Denise Emmer revisita quatro décadas de carreira com disco inédito, single novo e discografia nas plataformas digitais

De longa e premiada carreira também na Literatura, cantora, compositora e instrumentista disponibiliza diversos álbuns por streaming, lança o single “Setembro Antigo” e resgata o LP “Cantiga de Verso Avesso”, gravado em 1992 porém não lançado, com participações de Alain Pierre e Jaques Morelenbaum

                 

Há um pouco mais de quatro décadas, a poeta, compositora, cantora e instrumentista carioca Denise Emmer conquistou o país com a canção “Alouette”, tema da novela “Pai Herói” (1979), da TV Globo. Tocada em emissoras de rádio de todo o país e lançada no ano seguinte em compacto simples, a canção romântica em francês alcançou a marca de 300 mil cópias vendidas, rendendo um Disco de Ouro e participações na TV, como no programa “Fantástico” (TV Globo). Nascida em uma família de artistas, seus pais, os escritores Janete Clair e Dias Gomes, e seus irmãos, os músicos Alfredo e Guilherme Dias Gomes, Denise já despontava precocemente, na adolescência, também na literatura com seu primeiro livro “Geração estrela” (Paz e Terra, 1976), com prefácio de Moacyr Félix e preparando seu sucessor, “Flor do milênio” (Civilização Brasileira, 1981), com texto de orelha assinado também pelo saudoso poeta. Naquele momento, Denise Emmer negou trilhar o fácil caminho do sucesso imediato – gravadoras, produtores e empresários insistiam na carreira de intérprete em francês nos moldes de “Alouette” – e decidiu criar identidade própria, tanto na música quanto na literatura, publicando, até os dias de hoje, 22 livros e lançando uma discografia robusta que chega às plataformas digitais a partir de setembro, assim como o single inédito “Setembro Antigo”.

 

Os discos “Pelos caminhos da América” (1980) e “Mapa das Horas” (2004) já se encontram nos canais de streaming – até outubro serão lançados ainda seu LP de canções autorais “Canto Lunar” (1983) e o CD Cinco Movimentos e um Soneto (1995), com poemas de Ivan Junqueira musicados pela artista. Além destes, a cantora e instrumentista resgatou um álbum totalmente inédito, gravado em 1992, porém não lançado na época. Musicando seus próprios poemas publicados no livro “Canções de acender a noite”, o disco “Cantiga do verso avesso”, já disponível nas plataformas, contou com arranjos de Alain Pierre e violoncelo de Jaques Morelenbaum – ambos parceiros constantes em toda a discografia de Denise – além da participação da própria artista na flauta doce, teclado e vocais. Com forte influência da música renascentista e ibérica, o disco traz letras autorais e uma faixa escrita no Português antigo do século XV: “Aquestas manhãnas frias”, cujo instrumental se destacam a viola da gamba, a flauta doce, o alaúde, violões e vocais que remetem a madrigais. “Ao escutá-lo hoje, tive uma grata surpresa por redescobrir, naquele disco, aquelas canções gravadas há quase três décadas, mas que não perderam o valor melódico e poético”, revela Denise. Destaque também para as faixas “Casa da infância”, “Cantiga da estrela barca”, “Cantiga da noite mágica”, “Canção do inverno”, “Gira noite” e “Cavaleiro do Rio Seco”, uma homenagem ao compositor e cantor Elomar.

 

O ímpeto em revisar tantos anos de carreira musical – também integra, desde 2001, como violoncelista, a Orquestra Rio Camerata bem como quartetos de cordas, trios e outras formações camerísticas – rendeu novos frutos, como o single “Setembro Antigo”, composto a partir do poema de Álvaro A. de Faria. Com a participação dos antigos parceiros Alain Pierre (arranjo, violões, teorba, vocais) e Jaques Morelenbaum (violoncelo), trata-se de uma canção em tom maior, que remete ao final a um grande coro e fala de uma busca por si mesmo. “É uma canção mágica que surgiu de uma inspiração pura e espontânea..a melodia surgia em minha mente de tal forma que corri para o piano para escrevê-la”, comenta a artista. Nas palavras da artista, a música “sugere alguma alegria e esperança em meio a todo esse momento sombrio de tanto desalento e perdas… O Setembro como uma metáfora de bonança e jardins, após um grande período de escuridão e descrença”. O single ganhou também versão em videoclipe, já disponível no YouTube, e despertou a artista para novas composições e novos trabalhos.

 

Atividade sempre desempenhada em paralelo às canções, a Literatura alçou Denise Emmer aos mais elevados patamares da profissão, recebendo muitos prêmios e com publicações também em Portugal, traduções na Espanha, Turquia e EUA. Seu quarto livro, “A equação da noite” é um divisor especial para a poeta, quando assume própria dicção e cria poesias sobre as grandezas maiores do amor e da morte, como consequência de grandes perdas. Seu livro “Invenção para uma velha musa” (Ed. José Olympio) lhe rendeu dois importantes prêmios: Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras. Além destes, abrilhantaram ainda o seu currículo os prêmios José Marti de Literatura (conferido pela Casa Cuba Brasil-UNESCO), o Prêmio Nacional de Literatura do Pen Clube do Brasil (Poesia e romance) e o Prêmio ABL de Poesia 2009 com o livro “Lampadário” (Ed. 7Letras), dentre outros.

 

OUVIR o disco “Cantiga do Verso Avesso” – https://open.spotify.com/album/4fkufMHrxcYsR2YeB6xkh0

 

Single inédito “Setembro Antigo”:    https://www.youtube.com/watch?v=dbVHtPLoyEs&feature=youtu.be

 

Ouvir discografia de Denise Emmer:    https://open.spotify.com/artist/7kMQNGEc6170mKXHJB2QOn

 

Foto: Daniela Dacorso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday