Der Baum retorna oitentista e dançante em single-clipe Far Away
Trio bebe de sonoridades pós-punk, industrial e new wave abrindo caminho para próximo disco de estúdio
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=wIVE5u29dC0
Ouça: https://onerpm.link/639278587501
Em atividade desde 2014, a banda Der Baum já assumiu diferentes formações, promoveu performances magnéticas ao vivo e online e transitou entre referências musicais dos correlatos movimentos post punk, new wave, synthwave e industrial. Embriagados, mas totalmente conscientes, pela década de 80, estrearam com o EP “The Architecture of the City”, que traz à tona a levada de música concreta que orientou a fase inaugural da banda. Se seguiram os EPs “We already live in the future” e “Veronika Robótika”, que desaguaram nos discos “Guarujá Nights” e “DB93”. No pós futuro em que vivemos, o trio se prepara para lançar seu terceiro álbum cheio, homônimo, e abre essa trajetória com a faixa-clipe Far Away, com lançamento marcado para o dia 25 de agosto.
Der Baum, ou “A Árvore” em alemão, foi formada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, maior pólo industrial do país a partir da década de 50. Dali eclodiram os movimentos sindicais, a consciência de classe e, musicalmente, o punk à brasileira. Nesse contexto, a banda – atualmente um trio composto por Fernanda Gamarano (guitarra e vocais), Ian Veiga (teclas e vocais) e César Neves (bateria) – moldou sua estética própria, que vai da Europa oitentista à América Latina futurista em letras que transitam entre o inglês e o português. Em “Far Away”, a banda retorna mais dançante e pungente.
“É uma faixa introspectiva e nostálgica. No mundo pós pandemia onde estamos tentando nos reconectar, nos sentimos distantes mesmo estando perto uns dos outros. A música fala sobre esses afastamentos, cada vez mais presentes como forma de defesa pessoal”, comenta Fernanda. O clipe que acompanha o single preserva a toada sombria e sincera de Der Baum, da estética oitentista ao minimalismo característico de quem faz as coisas por si, sem medos ou melindres. O lançamento audiovisual tem produção de Fernanda Bianchini e edição de Ian Veiga (confirmando o espírito do it yourself).
A faixa foi composta pelo trio e gravada no Estúdio BTG, assim como as demais músicas do disco, cujo lançamento está previsto para setembro de 2022. Este é um lançamento viabilizado pelo edital ProAc n.º 16/2021 – Música/ Gravação. Realização Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – ProAc. Apoio: Inova com Cultura. Baixe aqui Far Away.
ficha técnica – Far Away
Compositores: Fernanda Gamarano, Cesar Neves, Ian Veiga
Músicos: Fernanda Gamarano (Guitarra e Voz), Cesar Neves (Bateria e Voz), Ian Veiga (Teclados e Voz), Vaness Gusmão (Baixo)
Engenheira de som: Gabi Lima
Mixagem: Gabi Lima
Engenheiro de som 2: Zeca Leme
Gravado no Estúdio BTG
Master: Katia Dotto
Clipe
Câmera por Fernanda Bianchini
Edição Ian Veiga
Der Baum
Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA – DA LIRA CULTURAL