Plebe Rude e a resistência ao regime militar: Philippe Seabra conta tudo em sua autobiografia

Batalhas políticas e censura no rock nacional: Philippe Seabra lança sua autobiografia e revela os bastidores e os segredos do rock de Brasília 

 

Philippe Seabra, cofundador da Plebe Rude, revela bastidores de uma das bandas mais politizadas do rock brasileiro em sua autobiografia “O Cara da Plebe”, que será lançada no dia 9 de outubro.

 

A história do rock brasileiro ganha um novo capítulo com o lançamento de “O Cara da Plebe”, uma autobiografia sem filtros de Philippe Seabra, líder e cofundador da icônica banda Plebe Rude. O livro, publicado pela Editora Belas Letras, será lançado oficialmente no dia 9 de outubro em duas versões: uma edição limitada em capa dura com itens exclusivos, incluindo uma foto autografada pelo músico, e outra versão em capa comum. Na obra, Philippe Seabra destaca como conseguiu driblar as armadilhas da indústria e como enfrentou a censura de frente.

 

Conhecida por suas letras politizadas e sua postura crítica, a Plebe Rude foi uma das vozes mais ativas contra a repressão e a censura durante o regime militar no Brasil. No livro, Seabra relembra os embates diretos com a censura federal que vetou a faixa Censura por conter o “palavrão” porra – um veto que, como o livro revela, ia além da palavra e tocava na própria mensagem contestadora da banda. Com trechos inéditos de documentos e depoimentos de época, “O Cara da Plebe” revela que a censura da música não se deu apenas pela expressão considerada vulgar, mas pelo incômodo político gerado pela canção, que criticava diretamente o sistema de censura da época. A composição “pecava por certo exagero” ao afirmar que “ninguém censura a censura”. Esse episódio marcou uma das inúmeras batalhas entre a banda e as autoridades, e é apenas um dos muitos relatos explosivos que Seabra compartilha pela primeira vez.

 

A autobiografia também mergulha na efervescente cena musical de Brasília nos anos 1980, onde Seabra conviveu de perto com figuras como Renato Russo, que convidou Seabra duas vezes para integrar a Legião Urbana. O livro revela os bastidores dessa relação e como a Plebe Rude, com seu som pesado e letras de forte crítica social, foi uma das principais influências para a formação da Legião, considerada uma das maiores bandas de rock do país.

 

Além disso, Seabra narra a criação de hinos como Proteção, um dos maiores manifestos contra a ditadura, e como ele e sua banda utilizaram o sistema midiático da época para propagar suas ideias revolucionárias sem fazer concessões comerciais, mesmo quando apareceram nos programas de maior audiência da televisão brasileira.

 

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Philippe Seabra manteve uma postura inabalável de resistência ao mainstream e ao comercialismo, o que rendeu à Plebe Rude um lugar de destaque no cenário do rock nacional. “O Cara da Plebe” traz um relato íntimo e provocador sobre as lutas e desafios de manter a coerência artística em um ambiente muitas vezes hostil, e como a banda se manteve fiel às suas raízes de contestação.

 

Seabra não se esquiva de temas polêmicos e oferece uma visão crítica sobre o cenário político do Brasil, tanto nos anos de chumbo quanto na era democrática, refletindo sobre o preço de não fazer concessões em um mundo onde as pressões comerciais e políticas estão sempre à espreita.

 

O livro “O Cara da Plebe” está disponível no site da editora e em sites parceiros, como Travessa, Livrarias Curitiba, Martins Fontes, Livraria da Vila, Amazon entre outros. A obra chega às livrarias a partir do dia 20 de novembro de 2024.

 

LINK compra AMAZON:  Edição especial

 

Edição Especial Limitada em Capa Dura com Brindes:

 

Autor: Philippe Seabra
Editora Belas Letras
ISBN LIVRO: 978-65-5537-455-1
Páginas: 640
Formato: 22cm x 15,5 cm
Peso: 1035 g
Preço de capa: R$ 199,90

 

Edição Capa Comum: 

 

Autor: Philippe Seabra
Editora Belas Letras
ISBN LIVRO: 978-65-5537-450-6
Páginas: 640
Formato: 22 cm x 15,5 cm
Peso: 835 g
Preço de capa: R$ 139,90

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Assessoria de Imprensa BELAS ARTES

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 10/04/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda The Cult @officialcult "Sonic Temple".

Produzido por Bob Rock

Integrantes:

The Cult
Ian Astbury – vocals, percussion
Billy Duffy – guitar
Jamie Stewart – bass, keyboards

Tracklist:

Sun King
Fire Woman
American Horse
Edie (Ciao Baby)
Sweet Soul Sister
Soul Asylum
New York City
Automatic Blues
Soldier Blue
Wake Up Time For Freedom
Medicine Train

#thecult #sonictemple #boomerangmusic
Hoje, 10/04, é aniversário da cantora, compositora Katrina Leskanich @katrina_leskanich que completa 66 anos.

Foi vocalista da banda Katrina and The Waves.

A música Walking on Sunshine, foi hit na trilha sonora do filme O Segredo do Meu Sucesso.

#katrinaandthewaves #katrinaleskanich #happybirthday
Em 10/04/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme de comédia The Secret of my Sucess, em português O Segredo do Meu Sucesso, dirigido por Herbert Ross.

No filme, o recém-formado na faculdade, Brantley Foster viaja do Kansas a Nova York para começar em um novo emprego. No entanto, quando Brantley chega, ele descobre que sua posição foi eliminada e é forçado a aceitar um emprego com seu tio Howard, que se tornou presidente da empresa após casar-se. Brantley começa a trabalhar entregando correspondências, mas sobe de posições rapidamente quando começa a fingir que é um executivo.

Estrelando Michael J. FOX e Helen Slater.

Vale a pena conferir!

Trilha sonora incrível!

#osegredodomeusucesso #boomerangmusic
Hoje, 10/04, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda The Stray Cats @straycatsmusic Brian Setzer @briansetzer59 que completa 66 anos.

#briansetzer #thestraycats #happybirthday
Hoje, 08/04, é aniversário da cantora, compositora e co fundadora da banda L7 @l7theband Donita Sparks @donitasparksofficial que completa 63 anos.

#donitasparks #happybirthday #boomerangmusic
Em 08/04/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Toto "Toto IV".

Integrantes:

Toto

Bobby Kimball – vocais principais (1, 2, 4, 8–10) , vocais de apoio (1, 2, 4, 6–10)
Steve Lukather – guitarras, vocais principais (1, 3, 6) , vocais de apoio (1–3, 6–10) , piano (4)
David Paich – teclados, vocais principais (7, 10) , vocais de apoio (1, 2, 5–10) ; arranjos de metais (1) , arranjos orquestrais (3, 5–7)
Steve Porcaro – teclados, vocais principais (5)
David Hungate – baixo
Jeff Porcaro – bateria, percussão

Tracklist:

1. Rosanna - Toto (5.31)
2. Make Believe - Toto (3.43)
3. I Won't Hold You Back - Toto (4.54)
4. Good for You - Toto (3.18)
5. It's a Feeling - Toto (3.06)
6. Afraid of Love - Toto (3.52)
7. Lovers in the Night - Toto (4.27)
8. We Made It - Toto (3.56)
9. Waiting for Your Love - Toto (4.13)
10. Africa - Toto (4.56)

#toto #totoiv #boomerangmusic
Quem está na expectativa do filme Michael?

A estreia nos cinemas será no dia 24/04.

#michael #michaeljackson #boomerangmusic
Hoje, 08/04, é aniversário do compositor e guitarrista Izzy Stradlin @izzystradlin999 que completa 64 anos.

Foi integrante da banda Guns N' Roses @gunsnroses 

#izzystradlin #happybirthday #boomerangmusic