Gilsons lançam EP “Várias Queixas” pela Som Livre

  Grupo composto por Francisco Gil, João Gil e José Gil aposta em  canções autorais com influências da MPB e raízes baianas

 

José Gil, Francisco Gil e João Gil | Crédito: Jéssica Leal

 

A música faz parte da vida dos Gilsons desde que nasceram. José é filho de Gilberto Gil e Francisco e João são netos. A influência familiar foi essencial para a criação do grupo, do qual o nome foi ideia de Preta Gil, mãe de Francisco. Mesclando uma sonoridade que vai de influências da MPB, passando por suas raízes baianas e com uma pitada de swing carioca, por morarem atualmente no Rio de Janeiro, o trio lança o EP “Várias Queixas”. Este é o maior projeto da carreira dos Gilsons, que começou há pouco mais de um ano com apresentações no Rio e São Paulo. O lançamento é pela Fluve, plataforma de distribuição de conteúdo da Som Livre.

 

A partir desta sexta-feira (22), o EP “Várias Queixas” estará disponível em todas as plataformas de música. São ao todo cinco faixas, onde as autorais “Vento Alecrim”, “A Voz” e “Cores e Nomes” são inéditas. As já lançadas “Love Love” (autoral) e “Várias Queixas”, esta uma regravação em homenagem ao Olodum, também fazem parte do projeto. Carregando o nome do EP, a faixa “Várias Queixas” ganha clipe filmado na comunidade carioca da Tijuquinha, protagonizado pelos dançarinos Hiltinho e Jeniffer Dias – confira.

 

Em nome de todos, Francisco conta como surgiu o grupo, suas influências e expectativas: “Esse é um projeto que nasceu de uma forma muito genuína, é como se as canções tivessem ganhado vida no momento que elas começaram a tocar as pessoas em nossos shows. Estamos vivendo um momento de renovação no nosso país e falar de amor, de beleza, esperança e transformação é uma coisa muito importante. O ‘Gilsons’ tem esse compromisso, queremos trazer um frescor musical para as pessoas, com o nosso sentimento verdadeiro. Estamos muito ligados à cultura afro-brasileira, aos tambores, ao axé e à sonoridade moderna. A maior parte das nossas referências e influências vêm da nossa ancestralidade e no nosso som fica muito evidente essa mistura. Ainda temos muito trabalho pela frente e queremos mostrar muitas novidades para o público”.

 

EP “Várias Queixas” – Gilsons

 

Lançamento Fluve/Som Livre – 22 de novembro/2019

 

  1. Várias Queixas (composição: Germano Meneghel, Afro Jhow e Narcizinho)
  2. Love Love (composição: João Gil, José Gil e Julia Mestre)
  3. Vento Alecrim (composição: José Gil e Luthuli Ayodele)
  4. A Voz (composição: Francisco Gil)
  5. Cores e Nomes (composição: Júlia Mestre e João Gil)

 

Sobre Gilsons

 

Nascidos em berço musical, José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil respectivamente, seguiram o caminho artístico de um dos maiores ícones da MPB. Carregando o talento no sangue, o trio formou o grupo chamado Gilsons, que surgiu de uma brincadeira em referência ao sobrenome da família. Enriquecendo a atual cena musical brasileira, o grupo aposta em canções autorais, carregas de influências da MPB e de suas raízes baianas, a fim de levar essa nova sonoridade para todo o país.

 

Sobre a Som Livre

 

De 1969 para cá o mercado fonográfico mudou, assim como a forma de se consumir música. Hoje, 50 anos depois de sua criação, a Som Livre é muito mais do que uma gravadora, é o espelho musical do país. Uma empresa 100% nacional voltada para a música, seja qual for a sua plataforma e que reflete, através de seus lançamentos, o gosto e o hábito de consumo do brasileiro.

 

A Som Livre possui diversas frentes de negócios: venda física, digital, shows, licenciamento e editora. Em seu time são mais de 100 artistas e sua editora é uma das mais importantes do país, representando os direitos de compositores nacionais e internacionais. Na linha de shows, a empresa aposta em festivais de música, que acontecem por todo o país, com as marcas Festeja, Viva Mais Música e Arena Pop.

 

somlivre.com

facebook.com/somlivre

instagram.com/somlivre

twitter.com/somlivre

 

Assessoria de comunicação Som Livre – In Press Porter Novelli