Line-up MIMO Festival 20 anos – um dos maiores eventos culturais gratuitos do Brasil

MIMO Festival, conceituado por valorizar o patrimônio histórico e natural com qualidade musical e inovação, um dos maiores eventos culturais gratuitos de música do país, completa 20 anos.

 

Programação vai reunir um mix de artistas brasileiros e internacionais, como Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes & Vitor Araújo, Lakecia Benjamin, Jupiter & Okwess e Don Letts

 

São Paulo vai receber o festival, de 12 a 14 de maio, que contará com uma edição pocket no Rio, nos dias 16 e 17, e, pela primeira vez, será realizado em Itabira, Minas Gerais, de 19 a 21 do mesmo mês. Além de shows, o MIMO contará com workshops, Fórum de Ideias, Mostra de Cinema e Chuva de Poesia

 

Vinte anos de história, com 57 edições, em mais de 12 cidades no Brasil e na Europa, assistido por um público superior a 2 milhões de pessoas ávidas por ouvir ou descobrir o melhor da música nacional e mundial. Sempre com entrada gratuita, esse é o MIMO Festival. Evento que tem como marca principal propiciar a liberdade artística, livre de algemas, valorizando a memória e trazendo a inovação sonora. Já realizou mais de 500 shows em mais de cinco mil horas de música, sempre em busca de ocupar o patrimônio histórico e natural das cidades por onde passa, mantendo a qualidade musical como referência.

 

Cerca de quatro mil músicos já passaram pelo festival, em concertos memoráveis e de grandes artistas, como Chick Corea, Herbie Hancock, Gilberto Gil, Buena Vista Social Club, Tom Zé, Hermeto Pascoal, Emicida, BaianaSystem, Salif Keita, Egberto Gismonti, Didier Lockwood, Amadou e Mariam, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Criolo, Toninho Horta, Elza Soares, Chucho Valdés, Pat Metheny, Ron Carter, Jards Macalé, Baby do Brasil, Emir Kusturica, Richard Bona, Egberto Gismonti, Oumou Sangare, Teresa Salgueiro, Liniker com as Baias e a Cozinha Mineira, Richard Galliano, Guinga, João Bosco, Hamilton de Holanda, Isaac Karabtchevsky e Nelson Freire, entre músicos de todo o mundo. Atrações internacionais, hoje consagradas, foram destacadas no MIMO, como o britânico multi-instrumentista Jacob Collier, o trompetista Ibrahim Maallouf e a londrina Ala.Ni. No festival, os artistas podem ser vistos de muitas formas, além do palco, como nas telas do cinema, em workshops e no Fórum de Ideias, trocando experiências com o público.

 

O evento já contou com edições inesquecíveis para muito além das famosas ladeiras de Olinda, que sediou a primeira edição. Ouro Preto e Tiradentes (MG), Paraty (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), São Paulo, Serra (ES), São Francisco do Sul (SC) e Rio de Janeiro já abrigaram o festival. Além das cidades históricas brasileiras, o festival acontece desde 2016 em Portugal, e passou por cidades como Amarante e Porto. Em 2017, O MIMO dedicou  edição com o line up composto apenas por mulheres e trans, mostrando o tom vanguardista do festival, reconhecido por trazer ao público artistas mundialmente famosos e outros que muitas vezes são desconhecidos do grande público. Na edição de 2015, a cantora Iza, por exemplo, fez uma apresentação no Forte Defensor Perpétuo, em Paraty, onde cantou clássicos do jazz e da MPB. Já o Prêmio MIMO de Música revelou talentos que hoje são artistas consagrados, como o violonista João Camarero, integrante da banda de Maria Bethânia, e nomes como os pianistas Amaro Freitas e Antonio Guerra.

 

A comemoração dos 20 anos contará com espetáculos em patrimônios históricos e naturais, Chuva de Poesia e outras ações educativas, proporcionando uma interatividade entre os artistas e o público, uma vez que a troca de experiências sempre foi uma proposta do MIMO. Mais de 30 mil alunos foram beneficiados na Etapa Educativa do festival, em cerca de 600 horas de aula.

 

“É um desafio e um prazer enorme realizar cada edição do MIMO, pois, além da importante colaboração dos patrocinadores, é preciso muita dedicação e assertividade. Manter um evento gratuito com esta qualidade artística, oferecendo o que há de mais interessante na cena musical do Brasil e do mundo na atualidade – sejam as novas tendências ou artistas consagrados – requer perseverança e muito suor, meu e de toda a equipe. Só sei dizer que amo o que faço e que é revigorante demais ver o resultado final: como a plateia pulsa, reage e é contagiada pela energia única que só o MIMO proporciona”, afirma Lu Araújo, idealizadora e diretora do MIMO Festival.

 

O evento, um dos maiores festivais gratuitos de música do país, vai acontecer em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de maio, tendo a B3, a bolsa do Brasil,  como patrocinadora master e o Banco Itaú Unibanco como patrocinador. Irá pela primeira vez para Itabira, cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, de 19 a 21 de maio, apresentado e com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, em parceria com a Prefeitura de Itabira e o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Nos dias 16 e 17, o Rio de Janeiro vai abrigar uma versão pocket do charmoso festival, com o patrocínio do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA. As apresentações musicais vão ocupar a Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, no dia 16, data em que o espaço completa dez anos, numa comemoração digna de um dos mais belos complexos culturais da cidade maravilhosa, com continuidade no dia 17, quando acontecerá a Mostra de Cinema no Estação NET Botafogo. O MIMO conta ainda com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français. 

 

MIMO São Paulo ocupará o Parque Villa-Lobos e o MASP, passando pelo Centro Cultural São Paulo e Arena B3

 

A edição 2023 do evento em São Paulo vai acontecer em diversos locais. A abertura vai acontecer, às 18h do dia 12 de maio, na Arena B3 com o português Manuel de Oliveira. Em seguida, às 21h, no Grande Auditório do MASP, teremos a apresentação dos argentinos do Piazzolla Octeto Electrónico, liderado por Nico Sorin. O Parque Villa-Lobos, a partir do sábado, 13 de maio, abrigará shows de nomes internacionais, como a banda Jupiter & Okwess, originária da República do Congo, a saxofonista americana da nova geração do jazz Lakecia Benjamin, o produtor inglês Prince Fatty convida a também inglesa Shniece Mcmenamin e o brasileiro Monkey Jhayam, além do diretor e DJ inglês Don Letts, que fará um set especial e apresentará pela primeira vez no Brasil o seu novo longa-metragem, “O Rebel Dread”.

 

Don Letts mostrará no MIMO a sua explosiva combinação do punk rock com o reggae. Londrino e filho de jamaicanos, Don Letts é músico, DJ e diretor de cinema, que ganhou notoriedade ao receber o Grammy de 2003 pelo documentário “The Clash: Westway to the world” (2000), sobre a banda punk rock. Na cena musical do Reino Unido, fez seu nome unindo o punk ao reggae, influenciando o The Clash e outras bandas. Sua reputação se estabeleceu firmemente no mundo do cinema e da música por um conjunto vultoso de trabalhos a partir de meados dos anos 1970. Dirigiu o documentário “The punk rock movie” – estrelado por Sid Vicious, John Lydon e Soo Catwoman – e mais de 300 videoclipes para artistas variados, de Public Image a Bob Marley.

 

Ainda no parque, o público será presenteado com o concerto de Arnaldo Antunes, com o pianista Vitor Araújo, da brasileira Lucinha Turnbull – considerada a primeira guitarrista do país – assim como do cabo-verdiano Mario Lucio & Os Kriols. Como presente para o domingo, Dia das Mães (14/5), o MIMO Festival será encerrado no Parque Villas-Lobos com a apresentação comemorativa dos 80 anos do sempre elegante Paulinho da Viola, que cantará clássicos de seu repertório, que emocionam o público. Lembrando que a entrada é gratuita e sujeita à lotação.

 

A Arena B3 vai abrigar ainda a apresentação do brasileiro Kiko Dinucci. Os workshops com os artistas convidados a cada edição é outra marca do MIMO e, em 2023, vão acontecer, além da Arena B3, no pequeno auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde haverá o Fórum de Ideias, que será mediado por Luiz Thunderbird e abordará temas como “Mario Lucio & Jupiter – Migrantes de ontem e de hoje” e “Lucinha Turnbull – A mulher nesse tal de rock and roll”. “Don Letts – O Rebel Dread” será o tema no fórum de domingo, o único a ocupar a Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo.

 

 

A Mostra de Cinema, por sua vez, agrega lançamentos e filmes que têm a música como espinha dorsal. O documentário de 35 minutos “Letrux: Viver é um frenesi”, do diretor Marcio Debellian, e “Manguebit”, de 1h41, dirigido por Jura Capela, “Alan”, dirigido pelos premiados diretores Daniel Lisboa e Diego Lisboa, serão exibidos na Sala Paulo Emílio do Centro Cultural São Paulo, com a apresentação de onze filmes. Veja a programação completa mais abaixo. Tudo é gratuito!

 

Ao meio-dia do domingo, 14/5, a Chuva de Poesia, outra marca registrada do festival, tomará conta de um local que ainda é surpresa – o anúncio será feito um dia antes nas redes sociais do evento – que homenageia nesta edição as mulheres que marcaram seu nome na história da literatura, como Alice Ruiz, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina César, Adriana Versiani dos Anjos e Ana Martins Marques.

 

Edição pocket do MIMO Rio será realizada na Cidade das Artes, na data em que o espaço completa dez anos, e no Estação NET Botafogo

 

No dia 16 de maio, a Cidade das Artes Bibi Ferreira, localizada na Barra da Tijuca, vai abrigar uma versão pocket do renomado festival. As apresentações acontecerão na Sala Eletroacústica, no Teatro de Câmara e na Grande Sala. Entre as atrações, estão nomes como Lakecia Benjamin, Mario Lucio & Os Kriols, Bruno Capinan, Jupiter & Okwess, Manuel de Oliveira, Don Letts e o Piazzolla Octeto Electrónico por Nico Sorin.

 

Quem estiver no Rio poderá participar ainda dos três workshops que acontecerão em duas salas do espaço. O argentino Nico Sorin vai falar sobre “o desafio de adaptar a obra de Astor Piazzolla para diferentes conjuntos instrumentais”, o português Manuel de Oliveira discorrerá sobre “A guitarra ibérica – Território, identidade e inovação” e à americana Lakecia Benjamin caberá o tema “Um retrato do novo jazz”.

 

A Mostra de Cinema dia 17, no Estação NET Botafogo, exibirá filmes como o curta “As canções de amor de uma bicha velha”, do diretor André Sandino Costa, e o longa “Rebel Dread”, de William e Badgley. Depois da sessão, haverá o encontro do público com o inglês Don Letts, o “Rebel Dread”. Confira a programação completa mais abaixo. longa do alan e do don letts

 

MIMO Festival Itabira, em Minas Gerais, será realizado pela primeira vez na cidade de Drummond. Gilsons é uma das atrações do evento 

 

Carlos Drummond de Andrade completaria 120 anos em 2022 e as festividades em torno dele seguem à toda. Este é o mote que traz a inspiração para o início da comemoração dos 20 anos doMIMO Festival na cidade natal do poetaO evento, um dos maiores festivais gratuitos de música do país, acontece pela primeira vez em Itabira, entre os dias 19 e 21 de maio de 2023, em uma parceria com o Instituto Cultural Vale, a Prefeitura de Itabira e o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

 

Entre as atrações confirmadas, estão Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, Simone Mazzer, Don Letts, Jupiter & Okwess e o grupo Gilsons, Orquestra de Câmara da FCCDA, entre outros grandes nomes. Os shows serão no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e na Concha Acústica, enquanto o concerto do violonista português Manuel de Oliveira será na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

 

Além dos shows, o MIMO Festival em Itabira contará com workshops, Fórum de Ideias, mediado pela jornalista Chris Fuscaldo, Mostra de Cinema, Chuva de Poesia e um Roteiro Afetivo, que terá como ponto de encontro a Casa do Brás e uma visita guiada pelo Centro Histórico de Itabira, conduzida por jovens integrantes do programa sócio-cultural Drummonzinhos.

 

A Mostra de Cinema trará filmes com temática musical, como “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor”, dirigido por Alfredo Manevy, no Cinemax. Programação completa no link mais abaixo.

 

A Chuva de Poesias, em Itabira, acontecerá nos dias 20 e 21 de maio na Casa de Carlos Drummond de Andrade, também com poemas de mulheres que fazem parte da história da literatura, como Alice Ruiz, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina César, Adriana Versiani dos Anjos e Ana Martins Marques.

 

ACOMPANHE O MIMO FESTIVAL NAS REDES SOCIAIS:

 

Official Website: https://www.mimofestival.com/brasil

Instagram: https://www.instagram.com/mimofestival

Facebook: https://www.facebook.com/movimentomimo

Youtube.com/user/movimentoMIMO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: MNiemeyer Assessoria de Comunicação 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do apresentador e ex-baterista das bandas Titãs e IRA!, Charles Gavin @charles_gavin que completa 64 anos.

#charlesgavin #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do cantor e compositor Phil Anselmo que completa 56 anos.

Vocalista da banda Pantera @panteraofficial

#philanselmo #happybirthday #Pantera #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do guitarrista, compositor e escritor Tony Bellotto @tonybellottooficial dos Titãs @titasoficial que completa 64 anos.

#titas #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do cantor e compositor Colin Hay @colinhay da banda Men At Work @menatwork que completa 71 anos.

#colinhay #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do guitarrista, compositor de trilhas e integrante da Legião Urbana Dado Villa-Lobos @dadovillalobos que completa 59 anos.

#dadovillalobos #happybirthday #boomerangmusic