Björk Talks no MIS aborda música, moda e tecnologia com foco na carreira na carreira e obra da artista

Como programação paralela da exposição ‘Björk Digital‘, em cartaz até 18 de agosto no MIS, encontros convidam profissionais como Zeca Camargo, Lilian Pacce, Lia Vissotto e Sarah Oliveira para conversas abertas ao público. Evento encerra com a exibição de ‘Dançando no escuro’ seguido de debate e tem entrada gratuita

 

Entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, o MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza o Björk Talks. Os encontros reúnem profissionais renomados e discutem pontos importantes da carreira da artista islandesa como música, moda e tecnologia. Além dos bate-papos, integra a programação a exibição de Dançando no escuro, filme protagonizado por Björk e vencedor dos prêmios de melhor filme e de melhor atriz (Björk) no Festival de Cannes de 2000.

 

Björk Talks faz parte da programação paralela da exposição Björk Digital, em cartaz no MIS até 18 de agosto. A curadoria dos encontros é do produtor cultural Victor Valery e a entrada é gratuita, para participar basta retirar ingresso com uma hora de antecedência na recepção do MIS.

 

Confira abaixo a programação completa.

 

31.07 | Quarta-feira |19h

Björk + Música, com Zeca Camargo, Alice Caymmi e Victor Valery
O jornalista e apresentador Zeca Camargo e a cantora Alice Caymmi participam do encontro que tem como objetivo analisar o desdobramento musical de Björk do final da década de 1980 até a atualidade. A conversa, mediada pelo produtor cultural e pesquisador Victor Valery, explora como sua trajetória influenciou o universo musical internacional e brasileiro.

 

Victor Valery é produtor cultural, fotógrafo e marchand de arte. Formado em Produção Cultural (2017) na Universidade Federal Fluminense, desenvolveu sua pesquisa em música, território e subjetividade especificamente na obra da cantora Björk. É curador independente de exposições de arte e programações culturais.

 

Alice Caymmi é cantora, compositora, musicista e performer. Começou a cantar e compor aos 10 anos de idade. Em 2012 lançou seu primeiro álbum autoral, Alice Caymmi (Kuarup/Sony Music), regravando a canção Unravel, de Björk, e recebendo elogios públicos da cantora. Entre seus troféus tem o Prêmio Multishow de Versão do Ano (2014), com a canção Homem (Caetano Veloso), e o Prêmio da Música Brasileira de Melhor DVD, com Rainha dos Raios (2016). Alice ainda conta com parcerias recentes de Ana Carolina, Rincon Sapiência e Pabllo Vittar, além de críticas muito positivas ao seu quarto e novo álbum ELECTRA (2019, Jóia Moderna Discos). Alice sempre identificou Björk como uma de suas inspirações.

 

Zeca Camargo é jornalista e apresentador. Formou-se em Administração de Empresas pela FGV e Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhou na Folha de S.Paulo, MTV e TV Cultura. Integrou a equipe do Fantástico, da TV Globo, por 17 anos. Admirador de Björk, Zeca assina o texto do folder da exposição Björk Digital e entrevistou a artista em 1998 para o Fantástico.

 

01.08 | Quinta-feira | 19h

Björk + Moda, com Lilian Pacce, Carollina Lauriano e Raphael Jacques (Alma Negrot)

O encontro discute a importância da indumentária no percurso da cantora Björk. Com mediação de Lilian Pacce, Carollina Lauriano e Raphael Jacques (Alma Negrot) analisam das capas de álbuns às parcerias com grandes fotógrafos e estúdios de moda pelo mundo e discorrem sobre como as parcerias escolhidas a dedo, de estilistas a maquiadores, desenharam a artista que conhecemos hoje.

Carollina Lauriano é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Tem extensão em Pesquisa e Análise de Tendências (em arte, design e moda) pela Central Saint Martins e atua como curadora independente desde 2017. Em 2018 passa a integrar o time de curadoria e gestão do Ateliê397, um dos principais espaços independentes de arte, com 15 anos de atuação em São Paulo. Em suas pesquisas, interessa discutir a inserção, desafios e conquista de jovens mulheres artistas no mercado da arte.

 

Raphael Jacques (Alma Negrot) é um artista visual multimídia que desdobra seu trabalho em pintura, fotografia, vídeo, performance e maquiagem. Estudou artes visuais na UFRGS, mas foi em inferninhos e coletivos de arte de rua que desenvolveu a maior parte de seu trabalho voltado para as artes do corpo. Suas poéticas permeiam as infinitas possibilidades de existência do corpo e suas potências através da manufatura do corpo e ressignificação de símbolos. Com materiais de descarte e improviso, Raphael cria Alma Negrot, que não vem a ser um alter ego, mas o estado de trânsito de tudo que o perpassa enquanto ser sensível e emergente. Atualmente assina beleza de desfiles como Diego Gama da Casa de Criadores, ministra oficinas de maquiagem criativa em todo País, é performer residente da festa de música eletrônica Mamba Negra em São Paulo e assina direção de arte para projetos de artistas da nova cena musical como Karol Conka, Johnny Hoocker e Letrux.

 

Lilian Pacce, autoridade em moda e estilo, tem um olhar de lince para todo tipo de comportamento relacionado ao assunto. Jornalista, editora de moda, apresentadora de TV, escritora e curadora, é publisher da plataforma Lilian Pacce – presente em todas as mídias digitais. Seu trabalho tem foco na moda sustentável, fazendo curadoria de eventos sobre o tema desde 2007, como na campanha “Eu Não Sou de Plástico”. Começou a cobrir os desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova York em 1987. Em 1992 estudou no London College of Fashion e na Saint Martin’s School of Fashion, a mesma escola que teve em seus bancos os estilistas John Galliano, Alexander McQueen e Stella McCartney. De 1996 a 2014 escreveu sobre moda para o jornal O Estado de S. Paulo. Com o GNT Fashion, programa comandado por ela ao longo de 18 anos, inovou a cobertura de moda na televisão brasileira.

 

02.08 | Sexta-feira | 19h

Björk + Tecnologia, com Lia Vissotto, Victor Valery e Ali Prando
O terceiro encontro desvenda a filosofia de Björk em mixar natureza e tecnologia na produção de videoclipes, músicas, concertos ao vivo e da exposição Björk Digital. O bate-papo é mediado por Victor Valery, produtor cultural e pesquisador da cantora, além da participação da produtora cultural e diretora da Cinnamon Comunicação, Lia Vissotto, responsável pela vinda da primeira VR de Björk (Stonemilker (2015) ao Brasil, e do filósofo e pesquisador Ali Prando.

 

Lia Vissotto é formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, sócia-fundadora da Cinnamon Comunicação e diretora fundadora do Instituto URBE. Antes de empreender no segmento cultural, trabalhou nas empresas Sony Pictures, Cartão Unibanco, Super 11.net e America Online. Já foi responsável pela criação, produção e comunicação de projetos culturais em variadas linguagens, incluindo o Music Video Festival, que celebra a arte do videoclipe no Brasil e no mundo, em sua 7ª edição neste ano. Pelo Instituto URBE, realiza projetos de arte pública.

 

Ali Prando é filósofo e pesquisador com as temáticas de gênero, sexualidade e feminismo, através de perspectivas butlerianas. Fundou a plataforma DiscoPunisher, contando com mais de 2 milhões de visitas, o portal possui entrevistas com artistas do mundo todo, como Charli XCX, Caetano Veloso, Pabllo Vittar e muitos outros. No Brasil, criou os cursos Politizando Beyoncé: Raça, Gênero e Sexualidade e Björk: Paradigmas do Pós-humanismo.exe que versam sobre filosofia contemporânea e feminista, através da estética dessas artistas.

 

Victor Valery é produtor cultural, fotógrafo e marchand de arte. Formado em Produção Cultural (2017) na Universidade Federal Fluminense, desenvolveu sua pesquisa em música, território e subjetividade especificamente na obra da cantora Björk. É curador independente de exposições de arte e programações culturais.

 

03.08 | Sábado | 19h | Dançando no escuro

Exibição do filme + bate-papo com Sarah Oliveira e Victor Valery
Para fechar a programação, Björk Talks exibe Dançando no escuro (2000), uma das obras-primas do polêmico cineasta Lars von Trier (Dogville) e vencedor dos prêmios de melhor filme e de melhor atriz (Björk) no Festival de Cannes de 2000. A sessão será seguida de bate-papo com a jornalista e apresentadora Sarah Oliveira e Victor Valery. O objetivo é destacar o importante trabalho de composição de trilha sonora e atuação de Björk na película, dissertando sobre os prêmios recebidos à época até as recentes declarações da cantora sobre os assédios cometidos pelo diretor nos sets de filmagem.

 

Dançando no escuro/ Dancer in the Dark (Dir. Lars von Trier, 2000, Estados Unidos/Dinamarca, 141 min, digital, 16 anos) Selma Jezkova (Björk) é uma mãe-solteira tcheca que trabalha numa fábrica no interior dos Estados Unidos. Vítima de uma doença hereditária, que a faz perder a visão e, para evitar que o filho tenha o mesmo destino, economiza todo o seu dinheiro para operá-lo. Apaixonada pelos musicais de Hollywood, Selma mistura realidade e fantasia. Porém, a sua vida muda radicalmente quando é acusada injustamente de um crime. Além da excelente trilha sonora e grande atuação de Björk, Dançando no escuro conta com as participações de Catherine Deneuve e de Joel Grey (Cabaré).

 

Sarah Oliveira é apresentadora de TV e de rádio. Foi na rádio 89 FM que Sarah Oliveira apresentou seu primeiro programa. Na MTV comandou o Disk MTV, o Jornal da MTV e o Luau MTV. Contratada pela Globo para revelar os bastidores da TV no Vídeo Show, fez matérias em diversos lugares do Brasil e do mundo. Em 2011, estreou no canal GNT apresentando o Viva Voz, primeiro formato em que assinou a criação. Foram produzidas mais de dez temporadas do programa e, a partir dele, vieram outros projetos formatados por ela, tais como: o documentário Na Trilha da Canção e o Calada Noite. Em 2015, Sarah foi indicada ao prêmio de melhor apresentadora de TV, pelo APCA. Em 2017, estreou seu primeiro projeto na internet, a série comportamental O Nosso Amor A Gente Inventa. A apresentadora também está no ar toda sexta-feira e domingo, às 17h, na Rádio Eldorado, com seu programa Minha Canção.

 

Sobre a exposição

 

Björk Digital é um projeto de realidade virtual de Björk em colaboração com alguns dos maiores artistas visuais do mundo, como Andrew Thomas Huang e Jesse Kanda. A exposição-instalação traz seis trabalhos de Björk extraídos de seu penúltimo álbum, Vulnicura, lançado em 2015: Stonemilker, Black Lake, Mouth Mantra, Quicksand, Family e Notget. As obras, divididas em quatro salas do primeiro andar do MIS, podem ser vistas com óculos de realidade virtual. Além dos seis vídeos, Björk Digital apresenta o projeto educativo Biophilia e uma sala de cinema onde o público confere diversos clipes da carreira da artista feitos por gênios do videoclipe como Michel Gondry e Spike Jonze. A mostra, que estreou em Sydney (Austrália) em 2016 e já passou por Tóquio, Barcelona, Cidade do México e Londres, entre outras, é apresentada pela primeira vez no Brasil. A exposição, que fica em cartaz até 18 de agosto, é apresentada pelo Ministério da Cidadania e Vivara, e tem patrocínio do UOL, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  A produção fica a cargo da Dueto Produções.

 

BJÖRK TALKS

 

DATA 31.07; 1º, 2, 3.08
HORÁRIO 19h (31.07, 01 e 02.08) e 18h (03.08)

LOCAL Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO Gratuito – retirada de ingresso com uma hora de antecedência na recepção do MIS

 

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br<http://www.mis-sp.org.br>
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

Informações para a imprensa – MIS 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday