“Mandinga Multiplicação: Josyara canta Timbalada” é o nome do novo EP da cantora

Ouça

 

No simbólico dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, chega nas plataformas digitais o EP “Mandinga Multiplicação: Josyara canta Timbalada”, novo trabalho da cantora, compositora e violonista baiana Josyara. Após lançar dois álbuns de sucesso – Mansa Fúria (2018) e ÀdeusdarÁ (2022) – com canções autorais e parcerias, a artista lança neste início de ano sua primeira obra de releituras, homenageando uma de suas principais referências na música: Timbalada. “Mandinga Multiplicação” foi gravado no formato voz e violão – com destaque para o aclamado violão percussivo de Josyara – e reúne seis músicas da banda formada por Carlinhos Brown em 1991, no Candeal, que tem o timbal, a percussão e a vivência musical das ruas de Salvador como elementos primordiais de sua composição artística. A inspiração para o nome do EP foi um verso da música U-Maracá, do álbum Timbalada (1993). Para celebrar o lançamento, Josyara se apresentará no dia 2 de fevereiro na tradicional Festa de Iemanjá no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

 

O EP começa com Josyara entoando os versos de Ralé, lançada em 1993 mas que nos remete ao que está acontecendo neste momento na Palestina. Em seguida, U-Maracá, Mimar Você, Namoro a Dois, Margarida Perfumada e Tá na Mulher completam o repertório escolhido a dedo pela artista, que teve o desafio de selecionar seis canções da discografia da Timbalada para interpretar. “Estas canções representam muito para mim, tanto por trazerem reflexões de questões atuais como pela memória afetiva que tenho delas”. Para Josyara, a escolha de Ralé como vinheta logo no início tem dois apontamentos: “o genocídio que está acontecendo na Palestina e o fato de que muitas pessoas se utilizam da religião para massacrar outras, esquecendo que a própria figura de Jesus vem do lugar da escassez, do combate às opressões e defesa dos mais pobres. Esta é uma reflexão urgente para o mundo todo”, comenta.

 

Já as faixas românticas que embalam o EP, como os clássicos Mimar Você e Namoro a Dois, assim como Margarida Perfumada e U-Maracá, representam para a artista o clima do verão de Salvador, os encontros que a estação proporciona e toda sua memória afetiva em torno disso. Para finalizar, os versos de Tá na Mulher adquirem novos sentidos com a interpretação de Josyara. “Interpreto essa canção como uma oportunidade de ressignificar muitas coisas. Ela traz uma exaltação às mulheres que eu, enquanto uma mulher lésbica, acho que faz muito sentido cantar, mas ela também me dá a ideia de que é possível vislumbrar possibilidades diversas de existência para as mulheres. Quis muito cantá-la repaginando tanto os arranjos como a forma de dizer o que já foi dito, só que de outra forma: acho que esse é, afinal, o desafio e o prazer de interpretar uma canção que não é nossa”.

 

Na gravação, as músicas da Timbalada ganharam novos arranjos assinados por Josyara, que também assumiu a produção musical do projeto, com direção artística de Rafael Ramos (Deck). Sem os timbais e os instrumentos de percussão característicos da banda, as canções receberam novas roupagens na voz de Josyara, com interpretações que impõem força e doçura na mesma potência e com seu dedilhado percussivo no violão e no tiple, instrumento colombiano também tocado por ela. Em Namoro a Dois e Margarida Perfumada, a cantora convidou outros dois instrumentistas baianos para somar nas gravações: Felipe Guedes, no violão, e Gabriel Rosário, no bandolim. Os três artistas – Josyara, Felipe e Rosário – têm o diferencial de levar elementos da percussão, como as claves rítmicas afro-baianas, para seus respectivos instrumentos de cordas, garantindo a sonoridade percussiva e bem ritmada que as músicas pedem.

 

A fotógrafa Natália Arjones fez a foto de capa e a pintura corporal que aparece na imagem, representando a estética que se tornou marca registrada da Timbalada. Os símbolos tribais pintados com tinta branca nos corpos dos músicos foram uma criação do artista plástico soteropolitano Ray Vianna, no início da década de 1990, firmando a identidade visual da banda dali em diante. O EP “Mandinga Multiplicação” foi gravado no Estúdio T, em Salvador, em outubro de 2023 e mixado no Rio de Janeiro pela gravadora Deck.

 

Ficha Técnica:

 

1) Ralé – voz e tiple (Josyara)

2) U-Maracá – voz e violão (Josyara)

3) Mimar Você – voz e violão de nylon (Josyara); violão de aço (Felipe Guedes)

4) ⁠Namoro a Dois – voz e violão de nylon (Josyara); violão de aço (Felipe Guedes); bandolim (Gabriel Rosário)

5) Margarida Perfumada – voz e violão de nylon (Josyara); bandolim (Gabriel Rosário); violão barítono (Felipe Guedes)

6) Tá na Mulher – voz, violão de nylon, tiple e violão barítono (Josyara)

 

1.⁠ ⁠Ralé (Alain Tavares / Carlinhos Brown / Geronimo)

Sony / Candyall Music Edições Musicais (Warner Chappell Music)

 

2.⁠ ⁠U-Maraca (Jonny / Val Macambira)

Universal MGB

 

3.⁠ ⁠Mimar Você (Alaim Tavares / Gilson Babilonia)

Páginas do Mar Prod. Publ. E Ed. Mus. (Universal MGB) / Sony

 

4.⁠ ⁠Namoro a Dois (Alaim Tavares)

Universal MGB

 

5.⁠ ⁠Margarida Perfumada (Carlinhos Brown / Cicero Menezes)

Sony / Universal MGB

 

6.⁠ ⁠Tá Na Mulher  (Alaim Tavares / Carlinhos Brown)

Universal MGB / Candyall Music Edições Musicais (Warner Chappell Music)

 

Gravado no Estúdio T (Salvador – BA) por André T, em outubro de 2023.

Produção musical: Josyara

Direção artística: Rafael Ramos

Gravadora: Deck

Mix: Rafael Ramos

Master: Matheus Gomes

Foto de capa e visualizes: Natalia Arjones

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa Josyara – Francine Ramos

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (22/06), é aniversário do cantor e compositor Péricles @pericles que completa 55 anos.

Foto 📷  @duzitos 

#pericles #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (22/06), é aniversário da cantora, compositora e atriz Cyndi Lauper @cyndilauper que completa 71 anos.

Logo mais a artista vem ao Brasil para se apresentar no Rock In Rio @rockinrio 

#cyndilauper #boomerangmusic #happybirthday
Em junho de 1986, há exatamente 38 anos atrás era lançado o clássico "Karatê Kid - A Hora da Verdade continua", segundo filme da trilogia.

Também foi um grande sucesso de bilheteria. 

Novamente Pat Morita e Ralph Macchio são os grandes protagonistas nessa nova aventura. 

#karatekidii #38years #boomerangmusic
Em junho de 1984, nos EUA, era lançado o clássico filme "Karatê Kid - A Hora da Verdade".

O filme foi um enorme sucesso no mundo inteiro, principalmente no Brasil. 

No elenco do primeiro filme além de Ralph Macchio @ralph_macchio e Pat Morita @morethanmiyagi, Elisabeth Shue @elisabthshue e William Zabka @william_zabka

#karatekid #40years #boomerangmusic
Hoje (21/06), é aniversário da cantora, compositora e atriz Juliette Lewis @juliettelewis que completa 51 anos.

#juliettelewis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/06), é aniversário do Joey Kramer, baterista da banda Aerosmith @aerosmith que completa 74 anos.

#joeykramer #aerosmith #happybirthday #boomerangmusic