EM PRODUÇÃO SENSÍVEL E CINEMATOGRÁFICA, MAR ABERTO LANÇA NOVO PROJETO AUTORAL, “BASEADO EM AMORES REAIS”
EP chega a todos aplicativos de música nesta quarta-feira, 11 de novembro.
Os vídeos, produzidos em formato de curta-metragem, estão disponíveis exclusivamente no Globoplay, enquanto o clipe de “Vida a dois” também pode ser conferido no canal do YouTube do duo
Linkfire – https://umusicbrazil.lnk.to/BaseadoEmAmoresReais
Vídeo “Vida a Dois” – http://www.youtube.com/watch?v=0ySCB6ge4Os
Curta Metragem completo: https://globoplay.globo.com
Texto por Sérgio Martins
Garoto encontra garota. Os dois se apaixonam e decidem se casar. O próximo – e decisivo – passo é fazer a relação sobreviver em meio à rotina e os problemas do cotidiano. Aparentemente banal, a trama é um excelente ponto de partida para o universo pop. A cantora cubana radicada nos Estados Unidos Camila Cabello lançou “Romance”, tratado sobre a vida a dois no final de 2019. O universo do cinema independente tem como Bíblia “500 Dias com Ela” (2009), produção estrelada pelo casal Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt, e até o universo dos musicais estudou a história dos relacionamentos em “The Last Five Years” (2001) – que posteriormente foi abraçada por Hollywood. Mas o que esperar de um projeto nacional, protagonizado por uma das maiores estrelas do pop local, que usa música e o melhor do cinema para contar a mesma história? É o que acontece em “Baseado em Amores Reais”, uma realização de fôlego idealizada pela dupla MAR ABERTO. Ladeados pelos produtores Los Brasileiros e com direção da dupla Mess Santos e Rod Cauhi, ele estreia às 0h do dia 11 de novembro, quarta-feira, nas plataformas de streaming e pela manhã terá seu conteúdo lançado exclusivamente no Globoplay. Às 11h, o clipe de “Vida a dois” chega ao YouTube.
“Baseado em Amores Reais” é formado por seis videoclipes que contam a trajetória de um relacionamento (se tem final feliz? Sem spoilers, por favor). Musicalmente, é um passo adiante na trajetória de Thiago Mart e Gabriela Luz. Conhecidos por sua sonoridade essencialmente acústica, nesse projeto, o primeiro pela Universal Music, eles trabalham ao lado de Los Brasileiros, trio que cuida também das produções de artistas como Jão e Vitão. Dan Valbusa, Pedro Dash e Marcelinho Ferraz são coautores das seis músicas do trabalho, além de terem tocado no EP (louve-se ainda a participação de colaboradores como Sabrina Lopes, Flávio Ferrari, Pedro Thomé e O Melo). Valbusa cuidou ainda dos arranjos. “Eles são meio street”, diz Mart, ressaltando a conexão do trio de produtores com o universo do hip-hop e do trap. As canções foram sendo criadas aleatoriamente desde 2017, muitas vezes inspiradas por histórias de amor vividas pelos amigos. É o caso de “Boa Companhia”, que surgiu durante uma conversa com um parceiro de academia. “Ele me disse que vivia esse dilema de querer uma pessoa para passar o tempo, mas ela queria um companheiro”, recorda o vocalista (mais uma vez, esse release se recusa a dar spoilers). Outra composição, “Vida a Dois”, tem, na opinião de Gabriela e Thiago, uma coisa “meio Matheus & Kauan”, por conta de versos como “não troco cafuné por beijo de balada”. Já “Paraíso” poderia muito bem figurar num repertório de Jão e Vitão. “No final das contas, é tudo música”, diz Thiago.
Mess Santos e Rod Cauhi, da Movie 3 Filmes, são os responsáveis em transportar as letras da dupla para a história do casal. Mess e Rod possuem experiência e talento de sobra na arte de transpor uma ideia musical para a película. O currículo deles inclui “Pray”, do DJ Alok e Conor Maynard, e “Por Dentro de um Abraço”, canção do Jota Quest inspirada em poema de Martha Medeiros. Sim, também são campeões de audiência, vide as mais de 420 milhões de visualizações de “Romance com safadeza”, de Anitta e Wesley Safadão. “Her”, do cineasta Spike Jonze, onde o personagem do ator Joaquin Phoenix se apaixona por uma máquina de inteligência artificial, foi usado como matéria-prima. Mas existem referências que vão de Stanley Kubrick a Quentin Tarantino. E um quê de Alfred Hitchock – como se pode notar na participação discreta de Thiago e Gabriela nos seis clipes (a cantora usa até a timidez do popstar Ed Sheeran, outro avesso a aparições nos vídeos, para justificar as presenças relâmpago). É um trabalho meticuloso, no qual cada fase do relacionamento é representada por uma cor específica e cada momento tem um jogo de câmera especial (aliás, seria pedir muito uma versão com os comentários de Mess Santos, por favor?). Outro trunfo está na presença do casal, formado pelos atores Carla Dias e Jessé Scarpellini. Carla traz na bagagem a experiência de novelas e recentemente viveu Susane von Richthofen numa produção para o cinema. Mas foi escolhida também por ser uma fã da dupla. Ela teceu um comentário no Instagram do MAR ABERTO confessando o quanto era atraída pela música deles. Eles prontamente a convidaram para o projeto. O choro emocionado de Carla a credenciou para se tornar a protagonista feminina. Jessé Scarpellini, por seu turno, é veterano de musicais – trabalhou em “Wicked” e “Les Mis” –, mas trouxe muito da vida real. “Minha preparação para esse personagem durou 32 anos”, confessa. O talento e a química da dupla impressionam, mas o fato de terem uma beleza mais, digamos, comum, torna a história ainda mais crível e fluida para quem assiste (ah, um segredinho: Jessé acha que o bigode dele faz lembrar o personagem de Joaquin Phoenix em “Her”, mas Thiago entregou que ele é a cara do Freddie Mercury Prateado, tipo criado por Eduardo Sterblitch no extinto humorístico “Pânico”). As primeiras exibições, como diria uma certa ex-presidente, duplicaram a meta. “A gente achou que as pessoas iriam chorar de emoção no final dos seis clipes. Houve espectador que se comoveu logo na segunda música”, diz Mess.
Thiago Mart e Gabriela Luz, o MAR ABERTO, costumam ser incluídos na prateleira do pop good vibes, ao lado de grupos como Melim e das ANAVITÓRIA. O rótulo, ainda que simpático, é redutor. “A gente tem coisas muito tensas. Tem até letra que fala de depressão e suicídio”, diz Thiago. Mais do que good or bad vibe, no entanto, é saber que pop é coisa séria. Fruto de um trabalho árduo em busca da melodia certa, do refrão ideal e de uma canção que emocione a todos. Algo que sobra em “Baseado em Amores Reais” e é sempre bom ver uma história de amor que…. (mas a gente não tinha combinado de não dar spoilers?).
B.E.A.R (Baseado em Amores Reais)
“Baseado em Amores Reais” é o nome perfeito para um projeto que é a pura essência do MAR ABERTO. O duo já é conhecido por suas letras profundas e canções apaixonantes, mas neste novo projeto transborda a sinceridade da vida real. Em um curta-metragem, dividido em seis episódios, Gabriela Luz e Thiago Mart passam por todas as fases de uma relação – conquista, amor, maturidade, briga, separação e reconciliação – em uma narrativa cinematográfica. Nos episódios do curta, os atores Carla Diaz e Jessé dão vida ao casal apaixonado e real em situações do dia a dia, enquanto o duo participa desses momentos cotidianos, aparecendo oficialmente como cantores apenas no último episódio.
MÚSICAS:
1 – De repente é (Gabriela Luz / Thiago Mart / Los Brasileros)
2 – Vida a dois – (Gabriela Luz / Thiago Mart / Sabrina Lopes / Flávio Ferrari / Pedro Thomé / Los Brasileros)
3 – Paraíso (Gabriela Luz / Thiago Mart / Sabrina Lopes / O Melo / Los Brasileros)
4 – Boa companhia (Gabriela Luz / Thiago Mart / Bruna Ene / Sabrina Lopes / O Melo / Los Brasileros)
5 – Espaço demais (Thiago Mart / Los Brasileros)
6 – Dois caminhos (Gabriela Luz / Thiago Mart / Los Brasileros)
FICHA TÉCNICA:
Uma produção UNIVERSAL MUSIC dirigida por Los Brasileros (áudio) e Movie3 (vídeo)
Equipe Universal
Direção artística: Miguel Cariello e Henrique Badke
Gerência artística: Camilla Lins
Coordenação A&R: Junia Coutinho, Igor Alarcon e Fernanda Mesa
Label Manager: Nathalia Ferreira
Áudio
Gravado na Head Media por Los Brasileros
Mixado por: Marcelinho Ferraz
Edição Digital: André Sala “Xerife” e Enrico Romano e Raul Alaune
Arranjos: Danilo Valbusa
Masterizado no estúdio: Classic Master por Engenheiro de Gravação: Carlos Freitas
Vídeo
Direção: MESS SANTOS / Rod Cauhi
Assistente de Direção: Nathalia Bacci
Direção de Fotografia: Mess Santos / Rod Cauhi
Edição: Mess Santos / Rod Cauhi
Roteiro Original: Mess Santos
Atriz: Carla Diaz
Atriz: Duda Gouveia
Ator: Jessé Scarpellini
Direção de Arte: Nathalia Bacci
Sobre MAR ABERTO
O duo, formado pela carioca Gabriela Luz e o paulistano Thiago Mart, é um verdadeiro encontro de vozes e almas. Os dois cantores seguiam carreiras distintas quando se conheceram por meio do seu preparador vocal e foi conexão à primeira vista. Iniciaram compondo juntos, cantando por brincadeira e quando perceberam já estavam em alto mar, sem chances de voltar atrás.
“Foi então que surgiu o nome ‘MAR ABERTO’, que vem da sensação de imensidão interna que temos quando cantamos e tocamos juntos“, conta o duo. Calmaria, paz, sintonia e companheirismo são algumas das palavras ditas pelos fãs para definir a dupla, que faz questão de estar sempre presente, respondendo todas as mensagens de carinho enviadas.
O duo conta com vários singles de sucesso, como “Se fosse tão fácil”, “Logo agora”, “A encomenda da minha vida”, “Sentido”, “Origami” e “Ex-amor”, e fãs fiéis com cerca de 600 mil ouvintes mensais no Spotify, 360 mil inscritos e 40 milhões de visualizações no YouTube.
Em parceria com a Universal Music e no gerenciamento da carreira as empresas Em Cima do Palco e GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos, o MAR ABERTO lança o EP e curta-metragem “Baseado em Amores Reais”, com áudio em todos os aplicativos de música e vídeos disponíveis no Globoplay.
Sobre a Universal Music
A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos. Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.
Facebook https://www.facebook.com/search/top?q=universal%20music%20brasil
Instagram https://www.instagram.com/umusicbrasil/
Twitter https://twitter.com/umusicbrasil
YouTube https://www.youtube.com/user/universalmusicbrasil
Sobre o Globoplay
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. Com mais de 840 títulos publicados em 2019 e mais de 100 milhões de horas de consumo por mês, o serviço reúne conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só serão exibidas online. A plataforma conta ainda com uma oferta completa com os canais lineares da Globo através do Globoplay + canais ao vivo, que agrega em um só lugar, além da TV Globo, o Multishow, Globonews, Sportv 1, Sportv 2, Sportv 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Na Tela, Megapix, Universal TV, Studio Univeral, SYFY, Canal Brasil e Futura. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.
Assessoria de imprensa MAR Aberto- Novità Comunicação Estratégica
Universal Music Brasil :: Departamento de Imprensa e Comunicação / PR