Humberto Effe lança single inédito, um abre alas de seu novo trabalho

Com a canção “A vontade e o medo”, Humberto Effe anuncia o lançamento de trabalho inédito. Produzido pelo guitarrista JR Tostoi, o single chega nas plataformas digitais nesta sexta-feira (14/8), pelo selo Backing Stars e distribuição da Ditto Music. “Este single simboliza, entre tantas coisas, o retorno a um registro fonográfico meu solo e inédito, o que não acontecia desde 1995 quando lancei o álbum “Humberto Effe” pela Virgin. E o primeiro de novas gravações e lançamentos que virão a partir desta canção”, antecipa Humberto Effe.

 

Ouça “A vontade e o medo” – https://ditto.fm/avontadeeomedo

 

A vontade e o medo, por Humberto Effe

 

Este single é também fruto de um trabalho que começou em 2018 com meu show Plano Sequência, no qual já se amadurecia a ideia e necessidade de um lançamento baseado em músicas inéditas. Nos anos anteriores a 2018, me dediquei a ser o compositor e cantor da banda Picassos Falsos, tendo lançado dois discos, e também a compor para outros artistas como Skank, Dado Villa-Lobos, Frejat, entre outros.

 

“A vontade e o medo” surgiu de uma ideia musical sobre o trabalho do grupo “Quinteto Violado” e seus riffs tirados da típica música nordestina, que me aproximavam, e muito, dos riffs da soul music e do rhythm’n’blues americanos. Dessa ideia surgiu a base sonora da canção. Ao mesmo tempo, buscava na gravação e arranjo algo mais visceral e ácido. Por isso, chamei o produtor e guitarrista JR Tostoi para produzir a faixa, que junto com Marcelo Vig (bateria e percussão) e Hugo Noguchi (baixo) proporcionaram esse mix de peso e ritmo à plástica do arranjo. O single é, no seu arranjo, basicamente um trabalho coletivo, no espírito de banda, onde cada um acrescenta, ao seu modo e estilo, uma tonalidade à canção com a produção de JR Tostoi intensificando a riqueza e particularidades dessa criação coletiva.

 

Este lançamento é um abre alas para novas criações, novas canções, de um novo trabalho que ainda promete muitas surpresas.

 

A vontade e o medo, por Charles Gavin

 

Uma canção sobre relações, desejos e esperança? Um relato do momento atual no qual vivemos, absolutamente distópico, onde o medo é princípio, meio e fim? Um sólido “baioquesteady electrodrive”? Ou a eterna busca por uma linguagem original e propositiva para a música pop brasileira? Diria que é isso e mais: é o abre alas que sinaliza o esperado retorno do compositor, cantor e músico Humberto Effe à sua carreira discográfica, anunciando o EP que está por vir.

 

“A vontade e o medo”, o novo single, muito bem produzido pelo experiente JR Tostoi, que também pilota guitarras e programações nesta gravação, ao lado das feras Marcelo Vig (bateria) e Hugo Noguchi (baixo), é passo firme na trajetória deste hábil tijucano, que conhecemos desde “Carne e Osso”, o primeiro hit, lançado em 1987 pela banda “supercarioca” Picassos Falsos. Desde então, passando por seu primeiro álbum solo, de 1995, chegando até os dias de hoje, Humberto Effe vem observando e interagindo com o futuro do rock e do pop nacional, sem abrir mão, evidentemente, de sua assinatura, de seu comprometimento e de suas conexões com as raízes e a história da música brasileira.

 

“A vontade e o medo”, composição de Humberto, interpretada com seu jeito de cantar inconfundível, oferece possibilidades de debate e reflexão – destaque para esta frase, extraída da ótima letra: “o medo que te cega / faz tudo virar ninguém”. Ficamos aqui, aguardando a cenas dos novos capítulos…

 

 

A vontade e o medo (Humberto Effe)
[letra]


A hora que agora passa
Só para quando me vê
Diz outros olhos vão chegar
A tempo que você olha
E tenta me responder
Quando basta o som do teu olhar

Tanto medo
mas você pensa em mim
Tanto medo
mas algo quer dizer
Aos olhos te digo vem
Os olhos que você quer
já podem de longe te guardar

Ah, você não me viu
E fingia muito bem

Ah, vai sobreviver
Nesse mundo que não quer
Ninguém

Acorda / Os meus olhos antes de sumir
Agora/ Lambe o medo que te fez fugir

A vontade que chega
Chega pra te ganhar
A vontade parece alguém
O medo que te cega
Faz tudo virar ninguém
O medo que te levou daqui

Ah, você não me ouviu
Tanto medo que não dá
Ah, não dá pra esconder
A vontade que já vai
tão distante

Vai chegar
Ah, vai chegando devagar
Vai gostando
Pra você sentir quando toca meu lugar

Vai tocando outro vôo vem
Pra cidade te abraçar

Não, não, não, vai
Não vai lá não
Não não não não não sai não mais não

Ah, você não me ouviu
Tanto medo que não dá
Ah, não dá pra esconder
A vontade que não quer
Cessar

 

[ficha técnica]


Humberto Effe – voz e violão
Marcelo Vig – bateria
Hugo Noguchi – baixo
JR Tostoi – programações e guitarra

* Gravado no Lab Tostoi/ MiniStereo Estúdios por JR Tostoi /RJ
** Produzido, arranjado e mixado por JR Tostoi
*** Masterizado por Carlos Freitas no Estúdio Classic Master / SP


Distribuição Digital Ditto Music – www.dittomusic.com


Informações  à imprensa:  Humberto Effe – Adriana Bueno

 

Informações à imprensa Ditto Music – Catto Comunicação