Com discurso político, sexteto paranaense, Caburé Canela, lança single e anuncia novo álbum

‘Fera’ chega com videoclipe e em todas as plataformas digitais

  

A banda londrinense (PR) Caburé Canela, composta por Carolinaa Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, violão, violino e teclado), Maria Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz, guitarra e clarinete) se prepara para a estréia do seu segundo álbum, Cabeça de Cobre, e lança hoje (30), a primeira música de trabalho do disco: Fera. A faixa vem acompanhada de um videoclipe dirigido por Fagner Bruno de Souza, que traz um olhar documental para os tempos atuais.

 

Assista aqui.

 

O vídeo faz uma conexão direta com a mensagem da música, que induz à reflexão sobre os dias de luta normalizados na sociedade, como uma forma natural de sobrevivência.

 

“No clipe, essa guerra se vê refletida nos rostos das pessoas comuns: caras reais de um país que não pode parar, senão morre de fome. Trabalhadores arriscam suas vidas girando a engrenagem que os esmaga. Máquinas não param de dilacerar a terra. Prédios não param de crescer, nos engolir e nos expulsar”, diz Pedro José.

 

O vídeo foi fruto de uma colaboração coletiva, entre a banda e Fagner Bruno de Souza, que além de dirigir, também cuidou da edição, roteiro e do registro das imagens, em parceria com Fran Camilo. “‘É isso mesmo, a gente não dá conta, mas enfrenta a Fera mesmo assim!’. Esse foi o mote central que guiou a realização do clipe da música Fera. Tudo foi feito de forma coletiva e a partir de concepções construídas em conjunto, entre mim e a banda. Queríamos acompanhar a vida das pessoas que, assim como nós, enfrentam a Fera todos os dias. Vivem poeticamente entre os carros, entre os prédios, sob o céu, sobre a terra vermelha. É um pouco de ‘cinema verdade’, um pouco de ‘cinema direto’ e muito de Brasil em 2021. A edição é frenética, mas nos garante respiros, pois estamos lutando para que não nos falte ar”, finaliza Fagner.

 

Disco

 

Com previsão de lançamento para setembro deste ano, o álbum foi gravado em Petrópolis (RJ), no estúdio Forest Lab. O registro das dez faixas foi feito de forma totalmente analógica e ao vivo. Para que este processo fosse aproveitado de forma fluída, a banda se preparou ensaiando intensamente durante seis meses para a conclusão e lapidação do repertório.

 

“Finalizamos coletivamente os arranjos, formas e sequência das canções escolhidas ao longo dos últimos dois anos. Depois desse processo, a banda passou por um isolamento interno de 10 dias antes da viagem de gravação, uma forma de precaução com a situação crítica da pandemia, mas que também serviu para aprofundar a imersão no processo criativo, deixando as canções prontas para serem captadas em poucas tomadas, com todes tocando ao mesmo tempo”, revela Pedro José.

 

Quem assina a produção fonográfica é o mineiro Lisciel Franco, conhecido por construir seus próprios equipamentos, gravar, processar e mixar exclusivamente em fita magnética. A gravação foi feita inteiramente de forma analógica em uma máquina de 24 canais dos anos 80.

 

Capa

 

Uma colaboração entre a artista visual e vocalista Carolinaa Sanches e o designer Pablo Blanco, deram vida a arte do single Fera. Assim como o álbum, a estética da capa procura manter a linguagem proposta, a qual o disco foi concebido, utilizando procedimentos gráficos artesanais e manuais. As impressões físicas aconteceram nos ateliês do centro cultural Grafatório, em Londrina, onde a dupla trabalha junto.

 

“A ideia é não dar de cara ao público a imagem total da capa do álbum. Para isso, a arte do single Fera foi feita com um pequeno fragmento do que vem a ser a capa do disco. E assim não se revela de quem é a cabeça da vez, mantendo certo mistério para o que há de vir”, explica a artista visual.

 

ASSISTA AQUI

 

LINKS

 

Instagram

Youtube

Facebook

Soundcloud

Spotify

 

SOBRE CABURÉ CANELA

 

Formada em 2013, a banda natural de Londrina (PR), é composta por Carolinaa Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, violão, violino e teclado), Maria Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz, guitarra e clarinete).

 

Com uma identidade sonora que ultrapassa as definições de gêneros musicais, a banda se destaca por sua originalidade, partindo de referências dos ritmos populares afro-brasileiros, do rock, blues, samba, afro-beat.

 

Em 2018 a banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, Cabra Cega, que foi responsável pelo amadurecimento não só musical como também administrativo e funcional do grupo, desde produção de shows até capas e contexto visual de toda concepção artística.

 

Um projeto de Circulação do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina) contemplou a Caburé Canela no final de 2018, o que possibilitou dezoito shows realizados, entre os meses de novembro e janeiro de 2019, apresentados em treze cidades dos três estados do sul do Brasil. Desta primeira turnê interestadual, foi realizado o mini-documentário Andanças Sonoras, editado por Caruh Spisla, e lançado em novembro de 2019. Em maio de 2020, a banda lançou o clipe da faixa Oceano, produzido pela artista galega Judith Adataberna.

 

O single Fera anuncia o seu segundo álbum de estúdio, captado ao vivo e de forma totalmente analógica, no final de 2020, no ForestLab em Petrópolis – RJ. A produção contou com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultural (PROMIC) de Londrina. O disco com dez faixas tem previsão de lançamento para setembro de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: CAFÉ 8 ASSESSORIA DE IMPRENSA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday