Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Rogério Caetano Em Brasília

Registro feito há 20 anos ganha as plataformas digitais

 

Ouça o álbum: https://orcd.co/brasiliabrasiltrio

 

Há exatos 20 anos, o Brasília Brasil Trio, formado por três jovens instrumentistas – Hamilton de Holanda (então com 24 anos), Daniel Santiago (com 20 anos) e Rogério Caetano (com 22 anos) -, registrou uma apresentação na Capital Federal, um ano antes de gravar o álbum “Abre Alas” em estúdio, no Rio de Janeiro.

 

Agora, esse caloroso encontro ao vivo, que permanecia inédito, ganha as plataformas digitais no formato de álbum digital, via Biscoito Fino. O álbum resgata o início da trajetória de três dos maiores nomes da música instrumental brasileira, em uma seleção que inclui temas autorais e de compositores como Chiquinha Gonzaga, Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal, Gonzaguinha, Dominguinhos e Theo de Barros.

 

 

A pequena temporada de três noites em Brasília segue vivíssima na memória dos três: “Me dá um frio na barriga lembrar dos ensaios, da gente montando o palco, acertando o som, comendo pão de queijo na casa da mãe do Rogerinho. Que emoção ouvir isso, uma mistura de choro e riso! Que bom que rolou essa parceria com a Biscoito Fino, para que as pessoas possam ouvir esse disco, no qual a emoção está escancarada,”, celebra Hamilton de Holanda. Rogério Caetano faz coro: “Foi uma noite maravilhosa. A gente ensaiava, tocava muito, eu me lembro de fazer ensaios de 14 horas! A nossa vida em Brasília era essa, tocar o tempo todo”, recorda. “Devemos muito da nossa carreira a esse trabalho, que demandou meses de ensaios e nos fez evoluir muito como músicos. Foram três noites incríveis de muita emoção, casa lotada e aquela sensação de que aquilo era o começo de uma história que estaria por vir”, completa Daniel Santiago.

 

O álbum Brasília Brasil Trio foi produzido pelo violonista Marco Pereira, com quem Hamilton, Daniel  e Rogério tinham bastante contato, por conta dos cursos de verão da Escola de Música de Brasília. “O Marco Pereira sempre foi uma grande referência pra nossa geração. Ele é aquele músico brilhante, cuidadoso, que sentíamos que deveríamos ter como produtor, conselheiro, etc. O Hamilton se aproximou dele primeiro, depois nos conectou”, conta Daniel. “O Marco Pereira participou na concepção do repertório, na parte da mixagem, para encontrar equilíbrio dos sons dos violões e do bandolim”, pontua Hamilton. “Com a experiência de anos de gravações, turnês fora do Brasil, além dos muitos toques e papos, ele nos ajudou muito mesmo, até o final”.

 

Marco Pereira retribui os elogios: “São três músicos que constantemente nos dão lições de companheirismo, amizade, bem-querer e solidariedade. Três amigos queridos, pessoas abençoadas com um talento muito fora da curva, pessoas sérias e dedicadas à arte, que escolheram e que estão escrevendo de maneira indelével a história musical do nosso país”.  Sobre o projeto que ganha as plataformas, o violonista acredita que agora é possível “adentrar esse universo de pura energia musical por eles criada, nesse registro fonográfico que tive a honra e o prazer de produzir”

 

Como músicos, compositores e produtores requisitados para vários projetos, no Brasil e no exterior, além dos inúmeros trabalhos solo ou em colaborações, reunir novamente o  Brasília Brasil Trio não é tarefa simples, mas  Daniel Santiago é otimista: “Sonhar nunca é demais. O prazer de estar ao lados desses irmãos da música e da vida é imensurável! Vamos torcer!”. Rogério Caetano concorda: “Estamos todos na ativa, produzindo, tocando, tem tudo para acontecer!”.

 

Se os deuses da boa música ajudarem, esse reencontro incluiria temas como “Cirandeiro”  e “Brazulkeira”, na opinião de Daniel. Hamilton sonha com músicas novas para um reencontro, além do tema que Daniel Santiago compôs depois desse disco, chamado “Brasília Brasil”. “A gente nunca pensou em fazer o último show, então, sempre existe essa possibilidade. Se as forças de cada um de nós se reunirem e o universo colaborar, porque não?”, conclui Hamilton de Holanda.

 

Até lá, o registro ao vivo do Brasília Brasil Trio já está disponível nas plataformas digitais, para a alegria de todos

 

Repertório:Hamilton de Holanda – Bandolim

Daniel Santiago – Violão

Rogério Caetano – Violão 7 Cordas de Aço

Arranjos: Daniel Santiago, Hamilton de Holanda e Rogério Caetano

Produção Musical: Marco Pereira

Masterização: Daniel Musy

Fotos divulgação: Michel Gomes

Foto da capa: André Maya

Arte: Rafael Dietzsch

 

 

Repertório:

 

SUÍTE RETRATOS, 4º MOVIMENTO – Radamés Gnattali
FOLIA DAS 5 – Rogério Caetano
O ABRE ALAS – Chiquinha Gonzaga
 

SUITE NORTE SUL LESTE OESTE – Hermeto Paschoal

CIRANDEIRO – Hamilton de Holanda / Daniel Santiago
BRAZULKEIRA – Daniel Santiago
BAIÃO BRASIL – Hamilton de Holanda
BRASIL NOVO – Hamilton de Holanda
GOSTOSO DEMAIS – Dominguinhos / Nando Cordel
MACHUCA – Chiquinha Gonzaga
ATRAENTE – Chiquinha Gonzaga
DISPARADA – Theo Barros / Geraldo Vandré
É – Gonzaguinha

 

 

 

Com informações: Belinha Almendra – Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (17/03), é aniversário da ssudosa cantora e compositora Elis Regina @elisregina que completaria 80 anos.

#elisregina #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (17/03), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Smashing Pumpkins @smashingpumpkins Billy Corgan @billycorgan que completa 58 anos.

#billycorgan #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1976, o quarto álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline Destroyer completa 49 anos.

Produzido por Bob Elzin e lançado pela gravadora Casablanca Records.

Faixas do Disco

1 –  Detroit Rock City

2 – King Of The Night Time World

3 – God Of Thunder

4 – Great Expectations

5 – Flaming Youth

6 – Sweet Pain

7 – Shout It Out Loud

8 – Beth

9 – Do You Love Me?

#destroyer #kiss #boomerangmusic
Hoje (16/03), é aniversário do cantor e compositor Branco Mello @brancomello dos Titãs que completa 62 anos.

#brancomello #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (16/03), é aniversário da cantora, compositora e guitarrista Nancy Wilson @nancywilson da banda HEART @heartofficial que completa 70 anos.

#nancywilson #happybirthday #heart #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário do saudoso cantor, compositor e produtor Quincy Jones @quincyjones que completaria 92 anos.

#quincyjones #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Suicidal Tendencies @suicidaltendencies Mike Muir que completa 62 anos.

Foto 📷 Van Campos @natrilha.van 

#mikemuir #suicidaltendencies #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 14/03/1986, há exatamente 39 anos, o filme Crossroads,  em português A Encruzilhada, traz uma história de um talentoso estudante de guitarra que descobre a história de uma música perdida escrita pelo lendário bluesman Robert Johnson. Esse jovem músico acaba excursionando pelo sul dos Estados Unidos ao lado do músico Willie Brown que chegou a tocar com o músico.

No elenco Ralph Macchio @ralph_macchio Joe Seneca e Steve Vai @stevevaihimself Tim Russ e Jami Gertz.

Bom filme com uma ótima trilha sonora.

#crossroads #39years #boomerangmusic