Produzido por Bem Gil, “Descese” é estreia da sergipana Tori

Disco tem produção musical assinada por Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti e conta com coro de vozes de Tainá e das integrantes da banda Bala Desejo, Dora Morelenbaum e Julia Mestre

 

OUÇA AQUI

 

A cantora, compositora e musicista sergipana Tori, radicada no Rio de Janeiro, lança seu primeiro disco solo, “Descese”, dividido em duas partes. A obra tem produção musical assinada por Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti, além de contar com a participação de Bruno Berle e com o coro de vozes de Tainá, Dora Morelenbaum e Julia Mestre, integrantes da banda Bala Desejo.

 

O Lado A de “Descese” – um lançamento do selo PWR Records – chega às plataformas digitais. Ouça aqui.

 

Enquanto “ascese” é um termo amplamente difundido para dar sentido à ascensão, ao crescimento espiritual e transcendência rumo ao etéreo, “descese” vai no caminho inverso, em busca da imanência, de descender, comungar com a matéria. “Descese / Cada vez mais gente / Um degrau abaixo do mundo / É quente”, canta Tori. O termo, embora não dicionarizado, é utilizado pela crítica literária e psicóloga brasileira Yudith Rosenbaum para se referir às epifanias vividas pelas personagens de Clarice Lispector.

 

Não à toa, a faixa que introduz o álbum é “Água Viva”, uma canção sombria musicada a partir da obra homônima de Clarice Lispector, que em grande medida inspira a narrativa do álbum. As demais cinco faixas do Lado A de “Descese”, são compostas por Tori. “Na pandemia passei a fazer gravações em casa e testar possibilidades – o que se tornou o violão de ‘Água Viva’ era um piano, uma ideia que tinha feito na emoção de ter uma controladora à disposição e possibilidades de timbre. Um dia resolvi abrir o livro de Clarice aleatoriamente pra cantar algo em cima daquele piano. O primeiro trecho que apareceu eu cantei, e assim surgiu a canção”, explica.

 

Nas seis faixas que compõem a primeira parte do disco ouvimos também cantos de João Mário, assim como de Alexandre Damasceno, Beatriz Linhares, Júlia Sízan e Ricardo Ramos, parceiros da Ipásia, grupo aracajuano que Tori integrou.  “Descese” é um retrato desses encontros todos, das confluências de desejos.

 

“O canto de Tori tem gosto de corte. Gosto de tempero integral, puro da terra, em formas diversas: pó, pólen, argila ou caramujos que habitam a pele. Hospedeiros viajantes, fungos e lendas em comunhão – e também em solidão. Lendas de um país profundo do futuro. Esse país é um filhote selvagem se arriscando nos primeiros tropeços, nos primeiros ecos petrificados onde perder parece com achar. Alívio na vertigem, abrigo estonteante. Tori é raiz, terra, pedra, planta, vento, cogumelo e erosão”, define a cantora Mãeana sobre a artista e seu disco de estreia. O Lado A de “Descese” vem provar seu teor erosivo.

 

Acompanhe TORI

SPOTIFY | INSTAGRAM | YOUTUBE

 

 

PWR Records é um selo com sede de São Paulo, que trabalha há 5 anos na difusão e promoção de artistas mulheres e minorias de gênero. Desde 2016, focando no cenário independente – somos selo, agência, produtora e podcast com olhar cuidadoso e atencioso a música produzida pela nova geração de artistas mulheres e pessoas não-binárias. Hoje trabalhamos com Mulamba, JUNE, Viridiana, Troá, Gaivota Naves, Gabriela Brown, Isis Broken, Lumanzin, Jasper e a Gana, Mariana Cavanellas e outras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: DA LIRA CULTURAL

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (05/05), é aniversário do cantor e compositor Ian McCulloch @official_ianmcculloch que completa 66 anos.

Vocalista da banda Echo and The Bunnymen @officialbunnymen 

#IanMcCulloch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (05/05), é aniversário da cantora e compositora Adele @adele que completa 37 anos.

#adele #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (04/05), é aniversário do cantor e compositor Lulu Santos @lulusantosoficial que completa 72 anos.

#lulusantos #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (04/05), é aniversário do cantor e compositor Herbert Vianna @herbertvianna dos Paralamas que completa 64 anos.

#herbertvianna #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em maio de 1988, há exatamente 37 anos, era lançado "Stay On These Roads", o terceiro álbum de estúdio da banda norueguesa A-Ha @officialaha pela Warner Bros Records. 

Na época o álbum vendeu cerca de aproximadamente 4 milhões de cópias em todo o mundo. 

Faixas:

A1 Stay On These Roads

A2 The Blood That Moves The Body

A3 Touchy

A4 This Alone Is Love

A5 Hurry Home

B1 The Living Daylights

B2 There's Never A Forever Thing

B3 Out Of Blue Comes Green

B4 You Are The One

B5 You'll End Up Crying

Morten Harket @mortenharket
Paul Waaktaar-Savoy @waaktaarpal
Magne Furuholmen @magne_furuholmen 

#stayontheseroads #boomerangmusic #aha
Hoje (03/05), é aniversário do saudoso cantor e compositor James Brown @jamesbrown que completaria 92 anos.

#jamesbrown #happybirthday #soulman #soulmusic #boomerangmusic
A cantora e compositora Suzanne Vega @therealsuzannevega lança Flying With Angels , seu novo álbum,

É o primeiro álbum de estúdio de Vega desde Lover, Beloved: Songs from an Evening with Carson McCullers , de 2016 , embora, como esse disco continha músicas escritas meia década antes (para a peça Carson McCullers Talks About Love ) , Flying With Angels é, na verdade, o primeiro álbum de novas músicas de Suzanne em 11 anos ( Tales from the Realm of the Queen of Pentacles, de 2014, sendo o último).

Com “Flying With Angels”, Suzanne Vega reafirma sua posição como uma das grandes contadoras de histórias da música folk e promete entregar mais um disco repleto de profundidade e emoção.

Faixas 

01. “Speakers’ Corner”
02. “Flying with Angels”
03. “Witch”
04. “Chambermaid”
05. “Love Thief”
06. “Lucinda”
07. “Last Train from Mariupol”
08. “Alley”
09. “Rats”
10. “Galway”

#suzannevega #flyingwithangels #newalbum #boomerangmusic
Faleceu hoje (01/05), a cantora e compositora Nana Caymmi @nanacaymmi aos 84 anos.

#nanacaymmi #rip #MPB #boomerangmusic