Bons Ventos, novo álbum de Bernardo Lobo, chega às plataformas digitais

Produzido por Marcelo Camelo, o álbum celebra os 50 anos do cantor e compositor e 30 de carreira 

 

Ouça o álbum: https://orcd.co/bonsventos

 

Dia 3 de outubro Bernardo Lobo lança “Bons Ventos”, oitavo de sua discografia. Gravado em Lisboa, o álbum que leva o nome de uma canção inédita do compositor carioca no título, marca os 30 anos de carreira e os 50 de idade de Bernardo Lobo. O produtor é Marcelo Camelo, que participou da seleção do repertório e toca quase todos os instrumentos no álbum: guitarra, piano, baixo, bateria e percussão.

 

Apesar de terem morado no mesmo prédio, no bairro do Leblon, Bernardo cruzou poucas vezes com Camelo no Rio de Janeiro. Anos depois, mesmo radicados em Lisboa, o dois só vieram a se encontrar quando surgiu a ideia de convidar o vocalista do Los Hermanos para produzir o novo álbum. “Consegui o contato do Camelo, contei a ele sobre o novo projeto e ele topou na hora, disponibilizando o seu estúdio, o Estrela, pra gente gravar”, conta Bernardo.

 

Na primeira visita ao estúdio, Bernardo Lobo mostrou uma pré-seleção de canções inéditas. “Mostrei 16 músicas para o Camelo escolher oito, e pedi que ele selecionasse as que ele achasse mais comunicativas. Quando ele retornou com a lista dele, era quase igual a minha”.

 

As oito canções que fazem parte de “Bons Ventos” trazem parcerias de Bernardo com compositores diversos. Tiago Torres da Silva, poeta português que já compôs com Ivan Lins e Francis Hime, aparece em 3 inéditas. “Postei uma música minha nas redes sociais e o Tiago fez contato pra dizer que a gente tinha que compor em parceria. Passei a mandar melodias pra ele e acabamos fazendo umas 10 músicas juntos”, lembra Bernardo. Uma delas é “Vai e vem”, melodia de Humberto Araújo e Bernardo Lobo, para a qual o português escreveu a letra, que faz uma analogia entre o samba e o fado. Já Edu Krieger e Moyseis Marques são parceiros antigos. Com Krieger, Bernardo compôs “No Leblon”: “Já tínhamos feito essa canção há muito tempo, agora era a hora de gravá-la”. O samba com Moyseis chama-se “Arrebentação” e também estava guardado no baú de inéditas.

 

“D.R.” é uma parceria bem humorada com Nelson Motta, que fala sobre as discussões que rondam sobretudo as relações amorosas: “O Nelsinho eu conheço desde criança. Um belo dia ele me ligou e disse ‘Bena, tá na hora de sermos parceiros’. Em seguida me pediu pra mandar 3 melodias, ele escolheria uma para fazer a letra e mandar para a minha mãe, Wanda Sá, que estava gravando um disco à época. O mais engraçado é que eu sempre tenho melodias guardadas, mas quando o Nelsinho falou comigo eu estava envolvido com outras coisas, não andava compondo muito. Como não poderia deixar de atendê-lo, fui para o violão e fiz 3 músicas em dois dias! É uma honra pra mim ser parceiro do Nelson Motta”, pontua.

 

Com Mú Chebabi, Bernardo compôs a faixa que abre o disco, “Do Rio de Janeiro”. “O Mú é um grande amigo, além de parceiro. Ele passou uma temporada morando comigo, em Lisboa, e a gente compunha todos os dias. Fizemos cerca de 20 músicas nesse período. Essa tem uma história curiosa: o Mú refez a segunda parte da letra, que falava na África, tema que pode ser muito sensível, e eu adorei o resultado. Ela fala do Rio de Janeiro e de Lisboa, as duas cidades que eu amo. Ficou linda”, finaliza Bernardo Lobo.

 

Repertório e ficha técnica – Bons Ventos

 

Do Rio de Janeiro – Bernardo Lobo / Mu Chebabi

Voz e violão: Bernardo Lobo

Bateria, percussão, baixo, guitarra, piano e melotron: Marcelo Camelo

 

Bons Ventos –  Bernardo Lobo

Voz e violão: Bernardo Lobo

Bateria, baixo, guitarra, percussão e piano: Marcelo Camelo

Sanfona: Luciano Maia

Coro: Bernardo Lobo, Marcelo Camelo, Juca Cunha, Paula Cury, Marília Schanuel, Domingas Mascarenhas e João Ventura

 

Arrebentação – Bernardo Lobo / Moyseis Marques

Voz e violão: Bernardo Lobo

Bateria, percussão, baixo e piano: Marcelo Camelo

Flauta, sax e arranjo de sopros: Humberto Araújo

Coro: Bernardo Lobo, Marcelo Camelo, Juca Cunha, Paula Cury, Marília Schanuel, Domingas Mascarenhas e João Ventura

 

Vai e Vem – Bernardo Lobo / Humberto Araújo/ Tiago Torres da Silva

Voz e violão- Bernardo Lobo

Bateria, percussão, baixo, guitarra e piano: Marcelo Camelo

Sanfona: Luciano Maia

Piano: João Ventura

Coro: Bernardo Lobo, Marcelo Camelo, Juca Cunha, Paula Cury, Marília Schanuel, Domingas Mascarenhas e João Ventura

 

D.R.-  Bernardo Lobo / Nelson Motta

Voz e violão: Bernardo Lobo

Piano, baixo, bateria, percussão, guitarra e melotron Marcelo Camelo

Piano: João Ventura

Participação especial: Ive Greice

 

No Leblon –  Bernardo Lobo / Edu Krieger

Voz e violão- Bernardo Lobo

Piano, baixo, bateria, percussão e melotron: Marcelo Camelo

Piano: João Ventura

 

Na Palma da Mão –  Bernardo Lobo / Tiago Torres da Silva

Violão: Bernardo Lobo

Piano, baixo, bateria, percussão e melotron: Marcelo Camelo

 

Da Janela  – Bernardo Lobo / Tiago Torres da Silva

Violão: Bernardo Lobo

Piano, baixo, bateria, percussão e melotron: Marcelo Camelo

Piano: João Ventura

 

 

 

 

Com informações: Coringa Comunicação 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (05/02), é aniversário do baixista e compositor Duff McKagan @duffmckagan da banda Guns n' Roses @gunsnroses que completa 61 anos.

#duffmckagan #gunsnroses #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (05/02), é aniversário do cantor, compositor, multiinstrumentista e guitarrista das bandas IRA! @oficialira Pequeno Cidadão @pequenocidadao Edgard Scandurra @edgardscan que completa 63 anos.

📷 @gabrieluizramos / Boomerang Music 

#edgardscandurra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (04/02), é aniversário do cantor e compositor Zeca Pagodinho @zecapagodinho que completa 66 anos.

#zecapagodinho #happybirthday #samba #boomerangmusic
Hoje (04/02), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Noodles @thegnudz da banda The Offspring @offspring que completa 62 anos.

#noodles #boomerangmusic #theoffspring
Hoje (04/02), é aniversário do cantor e compositor Alice Cooper @alicecooper que completa 77 anos.

Também é vocalista da banda Hollywood Vampires @hollywoodvampires 

#alicecooper #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (30/01), é aniversário do baterista, cantor, compositor Phil Collins @officialphilcollins que completa 74 anos.

Foi integrante da banda Genesis @genesis_band 

#philcollins #happybirthday #Genesis #boomerangmusic
Hoje (30/01), é aniversário do cantor, produtor, compositor, pintor e baterista Marcelo Bonfá @marcelobonfa da Legião Urbana que completa 60 anos.

#marcelobonfa #happybirthday #boomerangmusic