Marcela Brandão lança clipe animado da música Sobre Maria

A cantora e compositora Marcela Brandão lança videoclipe da canção autoral Sobre Maria” (parceria com Zé Tedesco), no dia 20 de maio, no Youtube/mamabrandao.

 

“Sobre Maria”, single lançado recentemente nas plataformas de música, fala sobre a mulher brasileira – com sua força e delicadeza, sua fé na transformação – em uma composição suingada, cheia de sonoras brasilidades e ancestralidades.

 

A canção nasceu durante a quarentena, segundo Marcela, “da reflexão inevitável que provoca o isolamento social, quando o medo e a vulnerabilidade são transformados em força e coragem”. A artista revela que pensou e repensou a mulher do nosso tempo, o seu papel na vida e na sociedade, agora inserida no contexto de uma pandemia.

 

O clipe é uma animação graciosa, criada por Ale Saraiva e Caroline Eri Hirose, na qual a personagem Maria caminha, desfila e dança interagindo com situações sugeridas pela letra. Assim como a música, o clipe é cheio de simbolismos. A personagem está inserida em um cenário lúdico carregado de belezas e barreiras a serem enfrentadas para continuar o seu bailado pelo mundo.

 

A composição foi inspirada na canção “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, que retrata a mulher de todos os tempos, cantando o que de bom ela representa em contraponto ao que precisa ser e fazer para se estabelecer na sociedade. “Minha composição ‘Sobre Maria’ reverencia as Marias contemporâneas, que assimilaram ensinamentos, conquistaram respeito, representatividade político-social e mais espaço na cultura e na música. Não vivem mais para suportar dificuldades ou serem submissas, mesmo que seja necessário misturar a dor com a alegria”, comenta Marcela, que completa: “parafraseando Simone de Beauvoir, ‘uma Maria não nasce Maria, torna-se Maria’, e todos os dias nos tornamos diferentes Marias”.

 

A paulistana Marcela Brandão (30 anos) é cantora de personalidade e estilo próprio, também violonista e compositora alinhada com seu tempo. Estudou música por 10 anos no CLAM, escola do Zimbo Trio, e faz preparação vocal com Bruna Caram. A carreira profissional começou, em 2010, tocando na noite paulistana e no circuito das Fábricas de Cultura. Cinco anos depois, deu um tempo ao violão para se dedicar à vida acadêmica. Formou-se Gastronomia e Letras, além de estudar Musicoterapia. De um início de carreira afiado com a música popular brasileira mais tradicional, sua estética já envereda por sonoridades contemporâneas, onde a tradição ganha nuance pop e sons experimentais. “Música é sensibilidade, mas é preciso ir além das notas e dos versos para estabelecer um trabalho concreto que vai além do ato de compor e conhecer a trajetória da música brasileira”, diz. Seu primeiro EP Retorno de Saturno, lançado em 2020, traz cinco composições, sendo três autorais – “Dimensões”, “Eu Não Sei Fazer Rock’n’roll” e “Filosofia de Botequim” – e duas releituras – “Baioque” (Chico Buarque), com arranjo que transita entre o baião e o rock, e “Cuitelinho” (do folclore mato-grossense adaptada por Paulo Vanzolini), que ganhou ares mais alegres. Atualmente, Marcela prepara o lançamento de um novo single – Moxotó – com produção da percussionista, compositora e vocalista Lan Lanh.

 

A letra de “Sobre Maria”

 

Maria é menina de peito, de punho, de sarro | De bunda que aponta pra lua | Maria acredita que hoje faz sol | Mas que amanhã vem o tempo de chuva | Maria sorria de noite, de dia | O riso que até do zóio escorria.

 

Mas o que Maria tem de mais mudo | É uma tristeza que vive no fundo | Maria sem nome, sem par | De onde cê vem, ô Maria? | Que sabe do céu, dos búzios da terra | Cantando afro samba, tá perto de Deus | Que fala de amores como quem sofreu | Mostrando as feridas que o mundo lhe deu.

 

Maria é mulher de útero em luta, de marra | De força que enverga pra dentro | Menina esperta percebe que o mato | Ainda vai engolir o cimento | Maria não acha meritocrático | Livre mercado reger a nação.

 

Ficha técnica / Serviço

 

FICHA TÉCNICA / CLIPE – Autores: Marcela Brandão e Zé Tedesco. Interpretação: Marcela Brandão Participação especial: Rafa Corado (voz). Arranjo: Zé Tedesco. Roteiro/clipe: Ale Saraiva e Caroline Eri Hirose. Concept design, color script, cenários: Chris Machado. Storyboard: Ede Galileu. Animatic e edição: Guilherme Marto. SINGLE – Violão: Zé Tedesco. Guitarra: Kinho Russo. Baixo: Marcos Lopes. Percussão: Dalua. Teclados: Bruno Piazza. Bateria: Ilker Ezaki. Gravação e mixagem: Thiago Baggio. Edição de voz: Guilherme Real. Masterização: Mauricio Gargel. Estúdio: Coifa. Direção musical: Marcos Lopes, Kinho Russo e Zé Tedesco. / Foto: Ale Saraiva

 

Videoclipe: Sobre Maria

Artista: Marcela Brandão

Lançamento: 20 de maio de 2021

 

Assista: youtube.com/user/mamabrandao

 

Ouça: https://open.spotify.com/artist/4YihvchpM0vU5a2ZoTdyak

 

Marcela Brandão nas redes:

Facebook: @eumarcelabrandao | Instagram: @marcelabrandaoo | Youtube/mamabrandao

 

 

Contato para shows:

Sagitta Produções – (11) 99975-0680 | sagittaproducoes@terra.com.br.

 

 

 

 

 

Com informações: VERBENA Assessoria