Cantor e compositor andre L.R. mendes lança novo álbum “Manda Notícias”

Ouça o álbum

 

Assista ao clipe de “Teu Doce”

 

O baiano andre L.R. mendes (assim mesmo, em letras minúsculas) se define, antes de tudo, como compositor, mas suas atividades na música vão muito além disso. A pandemia mudou seus planos de terminar o álbum que estava sendo produzido e ele simplesmente começou outro num esquema bem quarentena; em casa, com os recursos que dispunha: uma guitarra, um violão, um microfone, um iPad, papel e caneta. Munido desse arsenal, gestou “Manda Notícias”, fruto de um período de intensa dedicação à canção num trabalho artesanal da criação.

 

andre assumiu todas as funções: da composição à capa; cantando, tocando, produzindo e até fazendo videoclipes. Trabalhando sozinho, nas palavras dele “como um escritor”, o que mais lhe interessa é a beleza da canção, essa forma clássica de fazer música popular: letra, melodia e harmonia. O sentimento e a entrega são mais importantes que arranjos mirabolantes e hyper editados, o que interessa é se comunicar com beleza, melodia, leveza e lucidez.

 

O álbum abre com a faixa-título “Manda Notícias”, cuja letra fala sobre o isolamento, os encontros impedidos pela pandemia e imagina o day after, a comemoração: “Vai ser uma festa nesse apartamento, vai ser nosso tempo, comemoração”. Há canções sobre relacionamentos amorosos, como “Dança do Sonho”, “Teu Doce” e outras, um desabafo sobre o momento político do Brasil e “Teto de Estrelas”, inspirada no personagem Antônio Balduíno, do romance “Jubiabá”, de Jorge Amado (escritor favorito de andre).

 

Manda Notícias” já está disponível nos principais aplicativos de música.

 

Breve biografia

 

andre L.R. mendes nasceu numa casa onde sempre se ouviu e tocou muita música. Ele iniciou sua carreira em meados dos anos 90 na banda de rock Maria Bacana, que foi descoberta e lançada pelo selo RockIt!, de Dado Villa-Lobos (Legião Urbana) e ficou conhecida pela música “Repeat, Please!” (andre L.R. mendes), que teve clipe em alta rotação na MTV Brasil e nas rádios rock de todo o país. A Maria Bacana chegou a ser considerada banda revelação pela revista Bizz, em 1997, porém não teve continuidade por diversos motivos e, no início de 2000, encerrou suas atividades.

 

andre passou alguns anos tocando com amigos até que em 2011 decidiu lançar seu primeiro disco solo “Bem-Vindo à Navegação”. Por ser um compositor hiperativo, planejou lançar um álbum por ano, o que fez de 2011 a 2016, quando interrompeu essa sequência anual por um motivo nobre: gravar um novo disco da Maria Bacana para comemorar os vinte anos de lançamento do álbum de estreia da banda. Novamente andre assinou todas as composições.

 

Em 2019 retomou a carreira solo e começou a produzir material para um novo disco. O lançamento estava previsto para o primeiro semestre de 2020, mas com a chegada da pandemia do coronavírus o projeto parou, dada a necessidade do isolamento social. Dessa pausa então floresceu o álbum “Manda Notícias”.

 

Tracklist

 

01. Manda Notícias
02. Desabafo
03. Dança no Sonho
04. Teu Doce
05. Teto de Estrelas
06. Insubmissão aos Urubus
07. a Sorte do anjo caído
08. Mana,…

 

Composto, arranjado, gravado, produzido, mixado e masterizado por andre L.R. mendes, entre março e setembro de 2020, em Salvador (BA)

 

Capa: andre L.R. mendes / Foto da capa: Cintia M.

 

 

Com informações: Batucada Comunicação