Álbum “Juntos: Maíra, Marcus e Menescal” reúne ritmos e gerações em canções inéditas e autorais

Bossa Nova, Jazz-blues, samba-canção, valsa e ijexá se encontram nas sete faixas do álbum produzido na ponte aérea RJ-SP

 

Ouça aqui “Juntos”:   https://tratore.ffm.to/juntos-album

 

Um encontro que atravessa tempo e espaço e que se materializa em música. Um encontro que reúne gerações na composição e no arranjo de canções inéditas e autorais. Um encontro entre naturezas e a natureza. Em “Juntos: Maíra, Marcus e Menescal”, álbum produzido entre Rio-São Paulo e que carrega a beleza como essência e forma de resistência, a cantora Maíra Rodrigues e os músicos Marcus Teixeira e Roberto Menescal apresentam músicas nascidas dos laços entre os três e com a riqueza de estilos da música brasileira. O lançamento do álbum está previsto para junho, e o projeto acontece pelo Proac 12/2020 e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

Feito colcha de retalhos, o disco “Juntos”: Maíra, Marcus e Menescal” foi tecido à distância, como muitas produções artísticas durante a pandemia, com arranjos e direção musical de Marcus Teixeira. As gravações das sete faixas que compõem o disco foram feitas pelos músicos e pela cantora em São Paulo e no Rio de Janeiro e o resultado dessas linhas que se cruzam em pontos de melodia e letra é uma produção singular, com a alma de um encontro musical e geracional. Três artistas de tempos diferentes, tocados pelas energias do sol e do frescor. Um disco leve, sofisticado, um sopro em meio ao caos social e político dos dias presentes.

 

“A essência do disco é a natureza, a pureza, o olhar para o que realmente tem valor na vida. A arte como cura para o período de dor. As canções carregam o mar, têm atmosfera e energia solar, têm um pouco das nossas histórias e são a materialização da conexão entre nós três. Uma alegria imensa, para mim, realizar esse projeto ao lado de dois gigantes da música brasileira, o Marcus e o Menescal”, conta Maíra, cantora que tem “Juntos” como seu álbum de estreia.

 

Juntos com Fátima Guedes

 

A letra da canção Juntos, que dá nome ao disco, é da cantora e compositora Fátima Guedes, uma artista fundamental para a música brasileira. Fátima começou a compor aos quinze anos e, em 1973, alcançou o primeiro lugar no Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso, com sua “Passional”. Além disso, teve canções gravadas por Elis Regina, Maria Bethânia, Simone, Ney Matogrosso, entre outros.

Para “Juntos”, Fátima fez uma letra sob medida que fala, justamente, do processo criativo e da experiência de gravar um disco à distância, de se fazer algo tão de perto e, ao mesmo tempo, distante.

 

Músicas e mais participações especiais

 

Jardim Secreto; Juntos; Odociá; Leve; Assim como um amor; Tela fria e Tocando Feliz são os nomes das sete faixas que dão vida, corpo e alma ao disco.

 

Nas letras e melodias, os músicos tiveram ainda mais encontros, como com a cantora e compositora, Fátima Guedes, na canção Juntos, e com a também cantora e compositora, Carol Naine, em Tela Fria, uma música contemporânea e com uma dose de provocação. O texto fala sobre o momento no qual a música parece já não existir mais sem a imagem.

 

Jardim Secreto é de Roberto Menescal e Verônica Sabino. Leve é de autoria de Maíra, e a música Odociá traz aspectos autobiográficos da cantora e foi composta em conjunto pelo trio. A sonoridade dos arranjos é o fio condutor que une as composições e é inspirada pela própria bossa nova, pela música instrumental e influências jazzísticas.

 

“O álbum “Juntos” é a celebração de um encontro harmônico de vozes, gerações, ritmos e atmosferas. De espaços e pessoas singulares, mas ao mesmo tempo, ligadas e alinhadas, pelas energias da música e do amor. É um disco leve, que gira ao redor do que pulsa de mais genuíno dentro da gente e da beleza do ser e dos seres como um ato de resistência”, define Maíra.

 

“Felipe Silveira, pianista, é um dos músicos mais completos que já tive a oportunidade de conviver. Um grande acompanhador, arranjador, improvisador, compositor e um dos nomes mais importantes da nova geração da música instrumental no Brasil. Outro músico que abrilhanta o álbum é Osmário Marinho, um baterista com uma sensibilidade fora do comum e com uma dinâmica e delicadeza únicas”, destaca Marcus.

 

Marcam presença ainda dois artistas da nova geração, a cantora soteropolitana Luíza Britto, e Pedro Volta, filho de Marcus.

 

“Para produção de “Juntos”, cada músico fez a gravação da sua parte, em casa, e apenas a voz de Maíra foi gravada por Thadeu Lenza, no estúdio Drum Village. O disco teve mixagem e masterização impecáveis e belíssimas, feitas pelas mãos de Alexandre Fontanetti, vencedor do Grammy Award, do estúdio Space Blues em São Paulo”, conta Marcus.

 

Lançamento e shows

 

O álbum “Juntos: Maíra, Marcus e Menescal” será lançado em junho e estará disponível em todas as plataformas digitais, além do disco físico. E, para promover novos encontros e espalhar mais o “Juntos” por aí, o trio tem programado shows pelo Brasil.

 

Sobre os músicos

 

Maíra Rodrigues

 

Maíra Rodrigues Vicentim é natural de Campinas (SP) e desde os quatro anos já sabia que queria ser cantora. Começou a cantar profissionalmente aos dezesseis e teve aulas com Paula Santoro, Lívia Nestrovski, Marcelo Onofri, entre outros. Graduou-se em jornalismo, mas nunca deixou a carreira musical de lado. Em 2019, concluiu a pós-graduação em Musicoterapia e desenvolveu um trabalho de pesquisa e aulas sobre a potência do canto com o público feminino. Maíra é educadora e preparadora vocal para cantores e atores.

 

Afilhada da cantora, compositora e violonista, Rosa Passos, uma de suas maiores referências, Maíra recebeu, em 2020, o convite de Rosa para cantarem juntas a música Avião, de Djavan. Em 2019, Maíra recebeu outro grande presente da música: foi apadrinhada por um dos pais da Bossa Nova, Roberto Menescal, seu grande ídolo. Desse encontro com Menescal, nasceram composições e o projeto “Juntos”.

 

Marcus Teixeira

 

Guitarrista e violonista, Marcus Teixeira é natural do Rio de Janeiro (RJ) e carrega uma bagagem musical que o coloca como uma das maiores referências na sua área. Atualmente, Marcus é integrante do Quarteto BRS (com Paulo Paulelli, Celso de Almeida e Felipe Silveira) e do Quinteto Cais, além de atuar como docente da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo).

 

Como arranjador e/ou músico, Marcus já trabalhou com ícones da música brasileira e internacional, tais como: Gal Costa (com quem trabalhou por quase 10 anos e gravou sete discos e DVDs); Rosa Passos; Leny Andrade; Eliane Elias (com ela ganhou dois Grammys, em 2016 e 2017); Cesar Camargo Mariano; Emílio Santiago; Maria Rita (com quem ganhou um Grammy em 2004); Maria Schneider, Gilson Peranzzetta; Marc Johnson; Madredeus; Fabio Torres (Trio Corrente); Filó Machado; Leila Pinheiro; Fátima Guedes; Zéluiz Mazziotti; Cristovão Bastos; Nelson Ayres; Zélia Duncan; Flávio Venturini; Alaíde Costa; entre outros.

 

Roberto Menescal

 

Aos 18 anos, Roberto Menescal estreou na música profissionalmente, acompanhando artistas como Silvinha Telles, Maysa, Elis Regina e outros. Já em meados de 1958, estourou com uma brilhante carreira de compositor, criando, ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli, a Bossa Nova.

 

A partir daí, a “batida diferente” do seu violão afinado se tornou mundialmente conhecida. Menescal é autor de canções como “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o Mar”, “Bye, bye Brasil”, “Rio”, dentre outros clássicos. Em 1962, Menescal participou do famoso Concerto de Bossa Nova, no Carnegie Hall, em New York, ao lado de nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Carlos Lyra.

 

Entre os anos de 1970 e 1985, foi diretor artístico da Gravadora Polygran (Brasil), atualmente, Universal Music, na qual lançou e trabalhou nomes como Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em 2013, Menescal recebeu o Prêmio à Excelência Musical do 14º Grammy Latino, concedido aos compositores com forte contribuição e relevância artística para a música latina.

 

Em 2018, Menescal lançou 4 CDs com shows pelo Brasil e no exterior. Já em 2019, foi o ano de lançamento do DVD em homenagem ao Cazuza “Faz parte do meu show”. Em 2020, teve sua biografia publicada em “Roberto Menescal – Um Arquiteto Musical” (Editora Futurama), o lançamento do CD “Bossa got the blues” e o início da parceria com o músico Marcus Teixeira e com a cantora Maíra Rodrigues.

 

Com 62 anos de carreira e oitenta e dois anos de vida, Menescal continua fazendo a diferença no cenário artístico nacional.

 

Ficha técnica:

 

Maíra Rodrigues: voz

Marcus Teixeira: direção musical, arranjos, voz, violão, guitarra e baixo

Roberto Menescal: voz, violão e guitarra

Felipe Silveira: piano

Osmário Marinho: bateria

Luiza Britto:  vocais

Pedro Volta: bandolim

Pedro Dias: arranjo vocal

Fátima Guedes: voz

Carol Naine- voz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Ana Paula Romeiro – Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 07/11, é aniversário do cantor e compositor Johnny Rivers que completa 83 anos.

#johnnyrivers #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 82 anos.

#jonimitchell #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o segundo álbum ao vivo da banda The Doors @thedoors "Alive She Cried".

Gravado ao vivo entre 1968 a 1970 em 
New York, Detroit, Boston, Copenhagen
The Doors

Jim Morrison – vocals
Robby Krieger – guitar
Ray Manzarek – organ, keyboard bass
John Densmore – drums

Tracklist:

1. Gloria (Van Morrison) (6:19)
2. Light My Fire (The Doors) (Incl. Graveyard Poem (Jim Morrison)) (9:54)
3. You Make Me Real (The Doors) (3:04)
4. Texas Radio And The Big Beat (The Doors) (1:53)
5. Love Me Two Times (The Doors) (3:18)
6. Little Red Rooster (Willie Dixon) (7:05)
7. Moonlight Drive (Incl. Horse Latitudes) (The Doors) (5:33)

#thedoors #aliveshecried #boomerangmusic
Em 07/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Diary Of A Madman”.

Line-up:

Ozzy Osbourne (vocals)
Randy Rhoads (guitars)
Bob Daisley (bass)
Lee Kerslake (drums)
Additional musicians: Louis Clark (Strings)

Track list:

	1.	Over The Mountain
	2.	Flying High Again
	3.	You Can’t Kill Rock And Roll
	4.	Believer
	5.	Little Dolls
	6.	Tonight
	7.	S.A.T.O.
	8.	Diary Of A Madman

#ozzyosbourne #diaryofamadman #randyrhoads #bobdaisley #leekerslake #boomerangmusic
Hoje, 07/11, é aniversário do guitarrista Tommy Thayer @tommy_thayer_official da banda Kiss @kissonline que completa 65 anos.

#tommythayer #happybirthday #Kiss #boomerangmusic
Em 06/11/2015, há exatamente 10 anos atrás era lançada a caixa com 3 discos do cantor e compositor country Genuine "Alan Jackson" Story.

Tracklist

Disc One
1. Blue Blooded Woman
2. Here In The Real World
3. Wanted
4. Chasin’ That Neon Rainbow
5. I’d Love You All Over Again
6. Don’t Rock The Jukebox
7. Someday
8. Dallas
9. Midnight In Montgomery
10. Love’s Got A Hold On You
11. She’s Got The Rhythm (And I Got The Blues)
12. Tonight I Climbed The Wall
13. Chattahoochee
14. Mercury Blues
15. (Who Says) You Can’t Have It All
16. Summertime Blues
17. Gone Country
18. Born Too Late (Previously Unreleased)
19. If Tears Could Talk (Previously Unreleased)
20. Seven Bridges Road – LIVE (Previously Unreleased)

Disc Two
1. Livin’ On Love
2. I Don’t Even Know Your Name
3. Tall, Tall Trees
4. I’ll Try
5. Home
6. Little Bitty
7. Who’s Cheatin’ Who
8. There Goes
9. Between The Devil And Me
10. A House With No Curtains
11. I’ll Go On Loving You
12. Right On The Money
13. Gone Crazy
14. Little Man
15. Pop A Top
16. The Blues Man
17. It Must Be Love
18. Wings (Previously Unreleased)
19. Seguro Que Hell Yes (Previously Unreleased)
20. The Star-Spangled Banner (Previously Unreleased)

Disc Three
1. Where I Come From
2. When Somebody Loves You
3. Where Were You (When The World Stopped Turning)
4. Drive (For Daddy Gene)
5. Work In Progress
6. That’d Be Alright
7. It’s Five O’Clock Somewhere—with Jimmy Buffett
8. Remember When
9. Too Much Of A Good Thing
10. Monday Morning Church
11. Like Red On A Rose
12. A Woman’s Love
13. Small Town Southern Man
14. Good Time
15. Country Boy
16. Sissy’s Song
17. As She’s Walking Away—Zac Brown Band featuring Alan Jackson
18. Love Is Hard (Previously Unreleased)
19. Ain’t Just A Southern Thing (Previously Unreleased)

#alanjackson #countrymusic #genuine #boomerangmusic
Em novembro de 2002, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum do cantor, compositor e guitarrista Eric Clapton @ericclapton o ao vivo e duplo "One More Car One More Rider".

Também foi lançado em DVD

Eric Clapton e banda 

Eric Clapton – guitar, lead vocals
Andy Fairweather-Low – guitar, backing vocals
Billy Preston – Hammond B-3 organ, keyboards, backing vocals
David Sancious – piano, keyboards, melodica, guitar, backing vocals
Greg Phillinganes - Hammond B-3 organ, keyboards/synthesizers
Nathan East – bass guitar, backing vocals
Steve Gadd – drums

Tracklist DVD

1 Key To The Highway
2 Reptile
3 Got You On My Mind
4 Tears In Heaven
5 Bell Bottom Blues
6 Change The World
7 My Father's Eyes
8 River Of Tears
9 Goin' Down Slow
10 She's Gone
11 I Want A Little Girl
12 Badge
13 Hoochie Coochie Man
14 Have You Ever Loved A Woman?
15 Cocaine
16 Wonderful Tonight
17 Layla
18 Will It Go Round In Circles
19 Sunshine Of Your Love
20 Over The Rainbow

#ericclapton
#onemorecaronemorerider #boomerangmusic