Izzy Gordon lança single e celebra negritude em “Neguinha Sim”

A cantora Izzy Gordon se prepara para lançar o seu quinto álbum de estúdio intitulado “O dia depois do fim do mundo” e lança uma das canções que já tem ganhado coro em seus shows, Neguinha Sim. Com letra do produtor musical e amigo de longa data Renato Gama, o single fala com orgulho da pele preta, dando ênfase ao cabelo crespo. Izzy canta: “Neguinha, sim! O meu cabelo é pixaim, meu black power fica assim, e quer saber? Eu sou muito, muito feliz. Ele brilha com o sol, o meu cabelo faz um caracol e ele é bonito em Paris, Dacar, São Luís e Maceió”.

 

“Ouvi essa música no chão sagrado do Largo do Rosário (Penha) e imediatamente me apaixonei. A música me causou um efeito lindo, portanto pensei que enquanto intérprete minha função era fazer escolhas de repertório que fizesse o mesmo em quem ouvisse. ‘Neguinha Sim’ é um hino, principalmente para crianças, para que elas se aceitem, se achem lindas, cresçam livres do medo”, comenta Izzy.

 

O ponto de vista vai de encontro ao de Renato, que mostrou a canção para o irmão Ronaldo Gama, que toca contrabaixo na canção:

 

“Eu não achei que a música era muito boa, mas o mostrei ao meu irmão, que tem uma filha de cabelo crespo, a Alice e quando ele a ouviu ficou emocionado. Daí me dei conta que tinha feito algo potente e interessante. A música nasce de uma necessidade das meninas pretas e de cabelo crespo de ter um referencial para acharem os seus cabelos bonitos. Por muitos anos, o cabelo crespo era chacota, até que ele foi transformado em coroa para simbolizar a rainha, a autoestima, a valorização desse cabelo”, explica Renato.

 

De letra simples, “Neguinha Sim” tem tudo para ser cantada pelas crianças, mas é hino para os adultos. E chega num momento bem significativo com tantas ofensas racistas sendo espalhadas pelo país e fora dele e celebra Dia da Consciência Negra, que se comemora no dia 20 de novembro.

 

“A arte que faço, que desejo fazer, tem como objetivo trazer reflexões, levantar bandeiras importantes, portanto ‘Neguinha Sim’ nesse momento é fundamental, pois traz para o meu povo um olhar de autoamor, autorrespeito, autoaceitação muito importante. Temos que combater o racismo, é uma doença da nossa sociedade, um atraso para o Brasil, que precisa tratar isso com a seriedade que merece”, aponta Izzy Gordon.

 

O último lançamento da artista que é neta de Dolores Duran foi o single “A Ilha”, poesia de Elisa Lucinda, antes ela já tinha apresentado o clipe de “A Vingança”, letra de Sérgio Vaz.

 

“Neguinha Sim” tem produção musical de Renato Gama e Ronaldo Gama, mixagem de Ronaldo Gama, masterização de Alécio Costa, foi gravado por Kauê Gama, e foi gravado no Pele Preta Estúdio – Sá Menina, tem produção executiva de Ligéa de Mateo.

 

Mais sobre Izzy Gordon

 

São trinta anos de carreira, quatro discos lançados, uma história de vida familiar dedicada à música. Reconhecendo o momento que a humanidade está passando, e não ficando alheia a isso tudo, Izzy está as portas de lançar “O dia depois do fim do mundo”, quinto álbum de músicas inéditas e parcerias banhadas pelo afeto. Trazendo samba-jazz, blues, ragtime, bossas, sambas e afins, esse tratado musical é com a música negra.

 

Izzy confirmou seu talento como cantora no musical “Emoções Baratas” (José Possi Neto). Em 1993 gravou no disco “23”, de Jorge Ben Jor, com quem saiu em turnê.  E deixando claro seu potencial eclético, fez backing vocal para o Deep Purple. Ao longo de sua carreira solo fez shows com Emicida, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Paula Lima, Banda Black Rio, Max de Castro, Gerson King Combo, Zizi Possi, Fernanda Porto, Ed Motta, Rashid, Rael, entre muitos outros.

 

A artista circula por todos os eventos e festivais de jazz e blues do Brasil. Já se apresentou nos melhores palcos do país e inúmeros eventos populares. Em 2016 mostrou toda sua elegância no programa “Superstar”, da Rede Globo. Seu primeiro álbum, “Aos Mestres com Carinho” de 2005, é também uma homenagem à sua tia, cantora e compositora Dolores Duran. Com o disco “O Que Eu Tenho Pra Dizer”, expressa seus gostos por ritmos, melodias e timbres. Em 2011 lança “Negro Azul da Noite”, projeto baseado na obra de alguns dos nossos maiores e mais expressivos compositores negros. E em 2018 “Pra vida inteira”.

 

Redes Sociais

 

Site oficial: https://www.izzygordon.com/

Instagram: https://www.instagram.com/izzygordon/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLC24W8w3oW–OG7gpx1RVA

Facebook: https://www.facebook.com/izzy.gordonnew

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Favorite Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic