Nina Nicolaiewsky em Nem tudo / Lançamento do single sexta, dia 05 de novembro

“Nem tudo” é o novo single de Nina Nicolaiewsky que tem lançamento marcado para sexta, dia 05 de novembro, nas plataformas digitais da artista (https://linktr.ee/ninanicolaiewsky). Ainda que fisicamente distante do Brasil, está em Valência, na Espanha, onde acaba de finalizar o Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, Nina apresenta ao público seguidor a primeira música que é parte de um EP, que chega ainda neste mês de novembro (previsão 12/11).

 

A composição da música teve início na capital gaúcha, durante a residência artística de Nina, no projeto Concha financiado pela Natura, que reuniu 15 compositoras de Porto Alegre, em 2019. Ao longo da residência, Nina conheceu a artista Rita Zart e de cara as duas se conectaram pela música. Foi em meio aos laços da amizade inicial, que Nina resolveu apresentar para Rita a melodia e um primeiro verso de “Nem tudo”.

 

A letra surgiu de um exercício de escrita de microcontos com outras pessoas que foram convidadas a escrever, além da própria Nina e da Rita. Ao final de uma coleção de microcontos, Nina Nicolaiewsky pegou todos eles e os transformou em letra. Surge, desta forma, “Nem tudo”. Nina relembra que depois deste primeiro processo, mandou para Rita Zart o que tinha. E ela devolveu com o segundo verso. Quando leu o todo, a artista ainda sentia que a letra poderia ter algo mais. “Na minha cabeça e no meu coração, a música ainda não estava clara de como iria funcionar tanto na estrutura quanto na forma depois de tantas intervenções. Toda esta trajetória parece rápida, no entanto, foi um processo”, comenta a cantora. Só após chegar na Espanha em meados de agosto de 2020, e se estabelecer para assistir às aulas no Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, em Valência, que Nina resolveu retomar a música e encarar a finalização com a ideia de refazer o refrão. “Tirei uma parte que existia e fiz este refrão. Penso que foi uma boa costura, no final”, expressa a artista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Agora entendo que a letra vem muito deste lugar que é meu e da Rita. De uma forma de escrever muito próxima e de um olhar que é nosso. Acredito que a Rita Zart e eu nos encontramos em vários aspectos tanto musicalmente quanto de existência. Temos muitas coisas em comum, muitas atitudes e posturas similares, além de uma introspecção que é característica de cada uma. A Rita perdeu a mãe nova. Eu perdi meu pai. Nós, enquanto compositoras, acabamos nos sintonizando com algumas dores e descobrimos pontos que são comuns para ambas. Entendi, depois de ver a música pronta que nós curtimos escrever juntas porque nos conectamos em essência. A gente escreveu a música juntas. Isso foi, nem tudo”, reflete Nina Nicolaiewsky.

 

Antes de sair, clicar e ouvir, vale dizer que o processo de gravação do single e do EP, que chega em breve (previsão 12/11), tiveram várias reflexões da compositora sobre gravar música brasileira fora do Brasil. E como fazer isso acontecer e explicar o que é a música brasileira para não brasileiros? Nina analisa que hoje, depois de um ano e meio de pandemia, entende muito mais a música brasileira. Ao lidar com os contrastes de pensamentos, do fazer música quando há a necessidade de usar as palavras de outro jeito, que não na forma como estamos acostumados a usar. É neste momento que se reconhece muito mais a nossa essência. É um processo, no mínimo, curioso.

 

Lançamento do single “Nem tudo”

Quando: sexta, dia 05 de novembro, em todas as plataformas digitais

 

Plataformas Digitais Nina Nicolaiewsky

 

https://linktr.ee/ninanicolaiewsky

Instagram: https://www.instagram.com/ninanicolaiewsky/

Facebook: https://www.facebook.com/ninanicolaiewsky

Spotify: https://spoti.fi/3vRqiJr

Bandcamp: https://ninanicolaiewsky.bandcamp.com/releases

YouTube: https://www.youtube.com/ninanicolaiewsky

Site: https://www.ninanicolaiewsky.com/

 

 

Nina Nicolaiewsky é cantora, compositora e educadora musical formada em Música Popular na UFRGS. Há um ano, concluiu o Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, em Valência, na Espanha, onde foi contemplada com bolsa de estudos. A artista já participou de diversos grupos no meio da arte como UPA e Enxame, e foi convidada pelo TEDxLaçador, em 2017. O primeiro videoclipe e single “Esquina”, lançado em 2020, foi premiado em vários festivais internacionais no Canadá, Reino Unido e Brasil.

 

Nem tudo – Ficha Técnica

 

Composição: Nina Nicolaiewsky e Rita Zart

Arranjo: Nina Nicolaiewsky

Produção musical: Melanie Frade

Voz: Nina Nicolaiewsky

Baixo e vibrafone: Brandon Atwell

Bateria: Pedrinho Augusto

Trombone: Sam Rowley

Engenharia de Som: Paige Shephard

Mixagem: Pedro Coda

Masterização: Olimpio Machado

Arte: Mariana Sartori

Gravado no estúdio da Berklee College of Music em Valência, Espanha.

Crédito Foto: James Manjo

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Ana Paula Silveira – Assessoria de Comunicação