Bomba Estereo lança ‘Tierra EP
OUÇA ‘TIERRA EP‘
O ‘Tierra EP’ inclui três novas canções; Ele dá amostras do novo álbum de Bomba, ‘Deja’, que será lançado em 10 de setembro
“Como sempre, a alquimia única da banda de programação eletrônica e tradições da música tropical proporcionam audições vibrantes e alegres.” – THE FADER
As estrelas colombianas do Bomba Estéreo lançam um novo EP intitulado Tierra. As músicas mostram Deja, o primeiro álbum da banda em 4 anos. Deja está previsto para 10 de setembro e disponível para pré-venda agora em vinil.
Tierra apresenta três novas canções, “Conexión Total”, uma colaboração com a superestrela nigeriana Yemi Alade. Yemi tem 14 milhões de seguidores no Instagram e foi destaque no álbum ‘Lion King’ de Beyoncé.
OUÇA ‘Tierra EP’ AQUI
“Colaborar com Yemi é uma grande honra, pois nossa música foi profundamente inspirada pela África em todos os sentidos desde que começamos”, disse o fundador da Bomba Estereo, Simon Mejia. “A música folclórica colombiana deve muito ao continente-mãe, essa poderosa mistura de tambores africanos e marimbas, com flautas e cantos indígenas, é a base da incrível paisagem sonora deste país. Yemi é um grande artista e tem uma voz incrível. Nós estamos muito felizes em continuar ampliando os laços culturais e ancestrais que unem a África à América do Sul.”
“Fiquei muito animado quando a Bomba Estéreo nos contatou”, conta Yemi. “Na verdade, as colaborações entre a África e a América Latina são poucas, e pode-se dizer quase inexistentes. Aceitei imediatamente, fiquei maravilhado com a ideia de exportar minha cultura urbana africana para o mundo latino e promover a cultura latino-americana na África. É como uma volta ao lar. Esse tipo de experiência é única e nos mostra como a música não conhece fronteiras.”
Ouça ‘Conexión Total’ AQUI
Deja está conceitualmente dividido em quatro seções que correspondem aos quatro elementos: Agua, Aire, Tierra e Fuego. “O álbum é sobre a conexão e a desconexão dos seres humanos – do planeta, de si mesmo”, disse Samuet. “É sobre como estamos desconectados, mais conectados a dispositivos eletrônicos e coisas virtuais do que coisas reais. Então decidimos usar os quatro elementos, porque eles fazem parte do equilíbrio dos seres humanos.”
Bomba, cujos membros principais são o beatmaster/compositor Simon Mejía e a vocalista/compositora Li Saumet, tem sido uma grande força na cena alternativa/caribbeat/dance desde o sucesso de 2010, “Fuego”. Lançamentos seguintes indicados ao Grammy Elegancia Tropical (2013), Amanecer (2015) e Ayo (2017) os colocaram na vanguarda, além de estourar de Nova York à Tóquio.
Para Deja, Simón e Li queriam fazer um álbum com maior senso de “comunidade”. Simon descobriu sua química fazendo shows com o guitarrista José Castillo e com o percussionista Efrain Cuadrado, o Pacho. Li recrutou sua amiga de longa data Lido Pimienta para a sessão e a colaboração, “Nada”, acabou na playlist “Best of 2020” de Barack Obama.
“Queria colaborar com o Lido para experimentar novos sons com a minha voz”, explica Li. “Ela tem aquele toque underground que eu gosto e também convidou algumas colaboradoras cubanas com ela, uma dupla chamada OKAN. Foi super bonito ter mais mulheres comigo, me senti mais apoiada, mais segura e à vontade.”
Dessa vez, a banda decidiu produzir o álbum por conta própria (exceto com alguns produtores convidados como Trooko) e construiu um estúdio improvisado na casa de Li em Santa Marta. “Todos nós acabamos lá e fizemos um álbum que tem um pouco do melhor do clássico de Bomba, como Elegancia, e muitos novos elementos de composição que José e Pacho trouxeram,” Simon disse. Os efeitos da pandemia também deram à banda bastante tempo para produzir e mixar Deja com uma grande assistência de Damian Taylor, conhecido por seu trabalho com Bjork e Arcade Fire.
Deja é um daqueles álbuns que, mesmo em suas seções díspares, formam uma unidade. É um álbum que transmite alegria, perda, êxtase e tristeza ao mesmo tempo. “Algumas coisas pesadas estão acontecendo com o mundo e temos que compartilhá-las”, disse Li. “Fizemos esse álbum para que você possa dançar em uma boate, mas ao mesmo tempo tem um significado profundo. É para você dançar o perreo com consciência.”
https://www.facebook.com/BombaEstereo/
https://www.instagram.com/bombaestereo/
https://twitter.com/bombaestereo
Com informações: Catto Comunicação