XAMÃ lança curta metragem “O ILUMINADO”

A tela do cinema, é como uma tela de pintura. Começa lá, branca, vazia. E, logo que a sala escurece e o projetor é ligado, ganha cores e movimentos, que nos transportam para mundos diferentes. Como mágica. Assim como acontece nas telas dos pintores. E no papel em branco do letrista. Ou, quando se dá play no novo trabalho de Xamã, o cinematográfico “O Iluminado”. Ouça e baixe aqui: https://ps.ONErpm.com/OIluminado .

 

Neste seu segundo álbum, que chega via Baguá Records – que, a partir do título, usa como referência o nome de um filme -, Xamã passeia pela sétima arte, para expressar a sua. No caso, “O Iluminado” (“The Shining”, 1980), que o genial Kubrick adaptou de uma obra de Stephen King. E, a escolha pelo título, “O Iluminado”, tem um motivo, explorada num curta de Xamã, dirigido por Guilherme Brehm (disponível no YouTube), que se passa em diferentes realidades: “Geizon (no caso, o próprio Xamã, nascido Jason Fernandes), é o taxi driver (do filme de 1976, de Martin Scorsese), tentado pelo advogado do diabo (do filme de 1998). O advogado tem medo do iluminado, que é sádico, louco. Porque que este simboliza a criatividade. E tudo o que é novo assusta. Mas, gera a inspiração. É a personificação do que esse disco representa pra mim” – explica o artista.

 

A partir desta faixa, ele tem sua track list toda baseada em nomes de filmes clássicos, cult e pop, sem distinção de época ou gênero. “Eu sempre fui fã de cinema e música. Quando lancei “Pecado Capital” (o disco anterior), as  faixas tinham nomes dos sete pecados. Já nesse segundo disco, quis homenagear o cinema. Ele traz a essência de minhas primeiras rimas. Mas é um trabalho bem mais maduro”, conta Xamã.

 

A lista/nome das músicas, aguça a curiosidade. Como a que abre os trabalhos, “Um Drink no Inferno” (com clipe rodado em Paris, dirigido por Dauto Galli). Do filme de Robert Rodriguez  com roteiro de Quentin Tarantino, Xamã pega emprestado o nome. E usa a cidade-luz em locações noturnas, para desenrolar uma parada romântica.

 

Na programação do cineplex de Xamã, há desde “American Pie” (que remete àquela comédia teen dos anos 90), passando pelo trash “Malditas Aranhas” (no caso, Xamã tem pavor de aracnídeos!), o cult “Matrix”, o clássico “Taxi Driver’ (que virou ‘drive’, para não perder a rima, o que dá uma nova conotação ao todo), o romântico “Uma Linda Mulher”; o terror “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” (uma faixa de transição, quase vinheta); o nacional “Central do Brasil”; e ainda na lista, “Pulp Fiction”, de Tarantino. Nenhum destes filmes foi escolhido à toa, como revela o próprio Xamã: “Eu sempre gostei muito desses filmes, não são só os meus favoritos, mas também marcaram momentos da minha vida e me ensinaram coisas sobre ela. Mas, o mais curioso sobre esse álbum são os elementos de rock´n´roll que usamos em algumas faixas, como em ‘Malditas Aranhas’”.

 

Como todo bom filme independente, Xamã dá o seu recado com criatividade e a ajuda de amigos. No caso, vozes convidadas. Em “Matrix”, ele conta com o rapper brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Rio Santanna (que canta suas partes em inglês). Já em “Uma Linda Mulher”, o carioca Luccas Carlos é quem desenrola com ele. Para “Advogado do Diabo”, contou com Filipe Ret. Em “Taxi Drive”, temos Major RD; e, por fim, para “Pulp Fiction”, Xamã convocou Agnes Nunes, que faz o contraponto feminino, lá perto do fim da sessão.

 

O Big Picture é o seguinte: em “O Iluminado”, Xamã criou raps contemporâneos, urbanos, conectados com as sonoridades atuais do gênero, compondo o roteiro de um grande movie mix, no qual os títulos entram aqui e ali, como referências. O que resulta num filme rimado em episódios. Bem melhor do que um remake ou reboot.  Xamã fez o seu director´s cut!

 

*Mas não esqueça de ficar para ver a ceninha final: ela vem sob a forma da bonus track “Era uma Vez” (remix/poesia acústica). Depois que a tela escurecer e a sala clarear, as músicas vão continuar passando em sua cabeça…

 

dezembro de 2019

 

 

Tom Leão é jornalista/crítico musical e de cinema (O Globo),

comentarista de cultura (GloboNews) e colunista do Jornal do Brasil.

 

Xamã – Informações para a Imprensa: Ciranda Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Há exatamente 13 anos, em 23/07/2011, falecia a cantora Amy Winehouse @amywinehouse aos 27 anos de idade.

#amywinehouse #boomerangmusic
Hoje (23/07), é aniversário do guitarrista e compositor Saul Hudson mais conhecido como Slash @slash que completa 59 anos.

Integrante do Guns n' Roses @gunsnroses 

Foto 📷 @rosshalfin 

#slash #happybirthday #boomerangmusic
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland
A banda MR. BIG FINALIZA SUA CARREIRA COM ‘THE BIG FINISH LIVE’ com dois lançamentos

MR. BIG formada por Eric Martin (vocal principal), Paul Gilbert (guitarra, vocal), Billy Sheehan (baixo, vocal), Nick D'Virgilio (bateria, vocal) - está encerrando sua carreira de 35 anos em GRANDE… com não um, mas dois lançamentos de álbuns. 

O primeiro é o décimo álbum de estúdio, TEN, lançado em 12 de julho. O último álbum ao vivo lançado será The BIG Finish Live, que será lançado em 6 de setembro.

 Lista de músicas 
 
1. Addicted To That Rush
2. Take Cover
3. Undertow
4. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
5. Alive And Kickin'
6. Green-Tinted Sixties Mind
7. CDFF- Lucky This Time
8. Voodoo Kiss
9. Never Say Never
10. Just Take My Heart
11. My Kinda Woman
12. A Little Too Loose
13. Road To Ruin
14. To Be With You
15. Big Love
16. The Chain
17. Promise Her The Moon
18. Where Do I Fit In
19. Wild World
20. Paul Gilbert Guitar Solo
21. Colorado Bulldog
22. Billy Sheehan Bass Solo
23. Shy Boy
24. 30 Days in the hole
25. Good Lovin'
26. Baba O' Riley

The BIG Finish Live é um novo álbum ao vivo e filme-concerto da turnê de despedida “The BIG Finish” do MR.BIG, onde a banda tocou seu álbum LEAN INTO IT, que vendeu um milhão de cópias, na íntegra, além de clássicos adicionais do MR.BIG. 

Filmado em 4K no Budokan em Tóquio, Japão, em 26 de agosto de 2023, esta performance histórica estará disponível em diversos formatos de alta qualidade: Vinil Preto 180g (3 LP), SACDs Estéreo Híbrido Multicanal (2), MQA -CDs (2), CDs MQA + Blu-Ray (2), Blu-ray 4K Ultra HD (apresentando bastidores e filmagens de entrevistas) e cassete (2). 

Todos esses formatos virão com um livreto/inserção que inclui fotos inéditas de sua apresentação no Budokan, bem como um adesivo ou cartão postal para os fãs.

Aguardem !!

#mrbig #boomerangmusic
A Netflix @netflix soltou o poster da quinta e última temporada da série Stranger Things @strangerthingstv 

A primeira parte da última temporada estreia em 2025, lembrando que ela será dividida em duas partes.

Estão curiosos? 

#strangerthings #boomerangmusic #netflix