Entre dança e resistência, Vanessa Bumagny mostra o teatral clipe Tudo Está Bem
Faixa, que integra álbum Cinema Apocalipse, recebeu produção audiovisual feita em parceria com a SP Escola de Teatro com participação de Jean Wyllys
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=6PaPpcpIXqw
Ouça: https://lnk.fu.ga/vanessabumagny_tudoestbem
Tudo está bem. Não é preciso ser nem um ávido leitor do noticiário pra saber que isso não é verdade. Coisas horríveis estão acontecendo em todo o mundo e, bem aqui e agora, no Brasil. Contra-golpeando a sensação de impotência que nossos tempos promovem, Vanessa Bumagny canta sobre lutar dançando, sobre resistir com potência e sobre olhar, também, para o que está bom. Eles te querem exausto e triste/ A alegria é a maior revolução que existe, discorre a letra de Tudo Está Bem, faixa que ganha videoclipe inédito no dia 01 de julho de 2022. Filmado em parceria com a SP Escola de Teatro, o clipe conta com a participação de amigos e parceiros, como o ativista Jean Wyllys. Ouça em sua plataforma de preferência.
“Desde que esse governo assumiu o poder, florestas foram mais derrubadas do que nunca, a fome voltou com força, desemprego e corrupção cresceram exponencialmente – sem falar nas mais de 600.000 mortes que poderiam ter sido evitadas. Ler sobre isso todos os dias vai nos afundando em tristeza e impotência, fazendo com que pensemos que nem adianta lutar, que é muita coisa e não vamos conseguir”, comenta Bumagny sobre o contexto que inspirou música e clipe. “Depois de assistir uma aula de história da Rita Von Hunty, onde ela disse algo como ‘Isso é exatamente o que o sistema espera de você, ficar tão arrasado que se perde a esperança na mudança’, nasceu a canção, como antídoto para todo esse desamparo”.
É preciso respirar fundo e reconhecer que, como o especialista em meditação Jon Kabat – Zinn diz (e Tudo Está Bem repete), “se você tá respirando tem mais coisa boa com você do que ruim” ou, nas palavras de Vanessa, “fique perto do que te faz bem e arrume forças pra seguir, porque precisamos estar cheios de energia para enfrentar esse mundo tão complexo”. Seguindo essa ideia, o novo clipe traz uma Vanessa Bumagny sorridente, dançante e energética, contrastando com rostos de amigos e parceiros, que aparecem em cenas de choro e desolação. Gravado nas imediações da SP Escola de Teatro e no teatro Satyros, o clima cênico tem a intencionalidade de plasmar o pranto mas também a rebeldia, mostrando uma Vanessa sempre disposta a fazer arte.
O clipe conta ainda com o convidado especial Jean Wyllys, ativista que é símbolo da força de quem não se curva diante das constantes atrocidades às quais a sociedade é submetida. “Ele é pura coragem, teve que deixar o país que tanto ama e segue lutando, trabalhando, estudando, pintando e sendo essa pessoa maravilhosa, amorosa e sensível. Ele é ‘apenas’ o cara que cuspiu em Bolsonaro na votação do impeachment de Dilma Rousseff, ou seja, um herói para mim e pra muita gente boa. É uma honra e um presente ter Jean fazendo parte desse trabalho e ter ganho dele um retrato meu pintado especialmente pro clipe”. É em versão ilustrada que Vanessa faz sua última cena no clipe, mostrando que apesar das cinzas, tudo está, também, bem e contém cores.
Tudo Está Bem pertence ao disco Cinema Apocalipse, lançado em janeiro de 2022. Produzido por Rafael Castro, o álbum conta com dez faixas incluindo parcerias com Zeca Baleiro, Fernanda Takai, Chico César e Luiz Tatit, além do poema “Lady Lazarus”, de Sylvia Plath, musicado por Vanessa. O clipe de Tudo Está Bem é o mais novo desdobramento de Cinema Apocalipse.
Ficha Técnica
Produção: SP Escola de Teatro
Produção Executiva: Gustavo Ferreira
Direção: Diego Ribeiro e Henrique Mello
Participações especiais:
Jean Wyllys
Ivam Cabral
Gustavo Ferreira
Júlia Bobrow
Fábio Pena
Diego Ribeiro
Fernanda Bayuex
Camila Lordy
Simone Julian
Zeca Loureiro
Henrique Alves
Rogério Bastos
Luiz Pinheiro ( Pi)
Eduardo Chagas
Luis Holiver
Vera Kuller
Com informações: Assessoria de Imprensa – Da Lira Cultural