Doralyce caminha por sua afrodiáspora em novo disco, Dassalu

O projeto tem participações do pianista João Donato e do instrumentista Kastrup, além de apresentar um Manifesto homônimo ao disco

 

Como um ensaio entre gêneros, temáticas e sonoridades, a cantora e compositora Doralyce convida o público para a experiência de Dassalu (ouça aqui).

 

O quarto disco da artista chega nas plataformas no dia 2 de junho (sexta-feira) e abraça o afrofuturismo da pernambucana, também conhecida como Miss Beleza Universal. Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, o projeto é distribuído pelo selo Colmeia22 (encabeçado pela própria Doralyce), via Altafonte. Dassalu, em sua forma inicial — antes de se tornar um disco —, é um manifesto criado como parte do ativismo de Doralyce, com o objetivo de estabelecer um código de sobrevivência para pessoas negras e incentivar as pessoas brancas a refletirem e modificarem seu comportamento. Esse manifesto evoluiu para um projeto multimídia que resultou no lançamento de um disco, acompanhado da disponibilização das partituras musicais de suas nove faixas, buscando democratizar o acesso e promover a disseminação das mensagens contidas nesse trabalho (acesse o Manifesto e as partituras aqui).

 

O  estilo particular deste disco, com influência do “Olinda Original Style”, e mangue beat  explora uma mescla de referências afropop, pop latino, nova MPB, pagotrap, R&B, pop, hip hop, salsa bregadeira, trapfunk, downtempo e chill out. “O meu disco tem uma influência house nagô, uma influência árabe, muçulmana. É um disco afro diaspórico, por isso as mensagens que esse disco traz vêm com uma ideologia e uma sonoridade de uma revolução afetuosa, afro centrada e feminista”, afirma a pernambucana.

 

Ao longo de nove faixas, a artista explora em suas composições a sua ancestralidade, ao utilizar palavras do idioma iorubá, sua relação com orixás e  reflexões sobre os problemas sociais homenageando outras mulheres que fizeram diferença por meio de palavras, ações e pensamentos. Entre elas estão Rosa Parks, Bell Hooks, Lélia Gonzales e Marielle Franco. A produção musical é de Guilherme Kastrup, um dos principais nomes da música brasileira, que produziu os discos A Mulher do Fim do Mundo e Deus é Mulher, de Elza Soares.

 

Segundo Doralyce, Dassalu aponta para uma revolução diversa e isonômica que valoriza, preserva a multiplicidade das populações marginalizadas pelo Estado – entre elas, pessoas pretas, indígenas, latinas, LGBTQIAPN+, pobres, pessoas com deficiência, vítimas da opressão, por estarem fora do padrão patriarcal, branco, cis- heteronormativo, ocidental. “Quando unimos o conceito dentro de um ensaio manifesto, atravessamos a marginalidade do apagamento dessas ideias para manter acesa a esperança de que outras companheiras vão ler e se rebelar”, finaliza ela.

 

Ouça Dassalu aqui 

 

Tracklist:

 

  1. Fúria
  2. Dassalu
  3. Dito pelo não dito
  4. Eu disse basta
  5. Ventos de Oya
  6. Plexo Solar
  7. Tão Bem
  8. Antes de nascer o sol
  9. Ewa

 

Ficha Técnica:


Produção Executiva: Doralyce
Distribuição e Edição: Colmeia 22 (Altafonte)
Consultoria de produção executiva: Cris Rangel
Assessoria Jurídica: Rafael Amorim Abraão
Escrita do projeto: Peixa Música
Apoio: Rumos Itaú Cultural
Realização: Colmeia 22

 

CAPA e FOTOS

 

Designer de Capa: Gabriela Meira
Direção de Arte: Marah Silva e Doralyce
Direção de Fotografia/ Foto:  Beatriz Salgado (@bea.salgado)
Vídeos: Nathalia Elmor
Make e cabelo: Camila Machado
Produção Executiva: Doralyce
Produção do dia: Manu Lacerda
Realização: Colmeia22
Personal Stylist: Marah Silva
Assistente de figurino: Thaís Bueno
Assistência de Fotografia: Carlos Nascimento (@tawapayera) e Fabian Alvarez (@fabianalvarez )
Estúdio: Araguaia Filmes (@araguaiafilmes)
Figurino: Ateliê Cretismo,
Comunicação: Trovoa Comunicação (assessoria de Imprensa), Assessoria J&L (redes sociais)
Site: Fabio Rugmtugem
Gerenciamento de conteúdo: Sarah Mascarenhas
Estúdio: Toca do Tatu (SP) , Sonora  (RJ) @estudiosonora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: TROVOA Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 15/07, é aniversário do guitarrista e compositor Joe Satriani @joesatriani que completa 74 anos.

#joesatriani #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 15/07, é aniversário do baterista Marky Ramone @markyramoneofficial que completa 74 anos.

Foi integrante da banda The Ramones.

#markyramone #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 15/07, é aniversário do cantor e compositor Samuel Rosa @samuelrosaoficial que completa 60 anos.

#Samuelrosa #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 14/07, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Imagine Dragons @imaginedragons Dan Reynolds @danreynolds que completa 39 anos.

#danreynolds #boomerangmusic #happybirthday
Em 14/07/1992, há exatamente 34 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Ministry "Psalm 69".

Ministry

Al Jourgensen – vocals (all tracks except "Jesus Built My Hotrod" and instrumentals), guitars, keyboards, production

Paul Barker – vocals, bass, programming, production

Additional personnel

Gibby Haynes – vocals and lyrics (on "Jesus Built My Hotrod")

Mike Scaccia – guitars

Louis Svitek – guitars

Michael Balch – keyboards, programming

Howie Beno – programming

William Rieflin – drums

Tracklist de Psalm 69 :

1. N.W.O.
2. Just One Fix
3. TVII
4. Hero
5. Jesus Built My Hotrod
6. Scare Crow
7. Psalm 69
8. Corrosion
9. Grace

#ministry #psalm69 #boomerangmusic
Em 14/07/1978, há exatamente 48 anos era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Talking Heads @talkingheadsofficial "More Songs About Buildings and Food".

Talking Heads

David Byrne – lead vocals, guitar, synthesized percussion

Chris Frantz – drums, percussion

Jerry Harrison – piano, organ, synthesizer, guitar, backing vocals

Tina Weymouth – bass guitar

Additional musicians

Brian Eno – synthesizers, piano, guitar, percussion, backing vocals

"Tina and the Typing Pool" (Weymouth plus women who worked in the studio offices)[11] – backing vocals on "The Good Thing"

LP One, Side One
1. Thank You For Sending Me An Angel
2. With Our Love
3. The Good Thing
4. Warning Sign
5. The Girls Want To Be With The Girls
6. Found A Job

LP One, Side Two
1. Artists Only
2. I’m Not In Love
3. Stay Hungry
4. Take Me To The River
5. The Big Country

#talkingheads #boomerangmusic
Em 14/07/1992, há exatamente 34 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Megadeth @megadeth “Countdown to Extinction”.

Integrantes:

Dave Mustaine (vocals, guitars)
Marty Friedman (guitars)
David Ellefson (bass)
Nick Menza (drums)

Track list:

	1.	Skin O’ My Teeth
	2.	Symphony Of Destruction
	3.	Architecture Of Aggression
	4.	Foreclosure Of A Dream
	5.	Sweating Bullets
	6.	This Was My Life
	7.	Countdown To Extinction
	8.	High Speed Dirt
	9.	Psychotron
	10.	Captive Honor
	11.	Ashes In Your Mouth

#megadeth #countdowntoextinction #davemustaine #davidellefson #martyfriedman
Em julho de 1988, há exatamente 38 anos atrás era lançado o filme Dirty Harry Na Lista Negra (Dead Pool). 

Esse é o quinto e último filme da série do detetive durão Dirty Harry.

Estrelando Clint Eastwood, Liam Neeson, Jim Carrey e grande elenco.

Dirigido por Buddy Van Horn.

#dirtyharry #boomerangmusic #clinteastwood