Julieta Brandão reúne singles no EP “Meeiro” e apresenta novas estéticas de compositores da cena carioca

Álbum sai pelo selo Cantores del Mundo e chega com clipe

 

 

Após chamar atenção com uma série de singles, a cantora carioca Julieta Brandão reúne as quatro canções já reveladas em seu novo EP, “Meeiro”. A artista entrega canções realizadas ao lado de parceiros de longa data em uma interpretação que dilui as fronteiras entre a música brasileira e a latina. O lançamento é do selo Cantores del Mundo e chega também com um clipe para a faixa “Hueco de paz”.

 

Sem pressa, Julieta Brandão costura sonoridades que dão forma ao trabalho. Em “Torso”, o tempo surge numa referência ao passado – em uma alusão às manifestações políticas dos últimos anos no Brasil. “‘Torso’ foi escolhida como single pelo momento político que vivemos. É uma música densa, que faz referência às manifestações de 2013. A preocupação social e política sempre fez parte do meu repertório”, conta Julieta.

 

A letra foi escrita como um poema por Liv Lagerblad e foi musicada por Arthus Fochi. A canção ganha contornos de spoken word quando a própria autora surge declamando um outro texto, uma intervenção em forma de resposta à sua poesia original.

 

Se é o tempo que permite vivências e experiências, é também ele que nos lembra da finitude e da brevidade da vida. É olhando para as duas metades da ampulheta da existência humana que Brandão entrega “Tempo Movediço”. Novamente intérprete da poética dos compositores Lagerblad e Fochi, a artista se debruça sobre as contradições e paradoxos do viver.

 

Com um olhar de cronista, a letra questiona a passagem da vida à nossa revelia e provoca: será que existe uma cura para o destino, o inevitável desatino? Em meio a essas dúvidas, o instrumental se desdobra em diferentes andamentos, seguindo um compasso tão incerto quanto a própria vida.

 

Já em “Meeiro” e “Hueco de paz”, Julieta retorna a essa temática temporal que permeia todo o EP, mas com um olhar contemplativo sobre a terra, a chuva, o sol, o vento e com participação da vocalista espanhola Irene Atienza. A poética de “Meeiro” vem da autora Iara Ferreira. A cantautora paulista soma dois álbuns e participa da LUA – Livre União de Autoras. Já “Hueco de paz” é da autoria de Marcelo Fedrá e Arthus Fochi – este último, também presente como violonista nas e produtor e diretor musical de todo o EP.

 

As canções apontam um ponto de virada na carreira de Julieta Brandão, que é cantora profissional há mais de 10 anos. Após se dedicar ao samba e à música regional, que geraram o álbum “Viramundo” (2016), ela busca um caminho estético diferente no novo trabalho.

 

“O ‘Viramundo’ era um disco regional, com arranjos elaborados de choro, samba e forró. Nesse EP a gente buscou uma linguagem mais minimalista, experimental. A ideia foi trazer novas estéticas a partir de compositores da cena carioca”, explica Brandão.

 

Fazer uma ponte e promover a proximidade entre novas vozes de toda a América Latina é a meta da gravadora Cantores del Mundo: combater essa sensação de isolamento, de que o Brasil é uma enorme ilha no meio de países hispânicos. Fundado por Tita Parra, neta da lendária Violeta Parra, o selo está sendo consolidado com a direção de Arthus Fochi e do produtor musical Guilherme Marques.

 

Ouça o EP “Meeiro”: http://smarturl.it/MeeiroEP

 

Assista a “Hueco de paz”: https://youtu.be/XKONXHFbB8U

 

Siga Julieta Brandão:

 

https://www.facebook.com/julietacantora/

https://www.instagram.com/julieta.brandao/

https://soundcloud.com/julieta-brandao

https://www.youtube.com/user/Julietacantarolando

 

Informações: Build UP Media

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday