FERNANDA ABREU LANÇA “AMOR GERAL – (A)LIVE”

DEPOIS DE PERCORRER OS PRINCIPAIS PALCOS E FESTIVAIS DO BRASIL, FERNANDA ABREU LANÇA O REGISTRO AUDIOVISUAL (DVD) AMOR GERAL | (A)LIVE, GRAVADO NO IMPERATOR, RIO DE JANEIRO

 

Num momento onde a pandemia, o isolamento social e as incertezas do futuro tomam conta das nossas vidas, a mensagem registrada em música que abre o disco e show AMOR GERAL ganha um novo significado:

 

“Toneladas de amor desabam a todo instante neste mundo”

 

Ouça e baixe aqui:  https://umusicbrazil.lnk.to/AmorGeralAlive

 

Vídeo Apresentação da Banda : http://www.youtube.com/watch?v=ncRb_qaJNbs

 

Vídeo Amor Geral:  http://www.youtube.com/watch?v=sic84Jm-tP0

 

Vídeo Eu Vou Torcer:  http://www.youtube.com/watch?v=uaySh3yx7oA

 

Vídeo Outro Sim : http://www.youtube.com/watch?v=qN8KftRr6rU

 

Nos primeiros dias de 2020, quando Fernanda Abreu deu início a pré-produção do registro audiovisual do show “AMOR GERAL”, ela – e ninguém – imaginava o que as semanas seguintes reservavam. Até então, o coronavírus era um problema da China e países vizinhos. Porém, na mesma velocidade em que a produção da gravação corria, o coronavírus correu e se tornou uma pandemia. Era impossível imaginar ou ter qualquer dimensão do impacto na vida de TODOS ao redor do mundo. Uma situação inédita na era da tecnologia. Um desafio que ainda atravessamos. Um inimigo invisível, que nos ameaça e afasta socialmente, a ser derrotado.

 

No dia 13 de março, data marcada para o registro do show, a fila no teatro Imperator já transbordava de fãs e expectativas – expectativa também da artista, músicos, bailarinos e equipe – quando foi decretado o isolamento social na cidade do Rio de Janeiro e, consequentemente, a evacuação das dependências do Centro Cultural João Nogueira (Imperator). A responsabilidade e o carinho que Fernanda Abreu tem com as pessoas que a acompanham, levaram a cantora a tomar a decisão certa: seguir com a gravação e registrar a turnê do show que atravessou inúmeras capitais, interiores, comunidades no Rio e em São Paulo, sendo também destaque em grandes festivais, como o Rock in Rio. O que Fernanda Abreu não esperava é que o formato do registro do show ao vivo, teria que se dar sem plateia! Então, diante da circunstância em que foi gravado/filmado o show, Fernanda resolveu batizar o projeto de “AMOR GERAL – (A)LIVE”. Sim, naquele dia 13/03/2020 estava sendo inaugurada, involuntariamente, a única alternativa de apresentação artística durante a pandemia do Covid19 – as “Lives”, ou seja, apresentações de shows sem a presença do público. Até a finalização deste release, nenhuma vacina para a Covid foi aprovada, o que continua impossibilitndoa a produção de qualquer evento com aglomeração de pessoas.

 

Diante desse cenário, “AMOR GERAL(A)LIVE”, renova com força total o seu propósito: dar voz ao que é urgente e necessário: o AMOR GERAL. E o que cabe neste AMOR GERAL? Cabe a tolerância e o desejo de igualdade social, cabe o amor em todas as suas vertentes e camadas, cabe o amor enquanto bálsamo aos que sentem dor, aos que estão isolados da família, cabe respeito e gratidão aos que estão na linha de frente… O amor como a resposta mais poderosa nesses tempos onde a fragilidade do ser humano é revelada e desafiada. “AMOR GERAL(A)LIVE” é um veículo latente que transporta e conecta pessoas através da música e da dança.

 

UMA ODE AO AMOR E AO SUINGUE

 

Considerada a mãe do pop dançante brasileiro, Fernanda Abreu apresenta no show AMOR GERAL, e agora nesse registro em DVD, excelente performance vocal e corporal, cantando e dançando, reafirmando o status atemporal de sua obra.

 

AMOR GERAL(A)LIVE”, Fernanda Abreu apresenta seis músicas do álbum homônimo, alguns hits de sua emblemática discografia, como “Garota sangue bom”, “Veneno da lata”, “Kátia Flávia” e, claro, o hino chapa quente: “Rio 40 graus”. Direto do lado B, e surpreendendo a todos, Fernanda incluiu neste show a pop-sexy “Bidolibido” e o hino–manifesto pacifista “Eu vou torcer”, de Jorge Ben Jor.

 

Ela só anda bem acompanhada: Fernanda divide o palco com sua banda poderosa, composta por músicos que dispensam apresentações, como Tuto Ferraz (bateria e programação eletrônica), André Carneiro (baixo), Fernando Vidal (guitarra) e Thiago Gomes (teclados). Completam o time, Alegria Mattus, nos vocais, e a bailarina Victórya Devin.

 

Completando a experiência sonora e visual, Luiz Stein assina a video cenografia que tomou conta de um telão de LED e, junto com a iluminação criada por Carlos Firmino, transformou a apresentação numa experiência avassaladora de som, imagem e dança. O figurino da turnê e deste registro, é uma criação do inventivo Rogério S.  Já a coreografia, Fernanda Abreu assina ao lado de Cristina Amadeo. A direção artística  é da própria Fernanda – que cuidou de cada detalhe para este registro especial.

 

Dá gosto de ver a inteligência movendo um corpinho como esse

 

O refrão de “Garota sangue bom” traduz o que já sabemos: Fernanda Abreu tem sua história musical entrelaçada com a dança.

 

“A dança faz parte da minha vida desde que me entendo por gente. Está no meu DNA. A dança é o meu alicerce, meu porto seguro. É inteligência corporal do gesto mais simples ao mais complexo. A dança é minha companheira mais íntima e minha música é o reflexo do amor e do prazer que sinto em dançar.

 

Celebrando esta relação, a cantora trouxe como participações especiais para esse registro em DVD, a premiada companhia de dança contemporânea Focus Cia de Dança e dois dançarinos do Passinho do Funk, Hiltinho e Neguebites.

 

A Focus Cia de Dança, dirigida e coreografada por Alex Neoral, é sua parceria desde a apresentação que fizeram juntos no Palco Sunset no Rock in Rio, de 2017 – destaque para a música “Saber chegar”, quando dois bailarinos se beijam e de bocas que não se desgrudam, exploram o palco numa coreografia impecável.

 

Reafirmando sua ligação com a dança e sua trajetória musical e reconhecida por unir morro e asfalto – durante os 30 anos de carreira solo, a cantora mantém acesa a chama que a conecta com o Funk Brasil, desde 1989, o que deu a “Garota sangue bom” o título de Madrinha do Funk Carioca –  Fernanda traz os dançarinos do Passinho: Neguebites (destaque do projeto Heavy Baile) e Hiltinho (que integrou o grupo Dream Team do Passinho). A dupla, que traz a dança de rua e da favela, marcou presença na música “Tambor” e com seu “Passinho Foda” vem ganhando o espaço merecido no Brasil e no mundo numa das muitas vertentes culturais do funk carioca.

 

Sempre apontando novos caminhos, em “AMOR GERAL(A)LIVE”, Fernanda Abreu compõe mais um capítulo da história na sua brilhante e sólida trajetória, mantendo-se fiel e autêntica quando o assunto é inovação musical e suingue, afirmando seu status de eterna Garota Sangue Bom.

 

AMOR GERAL POR DE QUEM FAZ – DEPOIMENTOS

 

PAULO SEVERO

Fernanda foi a primeira a fazer uma Live, formato de show sem público. Chamado por ela para registrar o último show da turnê de “Amor Geral” (o que coincide com os 30 anos da gravação que fiz do primeiro show dela no Morro da Urca em 1990), fomos surpreendidos, duas horas antes de começar o espetáculo, pelo decreto do governo do Rio de Janeiro que fechou os teatros por causa da pandemia. Ela resolveu manter a apresentação para gravação mesmo sem plateia. O que não fez diferença. Profissionais do gabarito de Fernanda não se abalam com barreira nenhuma. Enfim, 30 anos depois, me vi registrando pela terceira vez um show de Fernanda Abreu e pude, de novo, constatar seu talento e sua capacidade. Ela tira de letra as adversidades. Como a própria Fernanda diz, “essa foi a primeira Live, filhote musical do coronavírus”. E eu fiz o parto.

 

CRIS AMADEO

Amor Geral, chegou para mim com uma demanda específica:

“….Cris, quero fazer um show de dança….”

Bom, Fernanda, é dança, no corpo, na alma e no pensamento. Ela não para. Ela tá em movimento o tempo todo. Parar a Fernanda é tarefa inglória. E ela se move com uma harmonia plena, deslumbrante.

Precisávamos de uma Cia. De Dança para o show do Rock in Rio e eu lembrei da Focus Cia de Dança….tem uns encontros que são laços. Assim foi com a Focus.

Assim é meu laço com a Fernanda, são anos de admiração e parceria.

Minha irmã, o Amor é Geral!

(Ah, nem o covid 19 para a Fernanda! Axé!!! )

 

TUTO FERRAZ

É uma honra e um enorme prazer fazer a direção musical de um DVD como esse, onde o carinho com todas as etapas do processo é o máximo possível! A Fernanda é uma artista com “A” maiúsculo e tem um carisma incrível dentro e fora do palco! A sua atenção aos detalhes estimulam a gente a fazer o nosso melhor.

 

ALEX NEORAL

Fernanda Abreu preencheu minha adolescência com suas músicas baladas e românticas. Vê-la mover com meus bailarinos é um deleite, pois ali reunimos com beleza o que há de mais potente na música e na dança. Desde o Rock In Rio 2017, tivemos a experiência de dividir o palco com esta múltipla artista e ainda sobra fôlego para muito mais!

 

NEGUEBITES E HILTINHO – Passinho do Funk

Pra nós, estar trabalhando com a Fernanda é a realização de um sonho. Minha mãe é fã da Fernanda e isso já faz desta parceria especial demais. Foi inesquecível tê-la na plateia, me vendo dançar com a artista que ela me ensinou a admirar. E fazer parte desse DVD é muita “tiração de onda”. A gente no palco, dançando o passinho raiz, descalços e sem camisa, podendo fazer o que a gente gosta, do jeito que a gente gosta! Tanto a Fernanda quanto a equipe nos tratam muito bem. Sou agradecido demais. Pra mim isso tudo é muito foda!

 

LUIZ STEIN

A concepção do cenário para o DVD “AMOR GERAL(A)LIVE” levou em conta a necessidade de se ter um palco limpo, pois além da Fernanda, que tem uma movimentação corporal grande, tem os músicos, backing vocal, bailarina e a participação da Focus e dos bailarinos do Passinho. A concepção resultou num palco todo preto, com uma passarela branca no centro e uma tela de LED ao fundo, transmitindo elementos gráficos vetoriais em animação. Não há utilização de fotos ou videoclipes, como normalmente se vê neste tipo de cenografia, usamos somente os elementos gráficos em conexão com os tempos musicais.

 

ROGÉRIO S

O figurino da Fernanda mistura referências fetichistas, futuristas e da cultura pop. O material escolhido é o vinyl com proporções e modelagem que evidenciam a presença da pele e acessórios pinçados do street style. Na banda, incluindo a backing vocal e a bailarina, forte inspiração e apropriação de códigos da alfaiataria masculina para criar os looks. Cartela de cor minimalista com preto + branco e pitadas de vermelho a contemporaneidade dá o tom com um certo perfume de androginia.

 

FIRMINO

O conceito de luz para o DVD foi criado com base no rider de luz da turnê “AMOR GERAL”. Trazendo efeitos e sincronismo musical e luminosidade, com focos individuais e uma base luz para equipe de filmagem.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

FAIXAS:

 

AMOR GERAL – Fernanda Abreu / Fausto Fawcett / Pedro Bernardes

 

OUTRO SIM – Fernanda Abreu / Gabriel Moura / Jovi Joviniano

 

EU VOU TORCER – Jorge Benjor

 

SABER CHEGAR – Fernanda / Donatinho / Tibless / Play

 

VOCÊ PRA MIM – Fernanda Abreu

 

BIDOLIBIDO – Fernanda Abreu / Jovi Joviniano  / Rodrigo Campello / Citação:  “De noite na Cama” – Caetano Veloso

 

VENENO DA LATA – Fernanda Abreu / Will Mowat

 

GAROTA SANGUE BOM – Fernanda Abreu / Fausto Fawcett

 

MEDLEY SLA 1 : . A NOITE  Fernanda Abreu / Luiz Stein / Laufer – . KAMIKASES DO AMOR Fernanda Abreu

 

. SLA RADICAL DANCE DISCO CLUB – Fernanda Abreu / Leone

 

DELICIOSAMENTE – Fernanda Abreu / Jorge Ailton / Alexandre Vaz

 

KÁTIA FLÁVIA, A GODIVA DO IRAJÁ – Fausto Fawcett / Laufer

 

APRESENTAÇÃO DA BANDA – Fernanda Abreu – Citacão: “Dê um role” (Moraes Moreira / Luiz Galvão)

 

BAILE DA PESADA – Fernanda Abreu / Rodrigo Maranhão

 

DOUBLE LOVE AMOR EM DOSE DUPLA – Fausto Fawcett / Laufer

 

TAMBOR – Fernanda Abreu / Gabriel Moura / Jovi Joviniano / Afrika Bambaataa

 

RIO 40 GRAUS  – Fernanda Abreu / Fausto Fawcett / Laufer

 

FICHA TÉCNICA

 

BANDA:

BATERIA E PROGRAMAÇÃO ELETRÔNICA – TUTO FERRAZ

BAIXO – ANDRÉ CARNEIRO

GUITARRA – FERNANDO VIDAL

TECLADOS – THIAGO GOMES

VOCAIS – ALEGRIA MATTOS

BAILARINA – VICTORYA DEVIN

 

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:

FOCUS CIA DE DANÇA E HILTINHO E NEGUEBITES

 

EQUIPE FOCUS CIA DE DANÇA

 

DIREÇÃO ARTÍSTICA E COREOGRAFIA: ALEX NEORAL

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO:  TATIANA GARCIAS

PRODUÇÃO EXECUTIVA: BIA REY

BAILARINOS: CAROLINA DE SÁ, COSME GREGORY, JOSÉ VILLAÇA, MARCIO JAHÚ, MARINA TEIXEIRA, MONISE MARQUES e ROBERTA BUSSONI

 

CAPA E PROJETO GRÁFICO: LUIZ STEIN E VICTOR HUGO CECATTO

 

FOTÓGRAFO: ALEXANDRE CALLADINNI

 

SITE OFICIAL

www.fernandaabreu.com.br

 

INSTAGRAM

https://www.instagram.com/fernandaabreureal

 

YOUTUBE

https://www.youtube.com/fernandaabreu

 

FACEBOOK

https://www.facebook.com/fernandaabreureal

 

TWITTER

https://twitter.com/abreufernanda

 

SPOTIFY

http://bit.ly/FernandaAbreuSpotify

 

CONTATO:

shows@garotasanguebom.com.br

contato@garotasanguebom.com.br

 

 

Assessoria de Comunicação Fernanda Abreu – Bebel Prates 

 

 

www.universalmusic.com.br

 Universal Music Brasil :: Departamento de Imprensa e Comunicação / PR