Fi Bueno lança ‘Litoral’

Com direção musical de Guto Graça Mello, álbum reúne canções autorais e releituras de compositores como Tom Jobim, Geraldo Azevedo e Lô Borges 

 

Ouça Litoral, novo álbum de Fi Bueno (crédito foto: @man_produçoes)

 

Na sexta-feira (3 de junho), chega nas plataformas digitais Litoral, álbum que traduz a trajetória de Fi Bueno e sua forte influência da MPB e do forró, reunindo canções autorais e clássicos da música brasileira.

 

Litoral, canção escolhida para dar nome ao álbum, expressa a forte ligação de Fi com a natureza, que é a essência e origem de seu trabalho artístico. “Eu sempre digo que meu trabalho espiritual, que não tem religião alguma a não ser uma busca profunda de autoconhecimento e de contato com a natureza, é o alicerce do meu trabalho artístico. Esta é minha origem, minha verdade. E na canção ‘Litoral’ eu consegui trazer essa mensagem, expressar o que eu sinto”, revela Fi Bueno.

 

A inédita Litoral é um samba-bossa que também expõe a maneira de compor do artista, no toque de seu violão na gravação. “Embora tenha uma harmonia elaborada e uns dribles de melodia, ‘Litoral’ veio de forma muito espontânea, e conta muito da minha trajetória de sair de São Paulo e ir pro litoral em busca da natureza, da Mata Atlântica. A gravação tem um lindo e delicado arranjo de cordas do Guto Graça Mello e foi feita com minha banda, que tem Robinho Tavares no baixo e bateria, e Marcelo Maita nos teclados”, conta Fi.

 

O álbum abre com É preciso perdoar, clássico da bossa-nova de grande sucesso na voz de João Gilberto, seguida por Segunda-Feira no Mar, autoral em clima de verão já lançada como single e que apresentou ao público esse caminho do paulistano Fi Bueno em direção ao litoral, em busca do contato com a natureza. Entre as releituras, o álbum ainda revela Quem sabe isso quer dizer amor, canção de Lô Borges e Marcio Borges, além das já lançadas no formato single: Passarim, que tem como base o arranjo original do maestro Tom Jobim, sua maior influência musical; Alegre Menina, parceria de Dori Caymmi e Jorge Amado, sucesso na voz de Djavan que também tem conquistado as rádios nacionais na voz de Fi Bueno; assim como  Dona da Minha Cabeça, de Geraldo Azevedo em parceria com Fausto Nilo. “Geraldo Azevedo é uma das minhas grandes referências no jeito de tocar violão e compor, e no jeito de cantar apaixonado. ‘Dona da Minha Cabeça’ é uma canção mpb-forró que sempre cantei e dancei”, comenta Fi.

 

Litoral traz 10 canções, sendo cinco releituras e cinco composições de Fi Bueno. A inédita Espiritual fecha o novo álbum, que ainda inclui os singles autorais já lançados, A Mais Bonita e Sabe Lá.

 

Com direção musical de Guto Graça Mello, o álbum Litoral revela os primeiros trabalhos do legendário produtor com o artista. “Guto me conheceu num momento de amadurecimento musical e abriu novos horizontes, me colocou em contato com minha essência de cantor. Nesse novo trabalho canto não apenas como compositor mas também como intérprete, a pedido dele. Guto fez nascer um cantor em mim que eu pressentia mas não acessava”, recorda Fi. Litoral chega na sequência do álbum Identidades, lançado em parceria com Anastácia – a rainha do forró, em outubro de 2021, que também contou com Guto na direção musical e apresentou inéditas parcerias com Céu, Dominguinhos e João do Vale, e as participações especiais de Zeca Baleiro e Gilberto Gil.

 

Cantor, compositor e musicista, Fi Bueno foi do piano para o violão, construiu conhecimento e narrativa rítmica na guitarra, baixo e bateria; e enveredou pelo forró até desaguar em pura música brasileira, território em que trafega e tem lançado trabalhos solo desde 2010.

 

LITORAL |ÁLBUM | FI BUENO

 

  1. É preciso perdoar (Carlos Coqueijo / Alcyvando Luz)
  2. Segunda-feira no mar (Fi Bueno)
  3. Dona da minha cabeça (Geraldo Azevedo / Fausto Nilo)
  4. Litoral (Fi Bueno)
  5. A mais bonita (Fi Bueno)
  6. Alegre menina (Dori Caymmi / Jorge Amado)
  7. Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges / Marcio Borges)
  8. Sabe lá (Fi Bueno)
  9. Passarim (Tom Jobim)
  10. Espiritual (Fi Bueno)

 

Fi Bueno: voz, violão e ukelele

Marcelo Maita: teclado rhodes e sintetizadores

Robinho Tavares: baixo e bateria

Guto Graça Mello: metais, cordas e efeitos midi

+

Tadeu Santiago: sanfona, Mariana Féo: vocais (A Mais Bonita)

 

Direção Musical: Guto Graça Mello

Mixagem: Guto Graça Mello e Gustavo Modesto

Masterização: Ricardo Garcia (Magic Master)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: assessoria de imprensa | adriana bueno

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 17/01, é aniversário da cantora e compositora Susanna Hoffs @susannahoffsofficial que completa 67 anos 

Co fundadora da banda The Bangles @officialthebangles 

#susannehoffs #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/01, é aniversário da cantora e compositora Simone Simons @simonesimons que completa 41 anos.

Vocalista da banda Epica @epicaofficial 

#simonesimons #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 16/01, é aniversário do compositor e multiinstrumentista Johnny Boy @cjohnnyboy 

Baixista da banda IRA!

#johnnyboy #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 16/01, é aniversário da cantora e compositora Sade @sade que completa 67 anos.

#Sade #happybirthday #boomerangmusic
Em 14/01/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado 3° álbum de estúdio do cantor e compositor John Fogerty @johnfogerty "Centerfield".

Track Listing:

1. The Old Man Down the Road - John Fogerty (3.33)
2. Rock and Roll Girls - John Fogerty (3.26)
3. Big Train from Memphis - John Fogerty (2.58)
4. I Saw It On TV - John Fogerty (4.2)
5. Mr. Greed - John Fogerty (4.09)
6. Searchlight - John Fogerty (4.28)
7. Centerfield - John Fogerty (3.51)
8. I Can't Help Myself - John Fogerty (3.13)
9. Vanz Kant Danz - John Fogerty (5.3)

#johnfogerty #centerfield #boomerangmusic
Em 14/01/1980, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda Rush @rush "Permanent Weaves".

Line-up:

Geddy Lee (vocals, bass, keys)
Alex Lifeson (guitars)
Neil Peart (drums)

Track list:

	1.	The Spirit Of Radio
	2.	Freewill
	3.	Jacob’s Ladder
	4.	Entre Nous
	5.	Different Strings
	6.	Natural Science

#permanentwaves #rush #rushband #geddylee
Hoje, 14/01, é aniversário do guitarrista da banda Black Label Society, Mr. Zakk Wylde @zakkwyldebls que completa 59 anos.

#zakkwylde #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 14/01, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Foo Fighters @foofighters Dave Grohl que completa 57 anos.

Foi baterista da banda Nirvana

#davegrohl #happybirthday #boomerangmusic