Lançamento: da zahar série ‘mitológicas’, de claude levi-strauss

O CRU E O COZIDO – Claude Lévi-Strauss

 

A obra máxima de Lévi-Strauss, um marco na abordagem do pensamento indígena.

 

Publicado originalmente em 1964, O cru e o cozido é o primeiro volume da extraordinária série Mitológicas, de Claude Lévi-Strauss. Partindo do mito de referência do “desaninhador de pássaros”, colhido entre os Bororo do Brasil Central, o autor vai aos poucos mobilizando centenas de narrativas de todo o continente americano. São mitos que falam da passagem da natureza à cultura, do contínuo ao descontínuo, e revelam uma lógica nada arbitrária de ver e pensar o mundo, que se expressa não por categorias abstratas — como os conceitos utilizados pela ciência —, mas por categorias empíricas como cru, cozido, podre, queimado, silêncio, barulho.

 

Ao desvelar a singularidade e a riqueza de um pensamento extremamente sofisticado e original, a obra de Lévi-Strauss lança luz sobre a inestimável contribuição da mitologia ameríndia para o conhecimento.

 

O cru e o cozido inaugura a edição dos quatro volumes das Mitológicas na Zahar, com prefácios inéditos elaborados por estudiosos da obra de Claude Lévi-Strauss. O primeiro deles, publicado agora, é de Beatriz Perrone-Moisés, tradutora da série. Os volumes seguintes, com lançamentos previstos até o próximo ano, serão ‘Do mel às cinzas’, com prefácio de Oscar Calavia Sáez; ‘A origem dos modos à mesa’, com prefácio de Renato Stutzman; e ‘O homem nu’, com prefácio Manuela Carneiro da Cunha

 

“Dessa obra mestra pode-se dizer muita coisa — e sempre haverá mais. O fato é que só pode ser apreciada e fazer sentido na execução — como música. É preciso que cada leitora e leitor execute com Lévi-Strauss cada passagem do texto, tendo como instrumento sua mente, feita ‘lugar vazio onde algo acontece’.” — Do prefácio inédito de Beatriz Perrone-Moisés, tradutora da série.

 

CLAUDE LÉVI-STRAUSS (1908-2009) foi um dos maiores nomes das ciências humanas no século XX. Criador da antropologia estrutural, escreveu obras fundamentais como Tristes trópicos, O pensamento selvagem e a tetralogia Mitológicas, dedicada aos mitos dos povos indígenas americanos.

 

Título original: Mythologiques 1: Le cru et le cuit
Tradução: Beatriz Perrone-Moisés
Capa:
Páginas: 512
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.779 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 05/04/2021
ISBN: 9788537819029
Selo: Zahar

 

 

Compre aqui: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14193

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa Editora Belas Letras 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (30/05), é aniversário da saudosa cantora, compositora e vocalista da banda Roxette, Marie Fredriksson que completaria 67 anos.

#happybirthday #boomerangmusic #mariefriedriksson
Hoje (30/05), é aniversário do guitarrista e compositor Tom Morello @tommorello da banda Rage Against The Machine @rageagainstthemachine que completa 61 anos.

#tommorello
#happybirthday #boomerangmusic
Lançada em 20/05/2005, há 20 anos atrás era lançado  o single "You're Beautiful " do cantor e compositor James Blunt @jamesblunt 

Hit do álbum "Back to Bedlam"

Direitos autorais @warnermusic 

Artista @jamesblunt 

#hit #jamesblunt #20years #youarebeautifull
Hoje (29/05), é aniversário do saudoso baixista da banda Toto @totothemselves Mike Porcaro.

Falecido em 15/03/2015

#mikeporkaro #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (29/05), é aniversário do cantor, compositor, produtor, campeão de trilhas sonoras Danny Elfman @dannyelfman que completa 72 anos.

Foi integrante da banda Oingo Boingo

#dannyelfman #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (29/05), é aniversário do cantor, compositor, bad boy e integrante do duo Oasis @oasis Noel Gallagher @themightyi que completa 58 anos.

#noelgallagher #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o filme Pretty In Pink, em português A Garota de Rosa Shocking.

Roteiro de John Hughes e dirigido por Howard Deutch @howiedeutch 

No elenco Molly Ringwald @mollyringwald James Spader @spaderjamesofficial Andrew McCarthy @andrewtmccarthy em um elenco maravilhoso.

Filme nostálgico e incrível!

#boomerangmusic #prettyinpink #39years
Hoje (28/05), é aniversário do cantor e compositor John Fogerty @johnfogerty que completa 80 anos.

#johnfogerty #happybirthday #boomerangmusic