Pedro Gama faz MPB alternativa com influências do subúrbio carioca no divertido clipe “Pipa Avuada”

Faixa é uma carta de amor memorialista do subúrbio carioca nos anos 90 em música que une MPB e funk

 

 

Cantor e compositor que fez da rua e sua energia em forma de inspiração, Pedro Gama volta ao passado para iniciar sua próxima fase na carreira. “Pipa Avuada” é uma crônica memorialista sobre como é crescer no subúrbio e os conselhos que ouvia de sua mãe. O vídeo unindo passinho e uma rua tipicamente suburbana tem a intenção de provocar essa sensação de viagem no tempo. A música está disponível em todas as plataformas de streaming.

 

Veja o clipe: https://youtu.be/YJRvyfgtU24

 

Ouça “Pipa Avuada”: https://smarturl.it/PipaAvuada

 

“Essa música fala de três coisas bem específicas: memória afetiva, representação e crescimento. Eu quis apresentar símbolos que, na minha infância, foram importantes, e que de certa forma me moldaram como um adulto, podendo olhar pra trás com carinho,  como o ‘fliper’ na padaria; o tio que ficava sentado tomando uma – que curiosamente, hoje esse tio sou eu; a mãe de algum amiguinho ou amiguinha que vendia sacolé na porta de casa e claro, a pipa que ‘avuava’ do nada e a molecada saia correndo igual uns loucos pra ver quem pegava, só pela diversão. Já no que faz referência ao crescimento, o título de ‘Pipa Avuada’, toma outra conotação. Como adulto, é como ser meio deslocado, meio doido, meio artista”, se diverte.

 

Unindo a boemia do samba com a energia do rock, o cantor e compositor estreou cantando os bares e o cotidiano no EP “Condôminos”, de 2016.  Ao ouvir as composições de Gama, é como se a batucada e a distorção saíssem para dançar na noite e encontrassem a psicodelia e o erudito.

 

As influências de  Pedro Gama vêm de grandes clássicos do samba carioca, como Candeia, sem deixar de lado a identificação com a MPB de Sérgio Sampaio e Jards Macalé, o tropicalismo e a psicodelia brasileira dos anos 70. A vida livre que o levou à música, também trilhou o caminho que o encaminhou para apresentar-se em importantes palcos, e o traz de volta nesse primeiro single de uma nova fase, explorando tons do funk carioca e de outras sonoridades.

 

“Essa música,no palco, transbordava uma energia de muita alegria, de nostalgia, quase uma catarse, quando as pessoas cantam junto com a banda. Ela estava guardada há 3 anos e pareceu ser um passo necessário para minha carreira pra tentar passar tudo aquilo que a gente sente no palco, toda aquela alegria que a gente trocava em forma de um clipe”, conta Pedro.

 

Com participação do projeto Passinho Carioca, o clipe foi dirigido por Beto Waite e Zé Pereira. “Pipa Avuada” está disponível em todos os serviços de streaming de música.

 

Veja o clipe: https://youtu.be/YJRvyfgtU24

 

Ouça “Pipa Avuada”: SMARTURL

 

 

Ficha técnica

Pedro Gama – vozes; composição; arranjo; produção

Arthur Moreno – Beat; sound design; guitarra; arranjo

Fafa Oliveira – Composição; captação; Baixo; arranjo; mixagem

Gabriel Diniz – guitarra

Bruno Sanson – masterização

Israel Claro – bateria

Cesar Lira – percussão

Junior Rocha – teclado

 

Direção: Beto Waite e Zé Pereira

Produção executiva: Zé Pereira

Produção: Iole Melo

Elenco: Pedro Gama e Ruan Murilo

Beleza: Suzane Frota

Assistentes de produção: Jessica Loro, Stéfany Gama, Thiago de Paula, Veridiane Vidal, Ruan Giosepe, Shikko Alves

Soltador de pipa: José Ribas

Making of: Ricardinho Gomes/Favelado Filmes

Agradecimentos:  Vânia Luiza, Lídia Marina Gama e Marina Campello, Passinho Carioca

 

Letra

Eu era fã dos Hermanos

Esperando a barba crescer no fim do ano

Ajudava son Goku a fazer a genkidama

Mamãe dizia : Moleque, sai da cama

 

Dançava É o Tchan toda semana

Gastava meu dinheiro inteiro no fliperama

Pegava la na tia um sacolé de uva

Mamãe dizia: Moleque, sai da rua.

 

Tu não é pipa avoada para correr atrás do vento

Tem todo tempo do mundo para perder

Viver é um talento.

 

Dançava É o Tchan toda semana

Gastava meu dinheiro inteiro no fliperama

Pegava la na tia um sacolé de uva

Mamãe dizia: Moleque, sai da rua.

 

Tu não é pipa avoada para correr atrás do vento

Tem todo tempo do mundo para perder

Viver é um talento.

 

Já cresci, já estou barbudo

já não tenho culpa de não alegrar o mundo

quando eu era menor, a vida era mais fácil

agora ela só quer me fazer de palhaço

 

Com informações: Build UP Media

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday