“CLUBE DO VINIL” COMEMORA UM ANO DE SUCESSO

Clube de assinaturas da Universal Music apresenta, em seu mês de aniversário, o antológico álbum “Refestança”, de Rita Lee e Gilberto Gil

 

Apresentado no início de setembro de 2022, o Clube do Vinil está celebrando um ano de existência. E, para comemorar em grande estilo, a novidade do mês é o antológico álbum “Refestança”, registro da festiva reunião dos geniais artistas Rita Lee e Gilberto Gil, que será apresentado em vinil amarelo. Os sócios do Clube do Vinil podem obter mais informações aqui .

 

Em 1977, Rita e seu compadre Gil fizeram o show homônimo, que passou por várias capitais brasileiras e resultou em um LP gravado ao vivo. Gil já havia lançado os discos “Refazenda”, em 1975, e “Refavela”, no início de 1977, e definiu assim o novo trabalho com a paulistana: “Refestança é um lugar. Em que se cantando dá. Em que se dançando dá. Em que se plantando… só bananeira”. Naqueles tempos nebulosos, o negócio era dançar (e cantar) pra não dançar.

 

O repertório traz “Refestança”, então inédita parceria da dupla, sucessos individuais de cada um deles e de outros artistas, mais o presente de Rita para Gil, a canção “Jiló”. A bela interpretação de Gil para “Ovelha Negra”, e a explosiva versão de Rita para “Back in Bahia” são pontos altos do álbum. Além da faixa-título, eles também cantam juntos “Odara” (Caetano Veloso), “Domingo no Parque” (revivendo a histórica parceria surgida no III Festival da Record, em 1967) e “É Proibido Fumar” (Erasmo Carlos / Roberto Carlos), ótima sacada dos compadres que haviam tido problemas com a polícia no ano anterior por porte de maconha. Gil e Rita ainda apresentam “De Leve”, versão de “Get Back” (Lennon / McCartney), que viria a ser gravada por Lulu Santos no seu álbum de estreia, em 1982.

 

Curiosamente, duas canções de “Refestança”, “Eu Só Quero Um Xodó” (Dominguinhos / Anastácia), que aparecera no lado B do compacto lançado por Gil em 1973, e “Arrombou a Festa” (Rita Lee / Paulo Coelho), que fora incluída no lado A do compacto lançado por Rita & Tutti Frutti em 1976, não fazem parte dos LPs de estúdio dos respectivos artistas.

 

Produzido por Guto Graça Mello, “Refestança” também eternizou o encontro das superbandas de Gilberto Gil, a Refavela – formada por Moacir Albuquerque (baixo), Perinho Santana (guitarra), Djalma Correia (percussão), Cidinho Teixeira (teclados), Carlos Alberto Charlegre (bateria) e Lúcia Turnbull (vocal) – e de Rita Lee, a Tutti Frutti – que era composta por Luís Sérgio Carlini (guitarra), Roberto de Carvalho (teclados), Lee Marcucci (baixo), Sérgio Della Monica (bateria), Wilson Pinto de Oliveira (vocal), e Naila ‘Scorpio’ Mello (percussão).

 

A curadoria do Clube do Vinil é feita por ninguém menos que o produtor, pesquisador e músico Charles Gavin (baterista dos Titãs) e os textos de todos os encartes dos álbuns são assinados pelo prestigiado crítico musical e jornalista Tárik de Souza, que relata detalhes e curiosidades sobre cada um dos discos.

 

A edição do ano passado apresentou o memorável álbum “Nervos de Aço”, sexto disco de estúdio de Paulinho da Viola, lançado em 1973, em vinil na cor azul, o disco “Álibi”, de Maria Bethânia; “Sinal Fechado”, de Chico Buarque; “A Banda dos Contentes”, de Erasmo Carlos, entre outros grandes lançamentos.

 

Estamos celebrando o primeiro ano e o grande sucesso do Clube do Vinil, um projeto pelo qual temos muito carinho. A cada mês, fazemos os charmosos e desejados vinis dos nossos grandes artistas chegarem às casas de um número crescente de fãs. Uma experiência especial para eles e também um orgulho para nós”, diz Paulo Lima, presidente da companhia.

 

Universal Music é detentora de um dos mais extensos catálogos da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  www.universalmusic.com.br

 Universal Music Brasil : Departamento de Imprensa e Comunicação / PR

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic