Edson Natale lança álbum A Egípcia e o Mecânico
Edson Natale lança álbum autoral e com músicas em parcerias com Jards Macalé, Maurício Pereira, Anelis Assumpção, Paulo Freire, Gustavo Ruiz e Toninho Mattos
Lá fora não sou mais do que você / lá fora não sou menos do que sou / se beijo outros homens / se creio em outro Deus / quem disse que sou menos dos que os teus? Esses são versos de Oração das sete cores, canção que abre o repertório de A Egípcia e o Mecânico, décimo segundo álbum de Edson Natale, que será lançado nas plataformas digitais em 9 de setembro.
O título do disco é uma homenagem aos pais do músico, Dona Rina e Seu Edson, atualmente com 85 e 89 anos, porque na infância, Natale se recorda de responder desta forma quando perguntado a respeito deles, dizendo ‘minha mãe é egípcia e meu pai é mecânico!’
Participam desse trabalho, artistas como Ana Deriggi, Chico Correa, Renato Braz, Maurício Badé, Paulo Braga, Ana Karina Sebastião, Nailor Proveta, Tuco Marcondes, Gustavo Ruiz, Ceumar, Ronaldo Gama, Amanda Maria, Leandro Cabral, Paulo Freire, Márcia Salgado, Mário Manga, Guilherme Held e Daniel Reginato e também músicos com os quais Natale conviveu durante nove anos, entre 2011 e 2020, período em que foi o gerente coordenador do Auditório Ibirapuera e de sua Escola de Música, como é o caso dos integrantes do sexteto vocal Seis Canta, do quarteto de saxofones Saxofonando, do trompista Edinho Zeferino e da trompetista Vanessa Larissa.
No repertório, estão Oração das sete cores (Edson Natale), Uma vida standard (Edson Natale e Maurício Pereira), Carta para Mateo (Edson Natale), Zuza (Edson Natale), Te busco onde for (Edson Natale, Anelis Assumpção e Gustavo Ruiz), Levante (Edson Natale), O alpendre dos meus seios (Edson Natale e Toninho Mattos), Solavanco (Edson Natale e Paulo Freire), Clepsidra (Afonso Celso de Medeiros e Toninho Mattos), Use o frio prá isso (Edson Natale e Jards Macalé), Huellas (Edson Natale) e Dona divergência (Lupicínio Rodrigues / Felisberto Martins).
“Durante a pandemia fiquei mais atento a detalhes do cotidiano e bem mais próximo do violão. A parceria com Jards Macalé, por exemplo, surgiu de uma frase dita por um amigo, a respeito de como eu estava aproveitando o frio do inverno para pensar em determinadas coisas e algo iluminou-se quando Macalé e eu começamos uma canção a partir disso, que se chama justamente “Use o Frio Prá Isso”. “Te Busco Onde For” nasceu da conversa com a veterinária, “Oração das sete cores” e “Levante” brotaram da raiva e da indignação e “O alpendre dos meus seios”, que ficou na gaveta aguardando por mais de trinta anos e que só agora decidi gravar”, reflete Natale.
Sobre Edson Natale
Músico, escritor, produtor cultural e jornalista. É organizador do Guia Brasileiro de Produção Cultural e do livro Direito, arte e liberdade, ambos com Cris Olivieri e autor dos livros A história do incrível Peixe Orelha (2003), O pequeno calendário para os que sabem ler o tempo (2009), ambos com ilustrações de Carlos Barmak e Balila, a minhoca bípede, com ilustrações de Rodrigo Kenan. Produziu ou gerenciou o lançamento de discos de artistas como Renato Braz, Parlapatões, Chico Lobo & Jackson Antunes, Grupo Circo Branco, Jards Macalé, Itamar Assumpção, Ceumar, Dori Caymmi, Quinteto Violado, Mônica Salmaso & Paulo Bellinati, Renato Borghetti, Maurício Pereira, Paulinho Nogueira, Ivo Perelman, Titane, Gilberto Monteiro e Raízes Caboclas, entre outros.
Foi gerente de música do Itaú Cultural por mais de duas décadas e durante nove anos, gerente-coordenador do Auditório Ibirapuera e de sua Escola de Música. Gravou doze discos: Tietê (1985), Dharana (1988), Guerreiros do Arco-íris (1989), Nina Maika (1990), Sol de inverno (1992), Aboio (1993), Quando eu soube que você viria (1995), Lavoro (coletânea, 1999), Calvo, com sobrepeso (2007), Hagat (coletânea, 2020), Âmbar, os afluentes da música (2020) e A egípcia e o mecânico (2022).
Ficha Técnica
Produzido por Edson Natale
Gravado nos Estúdios – Brocal, Markondz, Pele Preta, Space Blues e Tamarineira
Gravações realizadas por Alexandre Fontanetti, Gustavo Ruiz, Maurício Badé, Pedro Luz, Renato Gama, Tuco Marcondes e Victor Hugo
Mixagem – Ricardo Mosca
Masterização – Felipe Tichauer
Foto Capa – Humberto Pimentel
Design Gráfico – Estúdio Pavio
Assessoria de Imprensa – Débora Venturini
Fotos Divulgação – Renê de Paula
Distribuição Brasil – Tratore
Distribuição Internacional – Horus Music
Produzido por zarpazanza e Spin Music
Com informações: Venturini Assessoria de Comunicação