“Linda Ramalho canta Zé Ramalho”: tributo ao compositor chega às plataformas

Ouça o álbum: https://orcd.co/lindaramalhocantazeramalho

 

“É Zé Ramalho versão rock”. A definição de Linda Ramalho resume de forma certeira a proposta de “Linda Ramalho canta Zé Ramalho”, primeiro álbum da filha caçula do compositor paraibano. “As 10 músicas foram escolhidas a partir de uma lista dos principais sucessos, mas também levamos em conta as que mais tinham a ver com a minha voz, com a minha jornada até aqui. Este disco é um convite para dentro de mim, onde o pessoal encontra o profissional. A vida, enquanto ritual, existe para celebrar, e aqui estamos para celebrar a entidade Zé Ramalho que existe dentro de cada um de nós”, prossegue Linda.

 

Para produzir o álbum, que chega às plataformas dia 01 de dezembro (e ganhará em breve versão em CD físico), Linda convidou o músico, arranjador e produtor Robertinho de Recife, que também assina mixagem e masterização do projeto: “Foi ótimo trabalhar com o Robertinho, ele é a pessoa que melhor entende de Zé Ramalho e suas músicas. Confiei totalmente nas orientações que ele me deu, desde a seleção das canções até os arranjos finais. Passei a cantar alguns versos de um jeito mais falado, coisa que eu não fazia antes”.

 

No repertório estão clássicos como “Chão de Giz”, “Eternas ondas’, ‘Admirável Gado Novo” e “Vila do sossego”, em arranjos que traduzem a veia roqueira de Linda Ramalho. Ora mais pop, ora com pitadas de hardcore, é o rock que prevalece: “Geralmente preparávamos dois arranjos para cada música. O Robertinho deu a sua pincelada final e conseguiu chegar no melhor formato para as versões, principalmente em ‘Frevo Mulher’, que foi a que mais mudou”, pontua Linda.

 

Para Robertinho de Recife, produzir “Linda Ramalho canta Zé Ramalho” foi uma experiência muito rica: “Conheço a Linda desde pequena, tenho acompanhado a sua carreira artística, mas essa foi a primeira vez que a produzi. Em muitos momentos, o seu profissionalismo me lembrou o do pai dela: esteve sempre muito dedicada e aberta para aceitar a minha direção”. Robertinho ressalta ainda outros atributos da cantora de 28 anos: “Linda tem uma extensão vocal e uma potência muito grandes e conhece muito bem as letras que está cantando.  Como tem a experiência do teatro, sabe interpretar os textos. Foi extremamente fácil trabalhar com ela”.

 

Fã de rock – vale lembrar do épico encontro com o Sepultura, no Rock in Rio de 2013 -, Zé Ramalho apresentou bandas como o Nirvana à filha, ainda garota: “Cresci ouvindo Black Sabbath, Pink Floyd, Beatles, Jimi Hendrix. Sempre conversamos sobre música. Tive a experiência de perguntar ao meu pai a origem de suas letras, mas ele sempre diz que o importante é o significado que nós damos a elas”. Linda teve ainda a oportunidade de se reconectar às suas raízes paraibanas antes de gravar o álbum: “Minhas idas a João Pessoa também foram essenciais nessa imersão no universo de Zé Ramalho”.

 

O entrosamento com o seu trio, com o qual Linda pretende ir para estrada com o novo show, também foi fundamental para trazer o rock para o universo de Zé Ramalho: “O power trio, formado pelo João Guilherme Ferreira no baixo (que já conhecia as músicas e fez os arranjos), Jeffersom Cardim na guitarra (o China) e Caco Braga na bateria, me acompanha nessa viagem Ramalhesca”, finaliza Linda.

 

A capa de “Linda Ramalho canta Zé Ramalho” foi inspirada na capa de “A terceira lâmina”, álbum que Zé Ramalho lançou em 1981.

 

Graduada em artes cênicas, a estreia de Linda Ramalho na música foi como vocalista e líder da banda de covers Linda and the Spacehearts, formada em 2015. Três anos depois, já pelas mãos produtor Robertinho de Recife, fez sua estreia fonográfica com a gravação de “Voa voa” para o tributo coletivo “Avôhai 40 anos – Remake pop rock”, recriação do primeiro álbum solo de Zé Ramalho. Em 2019 lançou o single “Quem é quem?”, parceria com Paulo Pestana Jr. e Maurício Kyann. No início de 2023, lançou um EP autoral produzido por Zé Ramalho chamado “Adrenalina”, e agora edita o primeiro álbum de sua carreira.

 

LINDA RAMALHO CANTA ZÉ RAMALHO – Repertório

 

1 – GALOPE RASANTE (Zé Ramalho)

2 – CHÃO DE GIZ (Zé Ramalho)

3 – PEPITAS DE FOGO (Zé Ramalho)

4 – FREVO MULHER (Zé Ramalho)

5 – VILA DO SOSSEGO (Zé Ramalho)

6 – GAROTO DE ALUGUEL (Zé Ramalho)

7 – ETERNAS ONDAS (Zé Ramalho)

8 – A TERCEIRA LÂMINA (Zé Ramalho)

9 – A DANÇA DAS BORBOLETAS (Zé Ramalho – Alceu Valença)

10 – ADMIRÁVEL GADO NOVO (Zé Ramalho)

 

Ficha Técnica

 

Linda Ramalho: voz

Produção, mixagem e masterização: Robertinho de Recife

Arranjos: João Guilherme

João Guilherme: contrabaixo

Caco Braga – bateria

China: guitarra

Leonardo Aversa: foto

Gravado, mixado e masterizado no Studio Robertinho de Recife T (entre julho e setembro de 2023)

Lançamento: Avôhai/Discobertas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Rocksoulblues no @sesc14bis 

Lançamento do novo álbum do cantor Nasi @oficialnasi 

Vídeo: Jailson /Produção Boomerang Music 

#nasi #rocksoulblues #sesc14bis #boomerangmusic
Hoje (11/04), é aniversário da cantora e compositora Lisa Stanfield @lisajstansfield que completa 58 anos.

#lisastanfield #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (11/04), é aniversário do cantor, compositor e baixista Pit Passarell @oficialpitpassarell da banda Viper @viper_brazil que completa 56 anos.

#pitpassarell #happybirthday #viper #boomerangmusic
Hoje (11/04), é aniversário do cantor e compositor Zeca Baleiro @zbaleiro que completa 58 anos.

#zecabaleiro #happybirthday #MPB #boomerangmusic
Hoje (08/04), é aniversário do cantor e compositor Leoni @leonioficial que completa 63 anos.

Foi integrante da bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência.

Sábado e domingo (13 e 14/04), tem show no Sesc Avenida Paulista @sescavpaulista pra comemorar.

#leoni #happybirthday #sescavenidapaulista