Aquafaba divulga live session de álbum homônimo

Com o nome de Zirkus Mond Live Concert, Aquafaba apresenta as canções do disco lançado em julho

 

 

Liderado pelo brasileiro Danilo Timm, e pelo chileno Cristóbal Rey, o grupo Aquafaba, baseado em Berlim, disponibiliza hoje (08) o show Zirkus Mond Live Concert, captado em uma tenda circense localizada na capital alemã, e que dá o título à apresentação. O repertório inclui oito das nove músicas gravadas em seu álbum homônimo de estreia, lançado mês passado. Assista aqui. 

 

Além da dupla Danilo (vocais e violão) e Cristóbal (vocais, violão, teclado e charango), integram a formação da banda: Tomás Peralta (Chile – baixo), que realizou também a mixagem do show, Yanina Lombardi (Argentina – sax, flauta e backing vocals), Neus Kahlo (Catalunha – violino e backing vocals), Camila Berrío (Colômbia – percussão) e Pier Ciaccio (Itália – bateria), responsável pela edição e masterização do áudio da performance.

 

O grupo tem a presença de palco como uma das principais características, e, apesar de ter lançado o álbum de estreia somente no mês passado, já soma em seu currículo diversas apresentações, desde casas undergrounds a festivais, como o 3000 Grad Festival, que acontece no norte da Alemanha.

 

Diante deste histórico, a banda aguarda ansiosamente a volta dos concertos presenciais para seguir os planos da turnê para divulgação do novo álbum. “Adoro ver todo mundo brilhando no palco, e sentir os sorrisos entre nós, sentir que alguma coisa está acontecendo, que estamos realizando algo importante, algo que transforma e que cura”, recorda Cristóbal. Já Danilo comenta sobre a saudade que tem de subir ao palco e se comunicar com as pessoas: “Sinto muita falta da interação com a plateia. Nos shows eu gosto muito de interagir com quem está nos assistindo, e também me divirto ao fazer o público cantar junto e brincar entre si. Curtimos incentivar o olho no olho, o flerte e também em achar a melhor versão de si mesmo, ali”.

 

Zirkus Mond Live Concert 

 

Diante da impossibilidade de realizar o show de lançamento do álbum de estreia na presença do público, o septeto trabalhou em uma produção cuidadosamente desenvolvida para que o espectador tivesse uma experiência de imersão no universo da banda, mesmo que virtualmente.

 

Zirkus Mond, que significa “Circo da Lua” em português, foi a locação selecionada para a gravação do espetáculo. A tenda circense localizada em Berlim, é reconhecida por músicos locais, como um ambiente fruto de resiliência artística. “Um lugar que vibra ensaios, malabarismos e encantamentos com a platéia. Eu já tinha feito algumas apresentações com o meu coral – Heart Chor – e sempre quis tocar com a Aquafaba ali. Não achei que seria possível, mas liguei para o organizador e ele nos cedeu um dia para fazermos a gravação, e em troca faremos um show ali com público”, revela Danilo.

 

Uma criteriosa produção de cenário, figurino, iluminação e tratamento de áudio, fazem parte da apresentação que dura pouco mais de 60 minutos, e mescla o repertório do show com depoimentos de Danilo e Cristóbal sobre as experiências e histórias do Aquafaba.

 

Faixa a faixa 

 

Após a declamação de um poema em português, presente na letra da música que entrelaça a mensagem de empoderamento nas línguas inglesa e espanhola, a alegre Burbujas abre a performance e dá um gostinho para o espectador do que se pode esperar do restante do show.

 

Inspirados por jazz, música latina e psicodelia, La Profundidad revela a sonoridade enigmática do septeto. “Essa música traz um conteúdo místico que transmuta o som para virar silêncio. Ela discorre sobre o encontro do homem com si mesmo num fogo de vida interior que queima, destrói e faz renascer. As palavras transformadas em poesia alcançam em altura às montanhas para logo se desfazer no voo de pássaros que sobem”, completa Cristóbal.

 

A dicotomia da vida é traduzida nas métricas e sons progressivos da faixa Miel Y Dolor, que transmuta sua mensagem em doces melodias, porém acompanhadas de um instrumental intenso, orquestrado pela complexidade da bateria ao dialogar com o violino e saxofone.

 

Sussuarana é uma homenagem à cidade baiana que tem o mesmo nome e traz muito da magia da região. “Nos shows ao vivo adoro que a música começa bem devagarinho com som de pássaros e vai numa viagem que acaba numa celebração da vida, a galera pira e dança freneticamente sem se importar que a gente vai fazendo ritmos muito complexos de 9/8 y 10/8. Sinto que naquele momento, a única coisa que importa é a conexão com a verdade daquele instante”, pontua Cristóbal. A performer Adriatica faz uma participação especial traduzindo os versos musicais, em trabalhadas expressões corporais que acompanham não só o ritmo, mas também a história da música.

 

Coração de Leão celebra a coragem ao som de arranjos com piano Rhodes, violino e um marcante solo de saxofone que, somados à bateria, baixo, percussão e sintetizador, proporcionam o momento mais longo de experimentações instrumentais da apresentação, responsável por guiar o ouvinte a uma espécie de transe.

 

A bandeira do empoderamento é hasteada em Todas As Formas de Amor. A energia dos integrantes se funde e cria um clima festivo com fortes influências do MPB, samba, e também do rock alternativo. A letra explora o amor próprio e a aceitação de todas as personas habitantes de um único corpo.

 

Na sequência, Cristóbal anuncia em seu charango a faixa Água Vai Fal…, um baião-folk que evidencia a diversidade de ritmos da banda. A letra tem como tema um manifesto de cunho político, que faz críticas ao ritmo desenfreado de desconscientização ambiental que o mundo imprime nos tempos atuais.

 

Fruto do tropicalismo com jazz, Tesão encerra a apresentação, intercalada com discurso do frontman Danilo, que também apresenta todos os integrantes antes do término da performance.

 

ASSISTA ZIRKUS MOND LIVE CONCERT AQUI

 

FICHA TÉCNICA

Gravado ao vivo em Berlim no Zirkus Mond.

 

Aquafaba é:

 

Cristóbal Rey

Danilo Timm

Tomás Peralta

Yanina Lombardi

Pier Ciaccio

Neus Kahlo

Camila Berrío

 

Dançarina faixa “Sussuarana”:  Adriatica

 

Luz:   Richard Shultz

 

Câmeras:  Rita Couto  /  Dico Baskoro

 

Edição e masterização:  Pier Ciaccio

 

Mixagem:  Tomás Peralta

 

Styling: Nica Cor – Furtacor Couture

 

Manager:  Jeheremy Characo

 

Equipamento: Blue Whale Studio

 

Label:  Blue Whale Records

 

LINKS

 

Instagram

Youtube

Facebook

Spotify

 

 

 

SOBRE AQUAFABA

 

O encontro entre países distintos da América do Sul marcam o início do projeto Aquafaba. Liderado pelo chileno Cristóbal Rey e pelo brasileiro Danilo Timm, a banda baseada em Berlim (Alemanha) usa e abusa dos elementos regionais em suas composições. Em um passeio rítmico cheio de referências que transitam na bossa nova, baião, alt-rock e jazz, o projeto abraça em suas letras trilíngues (português, inglês e espanhol) diversos temas como metafísica, política, contos e atmosferas que encontraram ao longo de sua jornada. Em 2021 lançam seu álbum de estreia autointitulado com 9 faixas, depois de darem o pontapé inicial com os singles Tesão, Coração de Leão, Burbujas e Todas as Formas de Amor no mundo digital.

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Café 8 Assessoria de Imprensa