DVD reúne Edu Lobo, Dori Caymmi, Toninho Horta e Zé Renato
Projeto ganha lançamento na web antes de chegar às lojas físicas
Em Casa Com Luiz Eça Ao Vivo (Show Completo) https://www.youtube.com/watch?v=0ozwBSbYwyg&t=2206s
Gravado em 25 de abril de 2017 no palco do Theatro Net Rio (RJ), o projeto Em casa com Luiz Eça nasceu como álbum de estúdio, lançado no mesmo ano, pela Biscoito Fino. Ao transforma-se em espetáculo musical, ganhou roteiro e direção de Dulce Lobo, Hugo Sukman e Igor Eça, idealizador e co-diretor musical, ao lado de Itamar Assiere.
O registro ao vivo, que está sendo editado em álbum digital e DVD físico, celebra o genial pianista, arranjador e compositor Luiz Eça do jeito que ele mais gostava: reunindo amigos, como se estivessem na sala de sua casa, no Leblon.
Convidados por Igor Leça (baixo e vocais), Dori Caymmi, Edu Lobo, Toninho Horta e Zé Renato participam do tributo, ao lado de Itamar Assiere (piano), Mauro Senise (saxes e flauta), Jurim Moreira e Ricardo Costa nas baterias.
Por Hugo Sukman
Eles chegaram ao estúdio como quem entra na casa de um velho mestre, aquele mestre que de tão íntimo se torna amigo. A casa de Luiz Eça, no Leblon, tinha as portas abertas. E o piano no centro da sala. E sentado diante dele um menino da noite, um músico constantemente entusiasmado, incansável, como se redescobrisse a música a cada acorde, a cada tema novo – seu ou dos outros – que surgisse. Pelo umbral da porta da casa de Luiz Eça, certa vez passou um menino que seria, senão o maior compositor popular do mundo em seu tempo, o sucessor de Tom Jobim. Edu Lobo chegou à casa de Luiz Eça com uma dúzia de canções espetaculares para um compositor de qualquer idade, inacreditáveis para um garoto de 22 anos. Saiu de lá com o seu primeiro e revolucionário disco arranjado. E com a maior aula de música (e de vida) que poderia haver. Filho do gênio maior, um certo Dorival Caymmi Filho também apareceu certo dia pelos lados do Leblon. Não era compositor menor que Edu, seu amigo de infância, aliás, pelo contrário, autor de estilo próprio, inconfundível. Mas queria aprender mais e, veja só, mesmo nascido em berço de ouro artístico, topou ser copista dos arranjos que Luiz Eça faria para seu próximo disco. E assim Dori mergulhou nas notas e acordes de “Luiz Eça e cordas”, para muitos o maior disco de orquestra já gravado no Brasil. Juntou o berço, o talento próprio e essa inestimável aula de música e de vida para tornar-se, além do grande compositor, um dos maiores arranjadores do mundo.
Toninho Horta não saía da casa do Leblon e dos estúdios em que Luiz Eça gravasse. Pudera, trouxe de Minas uma guitarra que de tão complexa e inusitada em seus caminhos harmônicos se equivalia aos acordes “de dez dedos” de Luiz Eça para o piano. Dessa parceria nasceu muita gravação e o arranjo mais lindo, de uma das mais lindas canções, “Beijo partido” pelo Tamba Trio. Zé Renato certa vez passou uma noite na casa do Leblon, fascinado por Luiz Eça. Que também era apaixonado por sua voz perfeita, associada a uma musicalidade que se traduz em suas composições, no seu violão e nas harmonizações que executa com o Boca Livre. Nunca trabalharam juntos, falha histórica que agora se corrige – e que cantor, hoje, faria seus temas com mais perfeição e naturalidade.
De repente, no estúdio estão diante do microfone Edu Lobo, Dori Caymmi, Toninho Horta e Zé Renato, quatro dos maiores compositores e músicos do mundo. O mistério que os uniu ali chama-se Luiz Eça. E o clima é tão caseiro e pessoal, que ao lado deles nos vocais só poderia haver outas duas pessoas, os filhos Fred e Igor Eça. Este, o filho músico que idealizou e produziu “Em casa” como, de fato, quem dá uma festa em casa. O tema que eles todos gravaram juntos, “Tamba”, não precisou sequer de ensaio: todos tão íntimos da música gravada originalmente no primeiro disco do Tamba Trio, em 1962, que bastou meia dúzia de olhares e ajustes para que se gravasse em 15 minutos – eles tinham o arranjo original no ouvido e no coração. O objetivo era trazer o clima que tantas vezes Igor – menino deitado sob o piano ou adolescente aprendendo música com o pai – presenciou em casa.
Além de recriar os principais temas de Luiz Eça por seus filhos musicais, Em casa com Luiz Eça , que está sendo lançado nos formatos DVD físico e álbum digital, corrige até certas lacunas históricas deixadas pela dinâmica muito própria da noite. Nesse clima muito informal – mas de alta densidade musical – os amigos vão se revezando nos temas. Não se trata, neste sentido, de um disco clássico de “participações especiais”, como era de esperar, mas de um sarau mesmo. Igor optou por seguir muito fielmente os arranjos originais do pai. E a formação que ele mais gostava de trabalhar – consagrada no Tamba Trio – a bateria, com dois mestres do instrumento Ricardo Costa e Jurim Moreira; o baixo pelo próprio Igor, e o piano de Itamar Assiere, outro jovem mestre que encarou com galhardia tamanha responsabilidade, não de substituir mas de fazer com sua personalidade o piano num disco de Luiz Eça. E também, como Bebeto Castilho volta e meia fazia no Tamba, a presença das flautas e saxofones de Mauro Senise, outro velho parceiro. Além, é claro, da onipresente guitarra de Toninho Horta. Mas o mais bonito é, de repente, enquanto Igor canta a sua canção nova em homenagem ao pai, “Menino da noite”, parceria com Paulo César Pinheiro, Dori virar para Edu, emocionado. “Estou ouvindo a voz do Luizinho…”. Como se estivessem – e estão – numa daquelas noites sem fim na casa à beira do velho canal do Leblon.
Mais informações: Coringa Comunicação