Artane Inarde lança o EP “Tatuagem” nas plataformas musicais

Cantora e compositora apresenta seu primeiro trabalho autoral

 

Tatuagem é o EP de estreia da cantora, compositora e poeta Artane Inarde. Uma das raras vozes femininas da MPB que interpreta suas próprias composições, Artane apresenta neste EP cinco de suas canções, “Tatuagem”, Coração Ligeiro”, “Rosa do Agora”, “Escada” e “Pequeno Plágio Sentimental”, sendo que as duas primeiras foram disponibilizadas antes como singles, em agosto e setembro, respectivamente.

 

Nascida na cidade de Natal (RN) e morando atualmente em Belo Horizonte (MG), Artane Inarde incorpora às suas criações poéticas os ritmos nordestinos, as melodias e harmonias da MPB e também a música de Minas Gerais, através de seus parceiros, inspirados instrumentistas e compositores mineiros. Abrindo o EP, “Tatuagem” (feita com Ale Hilário) é uma canção de sabor pop que aborda de forma poética as imagens, símbolos e palavras que as pessoas trazem gravadas e expostas no corpo. A segunda canção, “Escada”, surgiu como poema durante uma caminhada.

 

Ao elaborar os versos, a compositora pensou: “isto podia dar um samba”. E deu, nas cordas do violão de Ale Hilário. “Coração Ligeiro” (feita em parceria com Anderson Lobo) traz a cadência e o feitio sensual do xote nordestino e versa sobre o amor pleno, incapaz de ser represado e para o qual não há antídoto nem remédio. “Pequeno Plágio Sentimental” (também com Hilário), inspirada na relação da cantora com uma de suas avós, é uma canção sobre o amor infindo, e ajunta memória, saudade e gratidão. Em “Rosa do Agora” (coautoria de Hilário), construída como balada suave ao piano, a cantautora fala do despertar poético, do encontro com o belo e a poesia que podem estar em todas as coisas.

 

Produzido por Ricardo Ulpiano e Thiago Peixoto, o EP “Tatuagem” é um lançamento Naza Music.

 

Artane Inarde – Breve biografia

 

Poeta, contista, cantora e compositora, Artane Inarde nasceu na cidade de Natal (RN), em uma família de forte tradição musical. Começou a escrever poesia ainda na pré-adolescência, aos 12 anos, passando, mais tarde, a transitar também por outros gêneros literários. Tem diversos poemas publicados em livros e antologias nacionais e estrangeiros, entre os quais, “Rima do Gueto e “Estrelas” (O Livro das Marias II/Ixtlan 2020), “Como se seu fosse” e “Em vão” (Escrituras Negras II – As Marca/Ixtlan 2021), “Amar é Existir” e “Calar a Canção” (Elas e As Letras – Insubmissão Ancestral/In-Finita, Portugal, 2021) e os contos “Chega Logo”, publicado em “Histórias de Quarentena” (Helvetia 2021), e “Talvez Poesia”, publicado na coletânea “Mulheres das Letras – Ed. Esp. Salão do Livro de Genebra” (Editora Litere-se, 2021).

 

Em 2020 Artane participou do festival de música promovido pela Aliança Francesa, interpretando, no palco do Teatro Sesiminas (Belo Horizonte), “Demain C’est Toi”, da cantora Zaz, atuação que foi elogiada por músicos profissionais e compositores. Essa feliz experiência estimulou a escritora a considerar a música também como ofício.

 

Embora tenha se lançado primeiramente como escritora, Artane tem a música como sua primeira e constante paixão, uma história longa e intensa que até deu frutos inesperados: foi por circunstância dessa devoção que Artane trocou Natal por Belo Horizonte. “Fui ao Rio de Janeiro para assistir a um show de Paul McCartney e acabei conhecendo um mineirinho arretado”, conta. Morando na capital mineira desde 2010, Artane se sente “serenamente em casa”.

 

A descoberta de seus dons musicais aconteceu recentemente e meio por acaso, ela esclarece. “Fui levar meu filho para ter aulas de musicalização, no Instituto Villa–Lobos, e acabei me matriculando também, para estudar violão. E logo na primeira aula, ao cantar “Canção Amiga” (música de Milton Nascimento sobre um poema de Carlos Drummond de Andrade), o professor percebeu que eu tinha essa habilidade, à espera de ser apurada, ela se lembra. “Entrei para aprender violão e saí cantora”, comenta.

 

 

Artane elege Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Djavan como suas principais referências na música popular, e cita Marisa Monte, Mariana Aydar, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Djavan e Anderson Lobo entre os compositores/intérpretes contemporâneos com que tem mais afinidade. A cantora inclui também em suas audições a música erudita, que veio a desfrutar melhor em Belo Horizonte, através dos concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

 

O EP “Tatuagem” é um lançamento Naza Music.

 

Disponível nas plataformas digitais no dia 01 de outubro: https://bfan.link/Artane-Inarde-tatuagem

 

Lançamento do clipe Tatuagem no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCL5p-zX_PQD-dPJtalOWI7A

 

 

 

 

 

 

Com informações:   Assessoria de Imprensa  Luciana Braga

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday