Álbum inédito de Marília Pêra chega às lojas

“Por causa de você”, último e precioso registro de Marília Pêra, chega hoje às lojas e plataformas digitais 

 

As Chicas, Sandra Pêra, Dhu Moraes, Ricardo Graça Mello, José Milton, Ney Latorraca, Zezé Motta, Marcos Caruso, Arlete Salles, Esperança Mota, e Nina Morena participam do álbum

 

Ouça o CDhttps://orcd.co/porcausadevoce

 

Depois do single “A cara do espelho”, lançado em janeiro de 2018, o álbum “Por causa de você”, que traz os últimos registros de Marília Pêra no estúdio da Biscoito Fino, chega hoje às plataformas digitais e lojas físicas. Marília registrou vozes guias em 6 canções: no dia em que começaria a gravar as definitivas sua saúde piorou e ela não voltou mais ao estúdio. São elas: “A cara do espelho”, “Duas Contas”, “Não me deixes mais”, uma versão para “Ne Me Quite Pas e “Lua e Flor”, que Oswaldo Montenegro compôs para a peça “Brincando em cima daquilo”.

 

Familiares e amigos de Marília Pêra gravaram as outras seis canções que completam o álbum, uma empreitada de amor, como nos conta Sandra Pêra.

 

Por Sandra Pêra

Quando a falta de saúde traiu minha irmã, quando ela silenciava corajosa seus temores, a Kati apareceu e perguntou: “Marilinha, vamos fazer um disco?”.  Aquela pergunta, acendeu outra vez a chama da paixão pelo trabalho, a possibilidade de ficar de pé e poder cantar, mesmo que ficar de pé lhe trouxesse muita dor.

Kati trouxe José Milton e este chegou a mil, entusiasmado, falante, feliz, respeitoso e já trazendo um Cristóvão Bastos genial, poderoso, com mãos de bruxo. Junto na vida, Paula Leal com ouvido de mestra e o coração de PÊRA, Ricardo Graça Mello, filho escudo e amado e eu, esta irmã pronta pra tudo, começamos a feliz tarefa de fazer o disco, escolher músicas. De cara, a certeza de que Chinelinho Chinfrim estaria no repertório. Única letra composta por ela, logo após o nascimento da Nina, que na época ela achava que nós, Frenéticas, cantaríamos, com melodia de Guilherme Lamounier. Ela me dizia: “Finalmente vamos gravar o Chinelinho!”

 

Pensamos nas músicas que fizeram parte de alguma maneira da sua vida, da sua carreira, e fomos separando A Cara do Espelho, de Nelson Motta e Guto Graça Mello, de um LP gravado em 1975, A Feiticeira. Liguei para Nelsinho (Motta) e perguntei se ele tinha alguma música interessante para nos mandar. Lua e Flor, que Oswaldo Montenegro compôs especialmente para a peça de grande sucesso protagonizado por ela, Brincando em cima daquilo. A valsa Dona Felicidade, com letra do nosso tio Nestor Tangerine e música de Benedito Lacerda, faz parte da história da nossa família. Pinçamos músicas que ela cantou em tantos shows que fez neste Brasil, como Risque e Faz-me rir.

 

Fabiano Canosa lhe sugeriu Mulher, de Sadi Cabral e Custódio Mesquita. José Milton trouxe a versão de Fausto Nilo para Ne Me Quite Pas, Não Me Deixes Mais, que tinha sido gravada lindamente pelo Fagner. Ela ficou louca com a possibilidade de gravar Rio Antigo, de Chico Anysio: Marília e Chico eram dois monstros que se amavam, se identificavam muito. E naquele desfile de preciosidades, ela também escolheu Duas Contas e Por Causa de Você.

 

Eram momentos muito agradáveis na casa dela, tirando o tom com Cristóvão. Momentos em que eu via minha irmã saudável, únicos momentos em que ela sorria. Era música na veia. Entramos no estúdio/casa da Biscoito Fino com aqueles músicos feras, Paula filmando tudo, Ricardo sempre atento e engraçado. Enquanto eu massageava sua perna, acreditando que faria a dor sumir, ela colocava a voz guia. Ali, ao lado de uma Marília fragilizada pela doença, chegava aos nossos ouvidos uma voz muito frágil, nada parecida com a voz da exigente Marília Pêra.

 

Havia 11 músicas e Nelsinho nunca mais deu notícia. Liguei e ele mandou imediatamente três versões: de uma canção italiana, de uma valsa do Lírio Panicalli e outra de As Time Goes By. Ela ficou muito, muito feliz por Nelsinho ter mandado essas versões e escolheu a terceira. Tínhamos 6 vozes guias e no dia em que estava marcada para começar a colocar a voz definitiva, quando ela estava pronta pra sair, sua saúde piorou, não conseguiu mais voltar ao estúdio.

 

Quando Marília nos deixou, em 5 de dezembro de 2015, recebi da Biscoito Fino os CDs e não pude sequer abrir o envelope. Estávamos convivendo intensamente com a dor que a acompanhava dia e noite, a dor do corpo e a da alma. O que ouvíamos saindo da sua garganta era lindo, mas muito frágil, não achava que pudesse estar bom, principalmente sabendo como era dura e exigente com ela mesma. Guardei aquele embrulhinho e jurei não mexer.

Então, um ano e meio depois, tomamos coragem: Paula Leal, eu, José Milton e Kati nos enfiamos no estúdio para ouvir. Pensei que fosse morrer, eu ouço a saliva dela e para nossa surpresa, ouvimos uma voz afinadíssima. Paula e eu nos acabamos de chorar. Sim, uma voz frágil, mas a voz dela em seus únicos momentos de alegria, nos últimos tempos conosco. Claro que só concordamos em lançar o CD depois de sabermos que ela não estaria exposta de forma alguma, seria uma traição.

 

Mas eram só 6 vozes guias. Seria um CD com 6 músicas? Mais uma vez, Kati: “A Marília sempre trabalhou com os amigos e a família, ela gostava disso, por que não fazemos o mesmo com as outras 6 faixas?”

 

E foi assim, dentro daquela abençoada casa da Biscoito Fino, que tentamos terminar o que ela começou, com o as músicas que escolheu e rodeada de gente que a amava profundamente. Amora, minha filha, neste mutirão familiar, ficou encarregada dos arranjos vocais e coro. José Milton, produtor inigualável, com seu coração de anjo, nos conduziu com gentileza e talento nesta empreitada literalmente de AMOR.

 

Produção musical – José Milton

Arranjos e Piano – Cristóvão Bastos

Baixo – Jorge Helder e Jamil Joanes

Violões – João Lira

Guitarra – João Castilho

Bateria – Paulo Braga e Jurim Moreira

Acordeon – Bebe Kramer

Flugel e Trompete – Jessé Sadoc

Saxes – Zé Canuto e Marcelo Martins

Flauta – Antonio Rocha

 

 

Assessoria Biscoito Fino: Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em novembro de 1972, há exatamente 53 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Lou Reed "Transformer". 

Álbum produzido por David Bowie e Mick Ronson

Integrantes 

Lou Reed – vocais principais, guitarra rítmica
Mick Ronson – guitarra solo, piano, arranjador
David Bowie – vocais de apoio, teclados, violão (em "Wagon Wheel" e "Walk on the Wild Side")
Herbie Flowers – baixo, contrabaixo, trompete (em "Goodnight Ladies" e "Make Up")
John Halsey – bateria
Músicos adicionais

Trevor Bolder – trompete
Ronnie Ross – saxofones (em "Goodnight Ladies" e "Walk on the Wild Side")
Thunderthighs – vocais de apoio
Klaus Voormann – baixo (em "Perfect Day", "Goodnight Ladies", "Satellite of Love" e "Make Up")
Barry DeSouza – bateria
Ritchie Dharma – bateria

Tracklist 

Lado A:

1. Vicious 2:55
2. Andy’s Chest 3:17
3. Perfect Day 3:43
4. Hangin’ Round 3:39
5. Walk On The Wild Side 4:12

Lado B

1. Make Up 2:58
2. Satellite Of Love 3:40
3. Wagon Wheel 3:19
4. New York Telephone Conversation 1:31
5. I’m So Free 3:07
6. Goodnight Ladies

 

#transformer #loureed #boomerangmusic #davidbowie
Em 08/11/1980, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Motorhead @motorhead "Ace Of Spades".

Line-up:

Lemmy Kilmister (vocals, bass)
‘Fast’ Eddie Clarke (guitars)
Phil Taylor (drums)

Track list:

	1.	Ace Of Spades
	2.	Love Me Like A Reptile
	3.	Shoot You In The Back
	4.	Live To Win
	5.	Fast And Loose
	6.	(We Are) The Road Crew
	7.	Fire, Fire
	8.	Jailbait
	9.	Dance
	10.	Bite The Bullet
	11.	The Chase Is Better Than The Catch
	12.	The Hammer

#motorhead #aceofspades #lemmykilmister #fasteddieclarke #philtaylor #boomerangmusic
Em 08/11/1971, há exatamente 54 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Led Zeppelin @ledzeppelin "IV".

Line-up:

Robert Plant (vocals, harmonica)
Jimmy Page (guitars, mandolina)
John Paul Jones (bass, keys, mandolina)
John Bonham (drums)
Additional musicians: Sandy Denny (vocals)

Track list:

	1.	Black Dog
	2.	Rock and Roll
	3.	The Beattle of Evermore
	4.	Stairway To Heaven.mp3
	5.	Misty Mountain Hop
	6.	Four Sticks
	7.	Going to California
	8.	When the Levee Breaks

#ledzeppelin #ledzeppeliniv #robertplant #jimmypage #johnpauljones #johnbonham #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário do cantor e compositor Johnny Rivers que completa 83 anos.

#johnnyrivers #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 82 anos.

#jonimitchell #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o segundo álbum ao vivo da banda The Doors @thedoors "Alive She Cried".

Gravado ao vivo entre 1968 a 1970 em 
New York, Detroit, Boston, Copenhagen
The Doors

Jim Morrison – vocals
Robby Krieger – guitar
Ray Manzarek – organ, keyboard bass
John Densmore – drums

Tracklist:

1. Gloria (Van Morrison) (6:19)
2. Light My Fire (The Doors) (Incl. Graveyard Poem (Jim Morrison)) (9:54)
3. You Make Me Real (The Doors) (3:04)
4. Texas Radio And The Big Beat (The Doors) (1:53)
5. Love Me Two Times (The Doors) (3:18)
6. Little Red Rooster (Willie Dixon) (7:05)
7. Moonlight Drive (Incl. Horse Latitudes) (The Doors) (5:33)

#thedoors #aliveshecried #boomerangmusic
Em 07/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Diary Of A Madman”.

Line-up:

Ozzy Osbourne (vocals)
Randy Rhoads (guitars)
Bob Daisley (bass)
Lee Kerslake (drums)
Additional musicians: Louis Clark (Strings)

Track list:

	1.	Over The Mountain
	2.	Flying High Again
	3.	You Can’t Kill Rock And Roll
	4.	Believer
	5.	Little Dolls
	6.	Tonight
	7.	S.A.T.O.
	8.	Diary Of A Madman

#ozzyosbourne #diaryofamadman #randyrhoads #bobdaisley #leekerslake #boomerangmusic