Denise Mello lança A MULHER na CANÇÃO: a composição feminina na Era do Rádio

O livro é um valioso registro de 15 compositoras brasileiras que atuaram entre 1920 a 1960, trazendo em suas páginas a produção, a história e a luta destas mulheres contra o machismo, a homofobia e o racismo.

 

Entre as personagens estão: Almira Castilho, Marília Batista, Dilú Mello, Carmen Costa, Maysa e Dolores Duran.

 

“Com sua pesquisa detalhada e profunda, Denise Mello ilumina o caminho que leva ao conhecimento dessas mulheres compositoras cujas trajetórias foram obscurecidas não pela irrelevância de seus trabalhos, mas sim por uma imposição social que insistiu em negar-lhes o direito que sempre tiveram.”

 

Regina Machado / cantora e compositora, docente do Departamento de Música do IA Unicamp.

 

Se hoje Rita Lee, Joyce, Marisa Monte, Marina, Adriana Calcanhoto, Fátima Guedes e tantas outras são reconhecidas, nem sempre a história foi tão generosa com as compositoras brasileiras. Até que ponto conhecemos as canções escritas por mulheres antes de 1960? A inquietação da cantora e compositora Denise Mello resultou no livro A MULHER na CANÇÃO: a composição feminina na Era do Rádio.

 

O projeto surgiu após a sua pós-graduação em Canção Popular, em 2017. Com um grande material em mãos, Denise Mello resolveu seguir em frente com sua pesquisa, que resgatou a trajetória de 18 compositoras brasileiras, entre elas as únicas lembradas pelo público: Chiquinha Gonzaga, Maysa e Dolores Duran.

 

A MULHER na CANÇÃO se concentra nas compositoras que tiveram maior atuação na Era do Rádio, com nomes que obtiveram prestígio em vida, foram reportadas pelos principais jornais e revistas do período, principalmente no Rio de Janeiro, como a Revista do Rádio, Radiolândia, A Noite, Fon Fon, além de mídia em outros estados brasileiros. As compositoras foram divididas em grupos:

 

  • O primeiro grupo é de compositoras que iniciaram suas composições nas décadas de 20 e 30, são elas: Carolina Cardoso de Menezes (1916-1999), Lina Pesce (1913-2011), Laura Suarez (1917-199?), Marília Batista (1917-1990) e Dilú Mello (1911-2000).

 

  • O segundo grupo compôs a partir da década de 40: Aylce Chaves (1919-1993), Linda Rodrigues (1919-1995), Carmen Costa (1920-2007) e Stellinha Egg (1914-1991).

 

  • O terceiro grupo agrega compositoras a partir da década de 50, com Bidú Reis (1920-2011), Dora Lopes (1922-1983), Almira Castilho (1924-2001), Zica Bergami (1913-2011), Dolores Duran (1930-1959) e Maysa (1936-1977).

 

Completam os nomes Chiquinha Gonzaga, Maria Firmina dos Reis e Tia Ciata, nomes importantes e que merecem destaque, mesmo atuando antes dos anos em que Denise Mello se concentrou.  O livro traz a transcrição de cerca de 240 trechos de letras e links para ouvir as canções. A versão online poderá ser baixada gratuitamente, por tempo limitado, após o lançamento.

 

A pesquisa revelou fatos marcantes da carreira destas compositoras, vindas de todas as regiões do país, e que enfrentaram com coragem o machismo da época para apresentarem seus pensamentos e produções.  Carmen Costa e Dolores Duram ainda enfrentaram o racismo e Dora Lopes e Linda Rodrigues, a homofobia. “É inspirador conhecer a valentia de Chiquinha Gonzaga – que enfrentou tantas barreiras para obter sua profissionalização em pleno século XIX. E é lamentável que não se reconheça as inúmeras canções de Vera Brasil, que não são incluídas no movimento da bossa nova; infelizmente, algumas delas terão que aguardar um próximo livro”, fala Denise sobre os seus projetos.

 

A tarde de autógrafos de A MULHER na CANÇÃO: a composição feminina na Era do Rádio acontece nos dias 22 e 29 de maio, das 16h às 20h, no Antiquário Bar e Café, na Vila Mariana. Denise fará uma breve explanação sobre o livro e cantará trechos de canções.

 

“É esse o propósito desta pesquisa de Denise Mello: contribuir para a mudança dessa “história oficial” – cada livro sobre nossas ancestrais é o reconhecimento da história de cada uma de nós.”

Carô Mugel / Pesquisadora Colaboradora do Departamento de História do IFCH/Unicamp

 

 

Sobre a Autora

 

Denise Mello é cantora, compositora, locutora, violonista, professora de canto popular e musicalização infantil. Psicóloga formada pela USP em 1989, depois de exercer a profissão durante 13 anos, passou a dedicar-se à gravação de jingles e locuções publicitárias, tornando-se membro do Clube da Voz.

 

Seu trabalho artístico inclui projetos como o grupo Nós e o Tom – com interpretação de canções de Tom Jobim e parceiros-, além do CD “Nada que se sente é em vão” com algumas canções autorais.

 

Pós-Graduada em Canção Popular pela FASM em 2017, Denise vem dedicando-se à pesquisa de compositoras brasileiras através do projeto “A Mulher na Canção” com palestras sobre o tema, em que traz recortes sobre a vida e obra de compositoras presentes no livro, além de trechos de suas composições para deleite do público. Site: www.denisemello.com.br

 

A MULHER na CANÇÃO: a composição feminina na Era do Rádio

 

De Denise Mello

Ilustrações: Luisa Mello

Preço: R$ 60

520 págs

 

Link para compras on line: https://poemesenmachine.com.br/lojaeditora

 

 

Texto Cris Fusco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Flavia Fusco Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 29/11/1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o segundo álbum de estúdio da banda Guns N ' Roses @gunsnroses “G n’ R Lies”.

Line-up:

W. Axl Rose (vocals)
Slash (guitars)
Izzy Stradlin (guitars)
Duff McKagan (bass, guitars)
Steven Adler (drums)
Additional musicians: West Arkeen, Howard Teman, Rick Richards, Ray Garden (percussion)

Track list:

	1.	Reckless Life
	2.	Nice Boys
	3.	Move To The City
	4.	Mama Kin
	5.	Patience
	6.	Used To Love Her
	7.	You’re Crazy
	8.	One In A Million

#gnr #gunsnroses #gnrlies
A cantora e compositora Vicka @vickaoficial lançou em todas as plataformas de streaming o seu novo álbum de estúdio "Entre a Calma e a Loucura".

O album conta as participações especiais de Roberta Campos, Marina Aquino e Nathan Carvalho e foi produzido por Renato Patriarca. 

Simples e potente, o album mistura pop contemporâneo, influências da MPB e nuances folk, três pilares que sempre acompanharam a trajetória de Vicka

Confira o tracklist do álbum:

1 – Começar De Novo
2 – No Vai e Vem
3 – Acordar com Você feat. Marina Aquino
4 – Tão Só
5 – Tão Só (Passarinhos)
6 – Passageiro feat. Roberta Campos
7 – Saber Confiar
8 – Tudo Vai Conspirar feat. Nathan Carvalho
9 – Lelé da Cuca
10 – Alerta Vermelho
11 – Show Particular
12 – Natureza Selvagem
13 – Quem é você?

Vale a pena conferir!! Ouça em sua plataforma de streaming favorita. 

#vicka #entreacalmaealoucura #boomerangmusic
Em 27/11/1982, há exatamente 43 anos atrás era lançado o album ao vivo do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne "Speak of The Devil".

Banda 

Ozzy Osbourne – vocal
Brad Gillis – guitarra
Rudy Sarzo – baixo
Tommy Aldridge – bateria

Tracklist:

1.	"Symptom of the Universe" 	5:41
2.	"Snowblind" 	4:56
3.	"Black Sabbath" 	6:04
4.	"Fairies Wear Boots" 	6:33
5.	"War Pigs" 	8:35
6.	"The Wizard" 	4:43
7.	"N.I.B." 5:35
8.	"Sweet Leaf" 	5:55
9.	"Never Say Die" 	4:18
10.	"Sabbath Bloody Sabbath" 	5:34
11.	"Iron Man/Children of the Grave" 	9:12
12.	"Paranoid" 

#speakofthedevil #ozzyosbourne #boomerangmusic
Em 27/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o album de estreia do duo Soft Cell @softcellhq "Non-Stop Erotic Cabaret" pela Some Bizzare Records.

Soft Cell

Marc Almond – vocal
David Ball – instrumentos eletrônicos e acústicos

Tracklist:

1. “Frustration”  4:11 
2. “Tainted Love” (Wr.: Ed Cobb) 2:34 
3. “Seedy Films”  5:03 
4. “Youth”  3:21 
5. “Sex Dwarf”  5:09 

Side 2  No. Title Length 

1. “Entertain Me”  3:34 
2. “Chips On My Shoulder”  4:06 
3. “Bedsitter”  3:35 
4. “Secret Life”  3:36 
5. “Say Hello, Wave Goodbye” 

 

#softcell #boomerangmusic
Hoje, 27/11, é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Jimy Hendrix @jimihendrix que completaria 83 anos.

#jimyhendrix #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 27/11, é aniversário do baterista Mike Bordin que completa 63 anos.

Foi baterista da banda Faith No More @faithnomore e também tocou na banda do Ozzy Osbourne.

#mikebordin #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 27/11, é aniversário do compositor, cantor e guitarrista Myles Kennedy @officialmyleskennedy que completa 56 anos.

Vocalista da banda Alter Bridge e da banda do guitarrista Slash.

#myleskennedy #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 26/11, é aniversário da saudosa cantora e compositora Tina Turner @tinaturner que completaria 86 anos.

#tinaturner #happybirthday #boomerangmusic