Da composição ao lançamento: Banda Flake Rock Inc explica o processo de produção de uma música

Com seis canções autorais já lançadas, a banda se destacou nos aplicativos de música

 

Vocês já pararam para pensar qual o maior objeto de desejo de um artista? Muitos podem pensar em fama, dinheiro, mas nada disso é possível sem os grandes Hits. Existem aqueles que estouram com uma única canção e depois não ouvimos mais falar e aqueles que lançam sucesso atrás de sucesso, que já ficaram conhecidos como Hitmakers. Mas como um hit é criado? Como uma canção sai do imaginário do compositor e vai parar na boca do povo? Destaque nos aplicativos de música, principalmente no Spotify tendo emplacado três canções na maior playlist do segmento, a Pátrica Rock, a banda Flake Rock Inc decidiu abrir seus segredos e contar como é a produção de suas músicas desde a composição, até o lançamento e como uma banda independente se organiza em cada um desses passos.

 

Composição

 

“As composições da banda são feitas por mim e muito do que eu faço já é pensando na atmosfera que a música terá com a banda. Eu adoro compor e escrever quando estou sozinho, mesmo nas músicas que assino em parceria, como por exemplo Bandeira Preta (nosso próximo single) que o Janny (contrabaixo) também assina, eu sempre faço a minha parte sozinho. Sempre achei o processo de composição algo muito íntimo, não dá pra se dizer a frase mais romântica do mundo com algumas pessoas te olhando, é preciso estar só com sua paixão que nesse caso é a música. O processo de composição varia de música pra música, às vezes me vem a melodia primeiro e eu faço a letra por cima e às vezes estou inspirado para escrever algo e depois preciso encontrar a melodia. A segunda opção é sempre mais difícil, pois exige uma remodelagem grande da letra e as vezes me soa meio industrializado demais. Às vezes melodia e letra vem junto e essas são as músicas mais assustadoramente boas que se pode fazer, mas exige uma conexão muito grande com o subconsciente e todas as formas de energia que estão em volta de você”, conta o vocalista da banda, Guilherme.

 

“A inspiração para escrever vem dos sentimentos que as coisas mais normais e simples do mundo nos fornecem, como uma noite repleta de estrelas e mistérios ou um bobo sentimento de não querer deixar a juventude para trás. De todas as formas, a conexão com universo e o mar são coisas que sempre habitam minha cabeça na hora de compor. A música é simplesmente a energia que alimenta sua alma, você só é o veículo que cospe e sintetiza ela, mas ela em si, é pura energia”, completa o vocalista.

 

Produção

 

“Nosso processo de produção das músicas após a composição é um pouco mais complexo pois envolve a opinião de todos os membros da banda e muitas vezes gera conflitos internos. As músicas são gravadas no nosso estúdio próprio, com o Ota (baterista) assumindo a frente dos softwares de gravação e regulagens. As partes de cada um são gravadas separadamente após ensaios e mais ensaios com a banda toda na track a ser gravada. Cada um faz sua parte e trás de casa as próprias linhas prontas. Após essa “primeira etapa” de gravação as músicas passam para o produtor e engenheiro de som (trabalho feito por Guilherme Canaes e Paulo Anhaia nos nossos lançamentos) e depois são enviadas já prontas para lançarmos em conjunto com nossa distribuidora. Todo esse processo é um pouco desgastante, pois são ajustes mínimos e muitas pessoas dando opinião sobre uma mesma coisa. Apesar do trabalho duro e árduo, estamos adorando os resultados”, explica Guilherme.

 

Lançamento

 

“As divulgações normalmente eu gero o ISRC da música, que seria um código único de cada música. Depois disso, por meio do portal de nossa distribuidora digital que é a IMusics eu atrelo o ISRC ao arquivo WAV, juntamente a capa da música. Nessa parte também colocamos o gênero dela e contamos um pouco sobre ela, como foi escrita e qual a mensagem que ela quer transmitir e, por fim, agendamos a data de lançamento para todas as plataformas digitais de streaming. Normalmente, optamos pelas sextas-feiras pq é o dia que os curadores do spotify atualizam as playlists”, descreve o guitarrista Rafael.

 

“Todos esses passos são super importantes para que os curadores conheçam um pouco mais sobre a música que está sendo lançada e entendam o sentido dela perante o cenário atual. Por último, eu pego o fonograma que eu gerei lá no começo no software do ISRC e envio para as associações dos músicos em que cada membro está cadastrado para que música tenha seu registro feito e, assim, possamos monetizá-la. Com isso todos os direitos autorais estão seguros e atrelados a nós”, finaliza.

 

Sobre a Flake Rock Inc

 

O que mais poderia unir três estudantes de engenharia mecânica? Se você respondeu o interesse por cálculos, está profundamente errado. Rafael (guitarrista) despertou seu interesse pela música na adolescência quando começou a tocar guitarra por conta própria. Já Guilherme (cantor) começou a tocar violão com apenas sete anos e a compôr com oito. Ricardo (baixista) iniciou tocando guitarra aos 15 anos e aos 17 já se apresentava com a banda do colégio em sua formatura. Apaixonados pelo rock e compartilhando referências como Black Sabbath e Red Hot Chili Peppers, os músicos se conheceram e reconheceram durante a faculdade quando deram início a banda “Subúrbia” em 2014. Mas ainda faltava um representante muito importante, o baterista. Por meio de um amigo em comum, os engenheiros conheceram o administrador Fábio, que desde os 16 anos se dedica ao instrumento. Com essa nova aquisição, “Subúrbia” tornou-se Flake Rock Inc em 2017.

 

Desde então, a banda já se apresentou em eventos fechados, bares e pequenos festivais em São Paulo e região, unindo em seu repertório covers de grandes nomes do rock nacional e internacional e canções autorais.

 

Em março de 2020, com a chegada da pandemia, decidiram finalmente iniciar os lançamentos de suas próprias composições quando disponibilizaram em todos aplicativos de música a canção “Textura da Lua”. Hoje, a Flake já conta com seis músicas autorais disponíveis, além do clipe de “Antes do Sol Sair”.

 

Conheça mais:

 

Instagram: https://instagram.com/flakerock.inc?igshid=5kcmzpsgci9c

Youtube: https://youtube.com/channel/UCsqseO8hLufeWseqcngCs4g

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4UzemrBmEjJIq6BOqBDnDJ?si=6nkjFLrmTl6P2Y3Im-5OiA

 

 

 

 

Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA – Gabriela Gimenes

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic