Collab “Máquina de Louco”

Os processos colaborativos que já vinham sendo uma tendência entre artistas e produtores parecem ter ganhado ainda mais força nesse final de década, marcado pelo isolamento social e mudanças profundas nas formas de produzir e se comunicar com o público. Após lançar, em abril de 2020, um disco de Dub juntamente com o produtor Buguinha Dub e um disco ao vivo com Gilberto Gil, o BaianaSystem passa a experimentar novos formatos de produção e chega ao final do ano com lançamentos de materiais através de outros parceiros numa junção de dubs, remixes e participações.

 

A Máquina de Louco, memória audiovideográfica do grupo baiano, organiza todo esse material que começa a sair no início de novembro com um Remix do DigitalDubs para a faixa título do disco Duas Cidades. O remix já tinha sido feito em 2017, mas agora ganha ainda mais força com a participação de YT, um MC que reside na Inglaterra e vem de uma comunidade caribenha. Seus versos em inglês complementam a letra original dando uma visão mais cosmopolita à canção. A faixa saiu pelo próprio selo do DigitalDubs, no dia 30 de outubro.

 

Em seguida (11 de novembro) sai uma versão inédita de uma faixa lançada em 2018 muito conhecida nos shows e que teve a participação da cantora angolana Titica e de Margareth Menezes. Capim Guiné Remix sai pelo selo de Victor Rice numa interpretação bem voltada pra pista feita por Victor, Dj Raiz do MiniStereo Público e DJ Leandro, que trouxe sua tradição e pesquisa nos ritmos afro baianos com muita percussão aliada à vocais e synths hipnóticos, e como a própria Titica recita, um TecnoBass conectando pistas do mundo todo.

 

Na sequência, sexta-feira 13 de novembro, um encontro inédito entre Pavilhão 9 e BaianaSystem será selado com o lançamento do single “Lockdown/Cidade Perdida“, numa faixa que fala de violência policial, racismo e pandemia. O convite foi feito há dois meses pelo Pavilhão 9 que já tinha pré produzido a faixa e, numa série de encontros virtuais, foram incorporados berimbau, guitarra baiana, beats e uma nova letra com elementos bem fortes das duas bandas.

 

Ainda em novembro, mais precisamente no dia da consciência negra (20 de novembro) o selo Máquina de Louco lança o novo disco da Orquestra Afrosinfônica, intitulado “Orin“. A orquestra é dirigida e regida pelo maestro Ubiratan Marques, e tem as participações de Dodô Miranda, Lazzo Matumbi, Gerônimo Santana, Mateus Aleluia e do BaianaSystem, que participa na faixa “Água”, faixa de abertura do álbum “O futuro não demora” e composta em parceria com o maestro. “Orin” é o segundo disco da Afrosinfônica e terá capa assinada por Vik Muniz.

 

Outro lançamento em parceria com a Vinyland será o compacto em vinil com a faixa “Cabeça de Papel”, contendo a versão original e um remix feito pelo Tropkillaz. A bolacha  será uma edição especial para colecionadores e DJs, e o emblemático e sarcástico personagem reaparece trazendo sua força crítica e política para balançar as estruturas nesse momento difícil  que vivemos.

 

Voltando aos remixes, o BaianaSystem foi convidado para participar do disco de remixes feito para comemorar os 10 anos do lançamento de Efêmera, álbum de estréia da cantora Tulipa Ruiz e que será lançado ainda em 2020. A faixa sugerida por seu irmão e produtor Gustavo Ruiz foi “Só sei dançar com você” e terá produção de Junix 11 e João Meirelles, integrantes do BaianaSystem e produtores de trabalhos com artistas como Jadsa Castro, Josyara e Giovani Cidreira.

 

Seguindo no pensamento de collab a Máquina prepara ainda um novo site onde vai disponibilizar ítens de parcerias com a Re-Roupa, além da discografia em vinil e cassete, camisas, vídeos e outras surpresas do BaianaSystem. A Máquina não para.

 

www.baianasystem.com

 

www.maquinadelouco.com.br

 

 

Bebel Prates – Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (17/03), é aniversário da ssudosa cantora e compositora Elis Regina @elisregina que completaria 80 anos.

#elisregina #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (17/03), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Smashing Pumpkins @smashingpumpkins Billy Corgan @billycorgan que completa 58 anos.

#billycorgan #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1976, o quarto álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline Destroyer completa 49 anos.

Produzido por Bob Elzin e lançado pela gravadora Casablanca Records.

Faixas do Disco

1 –  Detroit Rock City

2 – King Of The Night Time World

3 – God Of Thunder

4 – Great Expectations

5 – Flaming Youth

6 – Sweet Pain

7 – Shout It Out Loud

8 – Beth

9 – Do You Love Me?

#destroyer #kiss #boomerangmusic
Hoje (16/03), é aniversário do cantor e compositor Branco Mello @brancomello dos Titãs que completa 62 anos.

#brancomello #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (16/03), é aniversário da cantora, compositora e guitarrista Nancy Wilson @nancywilson da banda HEART @heartofficial que completa 70 anos.

#nancywilson #happybirthday #heart #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário do saudoso cantor, compositor e produtor Quincy Jones @quincyjones que completaria 92 anos.

#quincyjones #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (14/03), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Suicidal Tendencies @suicidaltendencies Mike Muir que completa 62 anos.

Foto 📷 Van Campos @natrilha.van 

#mikemuir #suicidaltendencies #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 14/03/1986, há exatamente 39 anos, o filme Crossroads,  em português A Encruzilhada, traz uma história de um talentoso estudante de guitarra que descobre a história de uma música perdida escrita pelo lendário bluesman Robert Johnson. Esse jovem músico acaba excursionando pelo sul dos Estados Unidos ao lado do músico Willie Brown que chegou a tocar com o músico.

No elenco Ralph Macchio @ralph_macchio Joe Seneca e Steve Vai @stevevaihimself Tim Russ e Jami Gertz.

Bom filme com uma ótima trilha sonora.

#crossroads #39years #boomerangmusic