Natura Musical apresenta “Veia Nordestina”, novo disco de Mariana Aydar

A cantora apresenta 12 faixas que passeiam por ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé, em seu quinto álbum de estúdio

 

“Na veia nordestina, eu tenho a minha visão / Carrego emprestada a força do sertão…”, é assim que a cantora e compositora paulistana, Mariana Aydar, resgata sua história com a música nordestina, tendo como protagonista o forró, recomeçando o que nunca teve fim.

 

Nessa paixão pulsa “Veia Nordestina” (Natura Musical), projeto que foi lançado ao longo de 2019 dividido por EPs que formam um disco, produzido por Marcio Arantes, e um minidocumentário dividido em quatro episódios que abordam temas do universo forrozeiro, dirigido por Dellani Lima e Joaquim Castro, parceiro de Mariana na direção do documentário Dominguinhos (2014).

 

No dia 29 de novembro chega ao mundo o disco completo “Veia Nordestina”. Com 12 faixas que misturam ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé, este é o quinto álbum de estúdio de Mariana e o primeiro dedicado integralmente à cultura nordestina.

 

“O forró pra mim é um modo de vida. Minha primeira banda profissional foi de forró, meus primeiros vinis, meu primeiro beijo, minha filha é fruto do forró e agora, finalmente, nasce o meu primeiro disco de forró. Um forró feito do meu jeito.”, diz Mariana.

 

Passando pelas festas populares brasileiras como o Carnaval e o São João, o disco traz experiências sensoriais que transportam quem ouve para o universo multicultural do nosso país, como acontece em “Se Pendura”, “São João do Carneirinho” e “Forró do ET”, essa com a participação da madrinha de Mariana no forró, Elba Ramalho.

 

O disco apresenta músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos machistas e patriarcais e elevando o empoderamento feminino como um dos temas principais. Em “Triste, Louca ou Má”, regravação da banda Francisco, El Hombre, Mariana escolheu a amiga e grande inspiração ativista, Maria Gadú, para dividir os vocais e em “Condução”, Mariana canta sobre a mulher que conduz na dança da vida.

 

Questionar o público sobre o atual momento vivido no Brasil e no mundo, contestar o retrocesso que nos rodeia, dizer sim à diversidade em todas suas formas, tons e gêneros, também são temas presentes em Veia Nordestina em músicas como “Na Boca do Povo”, na mistura envolvente de samba com forró.

 

O sentimento mais transformado em música no mundo, a sofrência, está presente em vários momentos do disco. Ela aparece em músicas como “Represa”, um xote chorado de autoria de Isabela Moraes, na regravação pop do clássico de Accioly Neto, “Espumas ao Vento”, e em algumas mais animadas, que misturam o sofrer com o sorrir, como “Xilique”, um forró sambeado da vertente de Jackson do Pandeiro, composta por Mariana em parceria com Jorge de Altinho e o arrocha “Venha Ver”, de autoria de Anastácia, uma das maiores compositoras de forró do país, e Liane.

 

O disco termina com um agradecimento ao mestre e amigo Dominguinhos com a emocionante “Para Dominguinhos”, onde Mariana colocou em música tudo aquilo que queria dizer para ele mas não conseguiu em vida. Um sertão inundado de saudade e gratidão. A elegante sanfona de Mestrinho dá o tom de despedida do disco.

 

“Quero traduzir o meu forró, a minha maneira de ver o gênero reinventando, instigando, trazendo elementos contemporâneos, guitarras psicodélicas e a eletricidade da MPC sem perder a alma pé de serra do clássico power trio forrozeiro: zabumba, triângulo e sanfona”, explica Mariana.

 

O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018, com o apoio da Lei Rouanet. “A música é uma das grandes expressões da Natura desde 2005, quando criamos o Natura Musical. Acreditamos na sua força para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira, reverberar a diversidade e inspirar um mundo melhor”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “É possível identificar esses fatores no novo disco de Mariana Aydar. Nele, a artista revisita gêneros como o forró e o xote e apresenta versões que geram identificação e conexão com diferentes públicos”, completa.

 

“Os temas deste projeto são muito de dentro do meu sertão, todo mundo tem o seu próprio sertão: suas tristezas, seus lamentos, suas questões. Onde quer que a gente esteja, não importa a região do Brasil e do mundo, a gente se encontra nesse sertão de dentro.”, conclui Mariana.

 

Veia Nordestina vem para ressignificar esse sertão, da mulher independente que conduz na dança e na vida e para tratar as principais questões do mundo moderno, transformando a tristeza em alegria, como o forró sabe bem fazer.

 

Sobre Mariana Aydar

 

O forró é a influência musical mais marcante no som de Mariana, que alia sofisticação e contemporaneidade às suas raízes da música nordestina. A paixão nasceu na infância, no colo de Luiz Gonzaga; percorreu a juventude como backing vocal de Daniela Mercury, passando por muitas casas de forró com sua banda Caruá. Ela sempre esteve em meio a xotes, xaxados e baiões.

 

A paixão pela cultura do Nordeste pautou a estreia como diretora de cinema – ao lado de Joaquim Castro e Dudu Nazarian – no filme “Dominguinhos” (2014), documentário sobre o músico com quem teve uma relação especial.

 

Para difundir a música nordestina, criou o bloco “Forrozin”. O bloco fez um debut inesquecível no carnaval de São Paulo, em 2018, ao lado de Gilberto Gil. No Carnaval de 2019, mais uma vez, arrastou uma multidão de foliões para a Avenida Ipiranga com São João.

 

Considerada um elo entre o novo e o tradicional, a cantora lançou-se sem medo às novas experiências, retomando suas origens forrozeiras e voltando a ser uma compositora atuante. Uma voz feminina empoderada, necessária e atual em um ambiente marcado pelo conservadorismo.

 

 Sobre Natura Musical

 

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

 

Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.

 

OUCA AQUI “VEIA NORDESTINA”

https://smarturl.it/veia-nordestina

 

 E AQUI, ASSISTA O FAIXA A FAIXA DE “ESPUMAS AO VENTO”

https://youtu.be/YI8i9e69mUo

 

Assessoria de Imprensa | Mariana Aydar

Ana Paula Romeiro

 

 Assessoria de Imprensa | Natura Musical

Conteúdo Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring
Em 15/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Beastie Boys @beastieboys "Licence To III".

Produzido por Rick Rubin

Integrantes:

Michael Diamond (Mike D)
Adam Yauch (MCA)
Adam Horovitz (Ad-Rock)

Tracklist:

"Rhymin & Stealin"
"The New Style"
"She's Crafty"
"Posse in Effect"
"Slow Ride"
"Girls"
"Fight for Your Right"
"No Sleep Till Brooklyn"
"Paul Revere"
"Hold It Now, Hit It"
"Brass Monkey"
"Slow and Low"
"Time To Get Ill"

#licencetoIII #boomerangmusic #beastieboys
Em novembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo The Jesus And Mary Chain @jesusandmarychain "PsychoCandy".

The Jesus and Mary Chain

Jim Reid – vocals, guitar
William Reid – vocals, guitar
Douglas Hart – bass
Bobby Gillespie – drums

Tracklist:

1. Just Like Honey
2. The Living End
3. Taste The Floor
4. The Hardest Walk
5. Cut Dead
6. In A Hole
7. Taste Of Cindy
8. Some Candy Talking
9. Never Understand
10. Inside Me
11. Sowing Seeds
12. My Little Underground
13. You Trip Me Up
14. Something's Wrong
15. It's So Hard

#thejesusandmarychain #psychocandy #boomerangmusic
Em 13/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda New Order @neworderofficial "Movement", pela Factory Records.

Integrantes:

New Order

Bernard Sumner – lead vocals, guitars, melodica, synthesisers and programming
Peter Hook – 4- and 6-stringed bass, lead vocals ("Dreams Never End" and "Doubts Even Here") and backing vocals
Gillian Gilbert – synthesisers and programming, guitars, spoken words ("Doubts Even Here")
Stephen Morris – drums, synthesisers and programming

Tracklist:

“Dreams Never End” 3:13
“Truth” 4:37
“Senses” 4:45
“Chosen Time” 4:07
“ICB” 4:33
“The Him” 5:29
“Doubts Even Here” 4:16
“Denial”

#neworder #movement #boomerangmusic
Em 12/11/1996, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor, compositor e rapper Snoop Doggy Dogg @snoopdogg "The Doggfather".

Tracklist:

1        Intro    
2        Doggfather
3        Ride 4 Me
4        Up Jump Tha Boogie
5        Freestyle Conversation

6        When I Grow Up
7        Snoop Bounce
8        Gold Rush
9        (Tear 'Em Off) Me & My Doggz
10        You Thought
11       Vapors
12        Groupie
13        2001
14        Sixx Minutes
15        (O.J.) Wake Up
16        Snoop's Upside Ya Head
17        Blueberry
18        Traffic Jam
19        Doggyland
20        Downtown Assassins
21        Outro

#snoopdogg #thedoggfather #boomerangmusic