Cantor Lino de França faz show gratuito no Sesc Santana
Com forte influência de Luiz Gonzaga, Lino de França apresenta um repertório harmonioso regido pela zabumba, triângulo e sanfona
No domingo, dia 25 de junho, o cantor Lino de França sobe ao palco do Sesc Santana, às 17hs, para um show recheado de forró e MPB. Além da voz e sanfona marcantes de Lino França, a apresentação conta com o ritmo da zabumba de Gilberto Vieira e o improviso de Juarez da Silva no triângulo. A apresentação é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos.
Lino de França – Nascido na cidade de Fernandópolis, em São Paulo, Lino toca sanfona desde os seis anos de idade. Sempre influenciado pelo seu pai, um pernambucano chamado Luiz, sanfoneiro e cantador, que por ser filho de uma mulher chamada Ana era conhecido como “Luiz de Ana”. Por isso, quando se mudou para São Paulo, adotou como nome artístico “Luiz Diana”. E sempre se apresentava a caráter trazendo no peito a sanfona, e usando chapéu de couro, peixeira e borná, tal e qual um legitimo cangaceiro.
Ainda garoto, Lino de França passou a dar seus primeiros passos na sanfona. Aprendeu, com a ajuda do seu pai, a primeira parte do hino nordestino “Asa Branca” e depois foi se virando sozinho para aprender o resto da canção. Além das aulas de sanfona, Luiz Diana fez seu filho aprender uma lição pra lá de inesquecível: amar a Luiz Gonzaga como artista e como ser humano.
De Luiz Gonzaga, Lino só conhecia a voz e o som da sanfona através do rádio, já que sua família não possuía televisão, nem discos, nem fotos do artista. Mas o que fazia o garoto aliviar sua curiosidade era o fato de ter crescido ouvindo as pessoas dizerem que seu pai era a cara de Luiz Gonzaga.
Certa vez, sabendo que Luiz Gonzaga ia aparecer na televisão, trazido por Lúcio Mauro no programa “Alô Brasil, Aquele Abraço” da Rede Globo, na maior ansiedade para conhecer seu ídolo rumou para a casa de uma tia que tinha TV e ficou esperando até tarde da noite o início da atração. Quando Gonzagão apareceu, Lino, criança, levou um choque: por um instante pensou que era seu pai quem estava ali. Realmente as pessoas tinham razão: eles eram muito parecidos.
A partir daquele dia, com oito anos de idade, juntou os dois em um só: seu pai lhe dava o norte na vida e Gonzaga lhe dava o norte na arte. E tem sido assim há mais de 30 anos.
Ficha técnica:
Lino de França – Sanfona e voz
Gilberto Vieira – Zabumba e voz
Juarez da Silva – Triângulo e voz
SERVIÇO
Dia: 25/06. Domingo, às 20h. Domingo, às 17h.
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo, São Paulo – SP.
Local: Solarium. Grátis. Livre.
Duração: 120 minutos.
Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento – ar-condicionado.
Estacionamento – R$12,00 a primeira hora e R$3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Para informações sobre outras programações acesse o portal Sesc
Com informações: Assessoria de Imprensa SESC SANTANA