Dadi lança seu novo álbum “Todo Vento”

Ouça aqui:   https://orcd.co/todoventodadi

 

Vídeo:   https://youtu.be/T0U3ncGqD4c

 

 

No meu dicionário musical, o sufixo dade finaliza com i; é dissílabo constante nos substantivos mais preciosos e caros: qualiDadi, musicaliDadi, liberDadi, generosiDadi. No meu léxico, dadi vem com maiúscula, tem corpo, cara, cabelo, boca, olhos e principalmente som: sonoriDadi. É característica daquilo que não tem idade. Sua atemporaliDadi considera o tempo presente do instante em que soam as notas quando sua musica se faz constante, onde passado e futuro se juntam, se fundem, e fundam o território fecundo infinito e “a tempo” da eterna contemporaneiDadi.

 

Não é à toa que o tempo parece não alcançar Dadi. Ele está à frente do tempo — mas toca o tempo todo no tempo —, e ao lado do tempo. Ou será que é o tempo que está sempre a seu favor e ao seu lado?

 

Conheci Dadi muito depois de conhecer sua música, ainda depois de saber que tantas das músicas que conhecia tinham suas digitais, foram feitas através de seus dedos — os 10 dedos de Dadi. Primeiro vieram o Novos Baianos: “Acabou Chorare“ e “N.B.F.C” (discos que quase furei de tanto que os ouvi) fizeram minha cabeça muito antes de eu sequer sonhar em ser músico, muito menos o baixista esquisito que por 20 anos fui.

 

Mas só viemos a nos conhecer tantos anos mais tarde. Acho que foi em 94 quando sugeri que Marisa o chamasse para sua banda. Depois disso, gravamos juntos meu primeiro disco, “12 de Janeiro”, e pude então testemunhar sua habilidade de fazer tudo ficar simples, tal a facilidade com que traduzia minhas ideias obtusas em notas, linhas e realidade.

 

Seu jeito de tocar me lembra meu mestre Paulinho Nogueira. Alguma coisa na forma como seu polegar bate no bordão, a curvatura da falange que, como um arco, lança o movimento com distinção e suavidade. Dadi toca de modo suave, nunca bruto; sua música é divinal e dadivosa. Sempre achei que ele deveria fazer uma versão de “Menina”, composição magistral de Paulinho.

 

Depois desse longo prólogo, encontro aqui a deixa para falar sobre o que realmente preciso: “Todo o Vento”, seu novo disco. Dadi em sua totalidade. Eis aqui uma pequena mostra, o mais recente exemplo da vastidão de sua obra: 7 canções, todas de sua autoria (solo e em parceria), um mosaico rico, um pequeno tesouro, um breve passeio pela sua extensa e elástica musicaliDadi.

 

Não vou me ater a resenhar ou descrever o que cada um de vocês irá ouvir e encontrar ali. A ficha técnica dá uma dimensão da magistral rede de amigos, de inúmeros círculos e dialetos. Para fazer um disco como esse é preciso ter senso e espírito, e Dadi é um polo aglutinador, uma enzima, um dínamo, homem nuclear e orbital. Ouvir música é ato solitário, individual e inalienável, mesmo quando feito em conjunto, na sala, no carro, na beira do palco. Ouçam e aproveitem. Poderia até dizer: ouçam e aprendam.

 

Nando Reis / Setembro de 2021

 

 

 

Tracklist

 

Um Pouco Pro Santo

Os Aromas da Floresta

Todo Vento

Pela Praia Pela Lagoa

Os Olhos Dela

Lady Girl

Sol

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Bebel Prates Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday