Duo Santoro lança seu terceiro álbum da carreira

Com onze obras inéditas e dedicadas ao duo, “O compositor é vivo!” é fruto da turnê nacional em cinco cidades brasileiras e faz um retrato contemporâneo da composição musical do país

 

Ouvir o álbum digital “O compositor é vivo!” – Duo Santoro

https://tratore.ffm.to/ocompositorevivo

 

Símbolo da defesa da música brasileira, o duo de violoncelos formado pelos gêmeos cariocas Paulo e Ricardo Santoro chega ao terceiro álbum de uma extensa carreira iniciada em 1990. Dando continuidade à difusão de obras de compositores nacionais – “Bem Brasileiro”, seu disco de estreia de 2013, reuniu os icônicos Villa-Lobos, Nazareth e Mahle com os contemporâneos João Guilherme Ripper, Alexandre Schubert e Ernani Aguiar, dentre outros – o DUO SANTORO lança seu novo álbum de inéditas “O compositor é vivo!”, atravessando a fronteira fluminense, temática principal de “Paisagens Cariocas”, seu segundo disco, lançado em 2017.

 

Disponível recentemente nas principais plataformas musicais de streaming (Apple Music, Spotify, Deezer, YouTube Music, Amazon Music, Tidal), o álbum digital é fruto da turnê nacional do projeto “O compositor é vivo!”, realizada entre os meses de abril e junho deste ano, quando os irmãos se apresentaram em cinco cidades brasileiras: Mariana (MG), Corumbá (MS), Vitória (ES), Belém (PA) e São Luís (MA). Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal, o lançamento reúne as onze composições inéditas apresentadas na turnê, escritas e dedicadas especialmente ao duo. “Deixamos estas músicas para a posteridade, na esperança de que novos compositores brasileiros se animem a escrever para o Duo Santoro”, aponta Ricardo Santoro. “Hoje conseguimos transformar em realidade um sonho que começou em abril, com o primeiro dos cinco concertos realizados”, complementa.

 

O ponto de partida da jornada musical contemporânea se faz com as peças “As asas são sempre leves” e “De bem com a vida”, do compositor paraense Luiz Pardal, revelando o estilo fronteira de escrever deste professor aposentado da Universidade Federal do Pará, onde o popular e o erudito caminham livremente nesta versão para dois violoncelos encomendada pelo Duo Santoro em 2022. Em seguida, o compositor mineiro Eli Joory, na faixa “Janeiro no Rio”, registra em pauta os tempos em que morou na cidade do Rio de Janeiro. De sonoridade vigorosa e expressiva, a música explora diversos elementos característicos da música brasileira. Radicado no Rio de Janeiro, o compositor mineiro Alexandre Schubert usou como fonte de inspiração para a sua “Casario de Minas” as casas das cidades históricas do seu estado natal, musicalizando sua beleza arquitetônica, o prazer de caminhar pelas ruas e ladeiras e o cheiro do bom café.

 

Compositor de trilhas sonoras de diversos filmes brasileiros, o compositor maranhense Joaquim Santos escreveu “Galope e Romance” na tradicional forma A-B-A, baseada, em muitos momentos, em cenas do sertão nordestino brasileiro. Já “Rapsódia em Duo”, escrita por Chico Chagas – compositor acreano de nascimento e capixaba por opção – apresenta, como toda rapsódia, uma forma livre, passeando por vários temas com características eruditas e populares. Como o próprio título sugere, a obra é uma homenagem à famosa “Rapsódia in Blue”, de Gershwin. Escrita em três movimentos pelo compositor e maestro sul-mato-grossense Eduardo Martinelli, a “Mini Suíte Mestre Pantaneiro” é baseada em melodias do mestre pantaneiro da viola de cocho “Agripino”.  Seus três movimentos são “Cor de Canela”, “Air” e “Marrequinha”, esta última uma das mais famosas e conhecidas músicas do pantanal mato-grossense.

 

Natural de Mato Grosso do Sul, Cyro Delvizio realça sonoridades nativas em “Passacaglia em ritmo de Guarânia”. Passacaglia é um estilo de composição musical baseado em um tema, repetido constantemente no baixo e em variações sobre esse tema na melodia principal. Guarânia é um estilo que teve origem no Paraguai, influenciando a música folclórica do Mato Grosso do Sul. Composta pela maestrina e compositora paraense Cibelle J. Donza, professora da Universidade Federal do Pará, “Olho d’água” alterna momentos vigorosos e líricos, expressos em danças e lundus através de efeitos característicos da linguagem violoncelística.  Em “Retrato de Dona Melancolia e Dona Solidão no alpendre da velha casa”, Antonio Celso Ribeiro se inspira nas imagens vivenciadas em sua infância em Pouso Alegre (MG) – hoje o compositor é radicado em Vitória. Natural de Garibaldi (RS) e atualmente professor na Universidade Federal do Maranhão, Ricardo Mazzini Bordini encerra a viagem sonora com “O esvoaçar das tranças ao bulício saltitante das meninas”, uma constante e ininterrupta conversa alegre e divertida entre os dois violoncelos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

#SIGA NO INSTAGRAM
O THE CURE @thecure  lança hoje seu aguardado novo álbum, “SONGS OF A LOST WORLD”. 

Este é o 14º álbum de estúdio da banda e o primeiro em 16 anos. As músicas do disco foram apresentadas durante a turnê “Shows Of A Lost World”, que passou por 33 países em 90 shows, com mais de 1.3 milhão de espectadores, recebendo aclamação tanto dos fãs quanto da crítica. A versão física do álbum já está disponível para pré-venda na UMusic Store.

“SONGS OF A LOST WORLD” foi escrito e arranjado por Robert Smith, produzido e mixado por Robert Smith e Paul Corkett e executado pelo The Cure: Robert Smith (voz/guitarra/baixo de seis cordas/teclado), Simon Gallup (baixo), Jason Cooper (bateria/percussão), Roger O’Donnell (teclado) e Reeves Gabrels (guitarra). O álbum foi gravado nos estúdios Rockfield, no País de Gales.

LISTA DE FAIXAS:

1. ALONE
2. AND NOTHING IS FOREVER
3. A FRAGILE THING
4. WARSONG
5. DRONE:NODRONE
6. I CAN NEVER SAY GOODBYE
7. ALL I EVER AM
8. ENDSONG

#thecure #newalbum #boomerangmusic
Em 01 de novembro de 1994, há a exatamente 30 anos atrás era lançado o MTV Unplugged In New York da banda Nirvana.

NIRVANA: “MTV Unplugged In New York” LP.

Tracklist 

A1 About A Girl 3:37
A2 Come As You Are 4:14
A3 Jesus Doesn’t Want Me For A Sunbeam 4:37
A4 The Man Who Sold The World 4:30
A5 Pennyroyal Tea 3:40
A6 Dumb 2:52
A7 Polly 3:16
B1 On A Plain 3:44
B2 Something In The Way 4:01
B3 Plateau 3:38
B4 Oh Me 3:26
B5 Lake Of Fire 2:55
B6 All Apologies 4:23
B7 Where Did You Sleep Last Night 5:07

Kris Novoselic/ Kurt Cobain/ Dave Grohl

#Nirvana #30years #mtvUnplugged #boomerangmusic
Hoje (01/11), é aniversário do baterista da banda Def Leppard @defleppard Rick Allen @rickallenlive que completa 60 anos.

#defleppard #rickallen #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (01/11), é aniversário do cantor, compositor e ator Anthony Kiedis que completa 62 anos.

Vocalista da banda Red Hot Chili Peppers @chilipeppers

 

#redhotchilipeppers #anthonykiedis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (01/11), é aniversário do compositor e tecladista da banda A-Ha @officialaha Magne Furuholmen @magne_furuholmen que completa 62 anos.

#magnefuruholmen #boomerangmusic #happybirthday #aha
Hoje (31/10), é aniversário do Johnny Marr @johnnymarrgram que completa 61 anos.

O ex-guitarrista da banda The Smiths lançou no começo do ano seu novo álbum solo "Fever Dreams Pts 1-4".

#johnnymarr #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (31/03), é aniversário do baterista Larry Mullen Jr. Da banda U2 @u2 que completa 63 anos.

#u2 #larrymullenjr #boomerangmusic