A Banda Que Nunca Existiu lança single com Pedro Mariano
‘Essa Canção’ é o segundo single da banda, que chega três meses após a estreia do projeto, com Augusto Licks nos vocais de ‘Só Uma Vez’
A Banda Que Nunca Existiu (ABQNE) está reunindo grandes nomes da música para dar voz ao seu álbum de estreia, com repertório inédito dos compositores Humberto Lyra e Luiz Pissutto. O primeiro single, “Só Uma Vez”, chegou nas plataformas digitais em julho trazendo no vocal o guitarrista gaúcho Augusto Licks (ex- Engenheiros do Hawaii), que ainda encorpou o arranjo com suas guitarras em overdub. Agora, A Banda Que Nunca Existiu recebe Pedro Mariano, um dos grandes intérpretes de sua geração, para cantar a romântica “Essa Canção”, que chega hoje (1 de outubro) nos aplicativos de música e em seguida com clipe no youtube.
“Participar de um projeto repleto de canções inéditas é tudo o que um intérprete pode querer, pois a vida do intérprete é garimpar composições. Quando esse mesmo projeto reflete todo o amor que seu autor tem pela música e tudo o que ela representa, as coisas ficam ainda mais especiais. Fiquei muito feliz com o convite”, comenta Pedro Mariano.
Pedro Mariano, crédito foto Rafael Ianni
A vida era outra no início dos anos 90, quando Lyra escreveu “Essa Canção” pouco antes de conhecer outro adolescente, Pissuto, com quem idealizou A Banda Que Nunca Existiu naquele começo de década. O repertório autoral e a ideia do projeto começaram a ganhar nova forma em 2015, quando Lyra reencontrou numa faxina seu caderno repleto de letras manuscritas. “Como regra, deixamos nossos textos e canções na nuvem com livre acesso e transição entre nós, assim cada um pode trabalhar no seu tempo. Era domingo e Pissuto, procurando uma letra para levar pro estúdio, redescobriu ‘Essa Canção’”, conta Lyra.
Simples e romântica, a letra foi atualizada e a canção evoluiu. Como relembra Pissuto, “ficou apenas uma lembrança, uma saudade gostosa, e no estúdio o som ficou retrô. Já no meio da madrugada Fernando Nunes gravou o baixo com uma flanela para dar o efeito grave e retrô. A linha de metais trouxe um ar ainda mais elegante, uma ideia do Tiquinho (trombone), que gentilmente se ofereceu para arranjar os metais dessa canção. E é claro que não poderia ter um intérprete melhor para ‘Essa Canção’ do que o Pedro Mariano. Ele é impressionante, gravou a canção em apenas quatro takes”. A gravação ainda tem Tuco Marcondes na guitarra, Adriano Magoo nos teclados, Kuki Storlaski na bateria, James Müller na percussão, Hugo Hori na flauta e Paulinho Viveiro no trompete e horn.
Gravado em grande parte no estúdio NaCena, de João Marcelo Bôscoli, e programado para lançamento no início de 2021, o primeiro álbum da ABQNE reunirá nomes como Augusto Licks, Pedro Mariano, André Abujamra, Luana Camarah, Projeto Chumbo, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, padrinho do projeto que tem uma causa social: parte da renda será revertida para uma instituição destinada a pessoas com câncer, em memória às mães dos compositores.
Ouça “Essa Canção” aqui
[letra]
ESSA CANÇÃO (H. Lyra / L. Pissutto)
Daquela carta que te eu mandei
Ainda guardo a resposta
Aquele aceno que eu te dei
Eu vi você virando as costas
Por que? Eu não sei explicar bem o porquê
Mas o jogo virou
E minha amiga você virou
Aquilo que se sente
Que se sente quando toca
Quando toca essa canção
Aquela carta que te mandei
Ainda guardo a resposta
Aquele beijo que eu não te dei
Só vi você fechando a porta
Por que? Eu não sei explicar bem o por quê?
Mas o jogo virou
E minha amiga você virou
Aquilo que se sente
Diferente
Quando toca essa canção
E me toca o coração
[ficha técnica]
Voz: Pedro Mariano
Baixo: Fernando Nunes
Guitarra: Tuco Marcondes
Teclados: Adriano Magoo
Bateria: Kuki Storlaski
Percussao: James Muller
Trompete e Horn: Paulinho Viveiro
Flauta: Hugo Hori
Arranjo de Metais: Tiquinho
Assista “Só Uma Vez”, com Augusto Licks
Clipe: https://youtu.be/jqCMd_GpdcM
Making of: https://youtu.be/h7bxQsIfTi4
Assessoria de Imprensa – Adriana Bueno