Karina Buhr apresenta “Poeira da Luz”, faixa que antecipa seu quinto disco solo, sucessor de “Desmanche” (2019)

Ouça aqui: https://youtu.be/O25zGWqJDKQ

 

Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova canção de Karina Buhr, “Poeira da Luz”. Enquanto o quinto disco de sua carreira solo não chega, a artista entrega a leveza capsular de uma sonoridade feita em trânsito, e que traz imagens e memórias em dança, num encontro de instrumentos percussivos, eletrônicos e de sopro.

 

A música e a letra são de Karina e o arranjo foi feito por ela, Ubiratan Marques (criador da Orquestra Afrosinfônica e ex-tecladista da banda Reflexu’s) e João Meirelles (BaianaSystem). Karina também divide a produção musical com João Meirelles. A gravação ocorreu em Salvador, no estúdio Ori, com mixagem de Victor Rice e masterização de Felipe Tichauer.

 

Já disponível em todas as plataformas digitais, a obra sai da gaveta como um presente de um tempo sem tempo, do entrelugar onde habita a lembrança, a saudade e as andanças. “‘Poeira da Luz’ é sobre saudade de algum cenário, algum lugar, mas não num lugar de melancolia, é como uma volta a uma cidade ou casa, em que algumas coisas estão lá e outras não. É da observação disso, da percepção do movimento, não da lamentação, mas ainda saudade. A poeira dançando na luz conta histórias sobre o tempo”, destaca a cantora e compositora.

 

Sempre em movimento, tanto física quanto criativamente, Karina vê essa transitoriedade refletida em sua obra. “Eu sempre estive em trânsito, de mudança, de um canto pro outro, me sentindo completamente em casa em muitos lugares e também uma sensação de estar sempre indo e quase nunca voltando pra casa. Acho que minhas músicas acabam sendo assim também, de alguma forma”, analisa a também escritora e atriz, que percebe suas músicas pela fresta da literatura, dos roteiros cinematográficos e da estrutura narrativa dos contos.

 

Com uma carreira musical que começou em 1992, como baiana do maracatu Piaba de Ouro e depois batuqueira do Estrela Brilhante do Recife, Karina Buhr já integrou o afoxé Ilê de Egbá, as bandas Eddie, Comadre Fulozinha, Bonsucesso Samba Clube, Zabumba Velha do Badalo, Véio Mangaba e suas Pastoras endiabradas. Tocou com artistas como Erasto Vasconcelos e Antônio Nóbrega. Em sua trajetória solo, lançou os álbuns Eu Menti pra Você (2010), Longe de Onde (2011), Selvática (2015) e Desmanche (2019).

 

Já se apresentou em importantes festivais internacionais como Womex, Festival Roskilde, Festival Músicas do Mundo, de Sines, na Casa da Música, Porto, Portugal e no Palau de la Música Catalana, Espanha. No teatro, foi integrante do Teatro Oficina, São Paulo, entre 2000 e 2007, onde participou, como atriz, cantora e compositora, das montagens de As Bacantes e Os Sertões com temporadas em São Paulo, Berlim, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Quixeramobim e Canudos. O trabalho com teatro começou em Recife, nos anos de 1990, com o Balé Brasílica, em temporadas no Teatro Beberibe e com a Trupe Romançal, em cartaz no Teatro Arraial e apresentações no Festival de Curitiba e Porto Alegre em Cena.

 

Em 2019 Karina Buhr estreou como atriz no cinema, no longa Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves Souza, vencedor do prêmio do júri da mostra Generations, na Berlinale 2020. Como escritora publicou os livros Desperdiçando Rima (Rocco – 2015) e Mainá (Todavia – 2022). Em 2024, assina a trilha sonora original da série “Chabadabadá” (Canal Brasil), com produção musical de sua autoria, Rami Freitas, Briar e Izma Xavier. Atua no longa Lispectorante, de Renata Pinheiro.

 

| ficha técnica |

 

música e letra: Karina Buhr
direção musical: Karina Buhr

produção musical: Karina Buhr e João Meirelles
arranjo: Karina Buhr, João Meirelles e Ubiratan Marques

voz e congas: Karina Buhr
bateria eletrônica, synth bass, efeitos eletrônicos, sintetizador: João Meirelles
congas, timbales, cowbell, xequerê: Ícaro Sá
Trompete: Karen Fernanda
Trombone: Tiago ValoiS
sax e flauta: Nilton Azevedo
mixagem: Victor Rice
masterização: Felipe Tichauer

Foto: Priscilla Buhr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria Bianco

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 05/12, é aniversário da saudosa cantora e compositora Ângela Rô Rô, que completaria 76 anos.

#angelaroro #happybirthday #boomerangmusic
Em 05/12/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Beverly Hills Cop, em português "Um Tira da Pesada".

Comédia policial estrelado por Eddie Murphy, Judge Reinhold, John Ashton e Ronny Cox e dirigido por Martin Brest. 

Clássico Sessão da Tarde que rendeu uma série com mais três filmes sequênciais.

#umtiradapesada #eddiemurphy #boomerangmusic
Em dezembro de 1988, há 37 anos atrás, era lançado nos cinemas dos Estados Unidos, o suspense policial Tequila Sunrise, em português Conspiração Tequila.

Dirigido por Robert Towne.

No elenco Mel Gibson, Michelle Pfeiffer, Raul Julia e Kurt Russell.

A trama gira em torno de dois amigos de longa data. O problema é que Dale McKussic tornou-se um traficante e agora luta para sair do ramo, enquanto que Nicholas Frescia é um respeitado policial, recém-promovido ao cargo de Chefe do Departamento de Narcóticos de Los Angeles. McKussic não convence Frescia de que não é mais criminoso, ainda mais quando se envolve num perigoso negócio com o misterioso traficante Carlos, seu antigo parceiro. Os dois amigos também se desentedem ao disputar o amor de Jo Ann Vallenari, a simpática dona de um restaurante.

#conspiracaotequila #sunrisetequila #boomerangmusic
Lançado em dezembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Young Sherlock Holmes, em português O Enigma da Pirâmide.

Dirigido por Barry Levinson e produzido por Steven Spielberg.

No filme, em 1870, na Londres vitoriana, várias pessoas, após serem atingidas por um dardo, são afectadas por alucinações, as quais acabam por levá-las à morte.

É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam numa escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona o seu primeiro caso.

Filmaço, clássico Sessão da Tarde. 

#oenigmadapiramide #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do saudoso guitarrista,compositor e escritor Marcelo Fromer que completaria 64 anos.

Já faz mais de 24 anos do falecimento do Marcelo, mas seus riffs até hoje estão ai, marcantes no som dos álbuns gravados pelo Titãs.

#marcelofromer #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do saudoso cantor  compositor e vocalista da banda Black Sabbath @blacksabbath Ozzy Osbourne @ozzyosbourne que completaria 77 anos.

#ozzyosbourne #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Starship @starship Mickey Thomas que completa 76 anos.

#mickeythomas #starship #happybirthday
Hoje, 02/12, é aniversário do cantor, compositor,  baixista e vocalista da banda Hanoi Hanoi @arnaldopbrandao Mr. Arnaldo Brandão que completa 74 anos.

#hanoihanoi #arnaldobrandao #boomerangmusic