, nesse registro fonográfico que tive a honra e o prazer de produzir”

 

Como músicos, compositores e produtores requisitados para vários projetos, no Brasil e no exterior, além dos inúmeros trabalhos solo ou em colaborações, reunir novamente o  Brasília Brasil Trio não é tarefa simples, mas  Daniel Santiago é otimista: “Sonhar nunca é demais. O prazer de estar ao lados desses irmãos da música e da vida é imensurável! Vamos torcer!”. Rogério Caetano concorda: “Estamos todos na ativa, produzindo, tocando, tem tudo para acontecer!”.

 

Se os deuses da boa música ajudarem, esse reencontro incluiria temas como “Cirandeiro”  e “Brazulkeira”, na opinião de Daniel. Hamilton sonha com músicas novas para um reencontro, além do tema que Daniel Santiago compôs depois desse disco, chamado “Brasília Brasil”. “A gente nunca pensou em fazer o último show, então, sempre existe essa possibilidade. Se as forças de cada um de nós se reunirem e o universo colaborar, porque não?”, conclui Hamilton de Holanda.

 

Até lá, o registro ao vivo do Brasília Brasil Trio já está disponível nas plataformas digitais, para a alegria de todos

 

Repertório:Hamilton de Holanda – Bandolim

Daniel Santiago – Violão

Rogério Caetano – Violão 7 Cordas de Aço

Arranjos: Daniel Santiago, Hamilton de Holanda e Rogério Caetano

Produção Musical: Marco Pereira

Masterização: Daniel Musy

Fotos divulgação: Michel Gomes

Foto da capa: André Maya

Arte: Rafael Dietzsch

 

 

Repertório:

 

SUÍTE RETRATOS, 4º MOVIMENTO – Radamés Gnattali
FOLIA DAS 5 – Rogério Caetano
O ABRE ALAS – Chiquinha Gonzaga
 

SUITE NORTE SUL LESTE OESTE – Hermeto Paschoal

CIRANDEIRO – Hamilton de Holanda / Daniel Santiago
BRAZULKEIRA – Daniel Santiago
BAIÃO BRASIL – Hamilton de Holanda
BRASIL NOVO – Hamilton de Holanda
GOSTOSO DEMAIS – Dominguinhos / Nando Cordel
MACHUCA – Chiquinha Gonzaga
ATRAENTE – Chiquinha Gonzaga
DISPARADA – Theo Barros / Geraldo Vandré
É – Gonzaguinha

 

 

 

Com informações: Belinha Almendra – Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday