Rafael Lopes lança “Neste ano não tem inverno”, seu quarto álbum autoral

Unindo gêneros que vão do samba ao folk rock, o novo trabalho do compositor e instrumentista porto-alegrense chega às plataformas digitais no dia 30 de outubro.

 

A partir do dia 30 de outubro (sexta-feira), o novo trabalho do compositor e instrumentista porto-alegrense Rafael Lopes estará disponível nas plataformas digitais de streaming. Em “Neste ano não tem inverno”, seu quarto álbum autoral, o músico flerta com gêneros que vão do samba ao folk rock em sete faixas instrumentais, produzidas, gravadas e finalizadas em home studio. No dia do lançamento, também será divulgado nas redes sociais do artista um videoclipe da composição “Mais uma história de um dia”, com imagens do processo de produção do disco.

 

 

Selecionado pelo edital FAC Digital RS, Rafael previa estrear seu novo trabalho em 2021. Devido à pandemia, como muitos profissionais do campo das artes, teve de mudar seus planos, que incluíam turnês. “Em casa e sem a possibilidade de fazer shows externos, acabei me aproximando mais de recursos eletrônicos, o que me motivou a fazer algumas experimentações digitais e a finalizar o projeto do álbum. Essa foi a primeira vez que conduzi quase 100% do processo de gravação e finalização”, compartilha.

 

Rafael buscou referências em alguns elementos da estética dos anos 1970 e inspirou-se em situações cotidianas para escrever as músicas. Utilizando violão, guitarra, viola caipira e sintetizadores, gravou a faixa-título e as composições “Tarde Livre”, “Mais uma história de um dia” e “Lamento”, além de três faixas integrantes da “Folk Suite”, já apresentada em shows, mas que ainda não fora registrada em disco. A capa do álbum foi feita pela designer Carol Essan a partir de fotografia de arquivo de Isabela Moraes.

 

“Neste ano não tem inverno” sucede “Círculo do Tempo” (2015), “O Viajante Imaginário” (2017) e “Entre Caminhos” (2019), trabalhos anteriores do músico. Indicado ao prêmio Açorianos de Música na categoria intérprete instrumental em 2018 e mencionado três vezes (2015, 2017 e 2019) como um dos destaques no cenário da música instrumental do País pelo site “Melhores da Música Brasileira”, Rafael é bacharel em Música pela UFRGS, mestre na mesma área pela UFPR e frequentou cursos na Universidade de Aveiro (Portugal) e Berklee College of Music (EUA). Integra a Camerata Violões de Porto, com quem apresentou o sucesso “Carmen e os Violões”, show cênico-musical indicado ao Açorianos em 2019 na categoria espetáculo do ano.

 

Mais informações em www.rafaellopes.art

 

SERVIÇO

 

Lançamento do álbum NESTE ANO NÃO TEM INVERNO, de RAFAEL LOPES

Quando: 30 de outubro, sexta-feira, nas plataformas SpotifyDeezerSoundcloud e Youtube

No mesmo dia, será disponibilizado no FacebookInstagram e Youtube do músico o videoclipe da faixa “Mais uma história de um dia”

 

 

Informações para a imprensa: Mariana Sirena