Marcela Brandão lançará seu primeiro álbum, ‘Pedra Gigante’

Com produção musical de Luã Yvys, a artista te convida a uma travessia sonora e afetiva entre o rural e o urbano, entre a memória e o agora

 

Pré-save/Ouça agora: PEDRA GIGANTE

 

A cantora e compositora paulista Marcela Brandão lançará em 27 de junho, seu primeiro álbum: “Pedra Gigante”. Com produção musical de Luã Yvys e com pré-produção de Bruno Piazza, é o trabalho mais delicado, maduro e ousado da artista até aqui. A sonoridade une referências da MPB com elementos do folk, da canção rural e da paisagem sonora da natureza em sete faixas, costuradas por memórias, encontros e travessias, entre faixas autorais, parcerias e uma versão de “Pedra Gigante”, que dá título ao disco.

 

Eu gosto de estúdio, de viver esse processo. É uma coisa que me atravessa inteira”, diz Marcela.

 

O desejo de fazer um disco surgiu logo após a artista receber composições inéditas de André Moreno (do duo FESTIM), incluindo a faixa “Mato Grosso”, que se tornaria uma das mais queridas. “É uma música que não fui eu que escrevi, mas tenho um orgulho imenso de ter interpretado. Esse disco me permitiu explorar todas as minhas versões: intérprete, compositora, parceira…”, reflete.

 

Três das faixas foram lançadas previamente como singles e já revelavam, cada uma à sua maneira, a paisagem emocional e afetiva do disco: “Quando eu era bem pequena”, que rememora a infância da artista entre a capital e o interior de São Paulo; “Mato Grosso”, metáfora sobre liberdade, amor e autoconhecimento; e “Nasce um Rio”, parceria com Renan Guimarães, que celebra encontros e recomeços com frescor carioca.

 

Cada uma dessas músicas ganhou visualizers disponíveis no canal oficial da artista no YouTube, ampliando a narrativa do álbum também no campo visual.

 

Gravado no estúdio Gigante de Pedra (RJ), o álbum foi tomando corpo a partir de referências como Nando Reis, Almir Sater, Renato Teixeira e Cássia Eller — artistas que habitam o imaginário musical de Marcela. “A parede sonora precisava estar bem resolvida. Para ser um álbum de verdade, com começo, meio, fim, as músicas precisam conversar entre si. E isso a gente construiu com muita atenção aos detalhes”, conta.

 

A combinação de violões de nylon e aço, flauta, sanfona, texturas acústicas e efeitos delicados (como apitos de passarinho e ambiências que remetem à natureza) dá ao disco uma unidade estética sem abrir mão da diversidade rítmica e emocional. “Eu entendi que pra ser um álbum, precisa ter dinâmica. Não pode ser tudo igual, como um livro sem clímax”, completa Marcela.

 

Além das parcerias com André Moreno, Renan Guimarães e Zé Tedesco — este último assina faixas como “Anti-herói” e “Guerreira vilão” —, completam o disco “Eu vim de lá” e “Fruta de Caroço”. Marcela também recorda a importância da produção de Luã Yvys:

 

Foi uma surpresa maravilhosa. Eu estava fora da minha zona de conforto, gravando em um estúdio na casa da Elba Ramalho, com um monte de gente que não conhecia, isso foi muito novo para mim, estou acostumada a gravar com parceiros de longa data. Mas o Luã foi incrível. Ele viveu o álbum comigo, todos os dias, com atenção e escuta”, relata.

 

O título do álbum faz referência à música “Pedra Gigante”, de Gilberto Gil e Bené Fonteles, eternizada na voz de Cássia Eller. A canção menciona a Pedra da Gávea — ponto icônico do Rio de Janeiro —, mesma paisagem onde o álbum foi gravado. “Quando percebi que ia gravar na Pedra, não tinha como essa música não estar no disco, eu ouvi pela voz da Cássia e isso me emociona muito. Assim, ela acabou se tornando o nome do álbum”, diz Marcela.

 

Mesmo sendo seu primeiro álbum, “Pedra Gigante” dialoga com toda a trajetória da artista. Marcela já trabalhou com nomes como Lan Lanh (produtora de seus primeiros singles) e gravou “Antes do Trovão”, uma canção inédita oferecida a ela por Renato Teixeira e Eric Silver. Com o novo trabalho, Marcela reafirma sua identidade artística: uma compositora guiada pela palavra, pela escuta e pela paisagem — tanto interna quanto geográfica.

 

Músicas:

 

Quando eu era bem pequena

Eu vim de lá

Fruta de caroço

Guerreira vilão

Mato Grosso

Nasce um rio

Pedra gigante

 

Ficha técnica:

 

Composições:

 

“Quando eu era bem pequena”: André Moreno

“Mato Grosso”: André Moreno

“Nasce um Rio”: Marcela Brandão e Renan Guimarães

“Pedra Gigante”: Gilberto Gil e Bené Fonteles

“Eu vim de Lá”: Marcela Brandão

“Anti-herói”: Marcela Brandão e Zé Tedesco

“Guerreiro vilão”: Marcela Brandão e Zé Tedesco

 

Voz: Marcela Brandão (todas as faixas), Renan Guimarães (“Nasce um Rio”) e Zé Tedesco (“Anti-herói”)

 

Backing Vocal: Dito Bruzugu (“Mato Grosso”)

Arranjos: Bruno Piazza e Luã Yvys

Produção musical: Luã Yvys

Violões: Marco Vasconcellos (todas as faixas) e Zé Tedesco (“Quando eu era bem pequena”, “Eu vim de Lá”, “Guerreiro vilão”)

Guitarras e baixo: Marco Vasconcellos

Bateria e Percussão: Gabriel Barreto

Cavaco: Renan Guimarães (“Nasce um Rio”)

Flauta: Dirceu Leite

Sanfona: Rafael Meninão

Teclados: Bruno Piazza

Pré-produção musical: Bruno Piazza

Engenharia de gravação e mixagem: Pedro Faucom

Masterização: Nando Costa (Los Angeles, LA, EUA)

Estúdio: Gigante de Pedra, Rio de Janeiro (RJ)

Direção de Produção: Hildo Assis

Produção Executiva: Tainá Porfírio e Ana Paula Gomes

Stylist: Aline Massa

Assessoria de imprensa: Prisma Colab

Direção criativa: Tainá Porfírio e Sarah Aguiar

Fotos e captações de imagens: Sarah Aguiar

 

CAPA – Foto de Sarah Aguiar e arte de Nath Moraes

 

Sobre Marcela Brandão

 

Paulistana, cantora e compositora. Criada entre o caos urbano de São Paulo e a tranquilidade do interior, onde passou todas as férias de infância e adolescência, Marcela adota o ambiente rural e timbres de viola caipira em sua sonoridade, mas, essencialmente, é uma artista da MPB. Suas maiores influências são Cássia Eller, Chico Buarque e Renato Teixeira. Em 2021, lançou o single “Motoxó”, e em 2022, o single “Santa”, ambos com produção de Lan Lanh e Dj Deeplick (Lan Lanh também assina percussão nas duas faixas). Em 2023, lança o EP “Petricor”, com produção de Maycon Ananias (que já assinou grandes produções como Norah Jones, Maria Gadu e outros). Em 2024, lança “Antes do Trovão”, single que foi um presente de Renato Teixeira e Eric Silver. Ambos apresentaram à artista três canções inéditas para gravar. Seu novo projeto, o álbum “Pedra Gigante”, gravado no estúdio Gigante de Pedra, com produção musical de Luã Yvys e pré-produção de Bruno Piazza, sai em junho de 2025. A artista também já se apresentou no Bona, Teatro da Rotina e Whiplash, em SP, e participou de shows de amigos no Rio no JClub e Audio Rebel.

 

Siga Marcela Brandão:

 

Instagram: https://www.instagram.com/marcela.brandaoo/

YouTube: https://www.youtube.com/@marcelabrandaoo

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4YihvchpM0vU5a2ZoTdyak?si=BgjrSkemTCKh4HKKHTmGzw

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Prisma Colab

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic