PC GUIMARÃES lança QUINTAL
Primeiro trabalho solo do guitarrista mineiro com repertório autoral, além de uma versão de Desde que o samba é samba, de Caetano Veloso
Ouça aqui: https://open.spotify.com/album/5kex1YrgRXUKAoembgQW0q
Conhecido como guitarrista, compositor e arranjador pelo seu intenso trabalho colaborativo na música feita atualmente em Minas Gerais, PC Guimarães lançou recentemente, QUINTAL, seu primeiro disco solo. A obra instrumental traz, com brasilidade, sentimentos da rotina diária do artista que compôs durante toda a pandemia em seu quintal.
Gravado ao vivo, ao lado de PC Guimarães (guitarra), estão Bruno Vellozo (baixo), Davi Fonseca (piano), Gabriel Bruce (bateria), Natália Mitre (vibrafone), além de algumas participações como Fred Selva (timbau), Alexandre Andrés (flautas), Bruno Vellozo (baixo acústico) e João Paulo Drumond (percussão) O álbum é composto, produzido e arranjado por PC Guimarães, gravado, mixado e masterizado no estúdio Stereo Outono por Marcelinho Guerra. O conceito desse trabalho parte do lugar do encontro, do ócio, da descoberta, e da experiência de troca que a música e o quintal ambientam.
O disco vai além dos limites de gênero, passando pelo acústico e elétrico, pela canção mineira, pelo improviso, pelo rock, pelo jazz, e pelo som que ainda não se pode dizer o que é. Fazem parte do disco as músicas Bem-te-vi, Montanha, Sopro de Luz, Redescobrir, Desde que o Samba é samba, Touch e Quebra cabeça. Todas as faixas foram compostas e arranjadas por PC Guimarães, exceto “Desde que o Samba é samba”, composta por Caetano Veloso e arranjada por PC Guimarães.
PC Guimarães graduou-se na UFMG em música popular e estudou na New School for Jazz and Contemporary Music em Nova York. Atua como guitarrista, violonista, arranjador, compositor, professor e é um dos fundadores do selo musical mineiro Grão Discos. Como guitarrista, compositor e arranjador, PC Guimarães integra o quinteto de música instrumental Semreceita, com quem lançou os álbuns Semreceita (2017) e Pracutucá (2021).
É também parceiro musical da percussionista e compositora Natália Mitre, formando o Duo Foz, com quem lançou o álbum Interseção dos Mundos (2021) e foi vencedor do Prêmio BDMG Instrumental em 2021 na categoria principal e também foi premiado pelo “Melhor Arranjo”. Também parceiro do cantor e gestor cultural Octávio Cardozzo, tendo sido responsável pela direção musical e arranjos (junto de Gabriel Bruce) dos trabalhos Âmago (2017) e “Pra Chorar Dançando” (2021) que excursionou por Portugal, Espanha e Itália em 2022
Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-yoqFyBk1ko
Com informações: Venturini Assessoria de Comunicação